Casal japonês divorcia e casa novamente a cada 3 anos para revezar seus sobrenomes


Casal japonês divorcia e casa novamente a cada 3 anos para revezar seus sobrenomes

Forçado por lei a usar um único sobrenome, casal japonês decide se casar e divorciar a cada 3 anos com o objetivo de revezar seus sobrenomes. Saiba mais!

Um jovem casal japonês que não consegue concordar com qual sobrenome usar após o casamento, tomaram a decisão de se divorciar e se casar novamente a cada três anos para que pudessem revezar seus respectivos sobrenomes. Ambos tem 32 anos de idade.

A lei japonesa afirma claramente que os casais devem usar um único sobrenome depois de se casarem, mas o que acontece quando não há consenso sobre qual dos nomes de família usar?

Esse foi o dilema enfrentado por um jovem casal que mora na cidade de Hachioji, nos arredores de Tóquio, quando ambos decidiram se casar, após alguns meses de namoro.

Só quando chegou a hora de escolher o sobrenome, ela deixou claro que pretendia manter o nome de solteira, algo que o marido não concordava. Eles discutiram por um tempo, mas depois viram que não eram o primeiro casal a ter esse problema e que havia uma maneira de resolvê-lo.

Meu marido (que ainda era namorado dela na época) achava que as mulheres deveriam usar o sobrenome do marido. Eu não concordei com isso, então discutimos”, disse a mulher, que trabalha em um escritório, recentemente ao jornal japonês Mainichi.

A futura esposa ficou muito frustrada por não conseguir manter o nome de solteira, e seu noivo reclamou disso para alguns amigos. Foi quando ele descobriu outro casal com o mesmo problema que havia conseguido resolver se divorciando periodicamente e se casando novamente com o sobrenome do outro parceiro. Foi exatamente isso o que eles decidiram fazer.

Casal japonês divorcia e casa novamente a cada 3 anos para revezar seus sobrenomesImagem: Depositphotos

O homem, que trabalha como funcionário público, apresentou a solução à noiva, que concordou. Em 2016, eles se casaram pela primeira vez e usaram o seu sobrenome por três anos.

Então, quando foi em 2019, eles se divorciaram e logo depois se casaram novamente, usando o nome de solteira da esposa. Em julho deste ano, eles estão programados para outro divórcio, após o qual planejam se casar novamente usando o sobrenome do marido.

O casal japonês, que preferiu permanecer anônimo, admite, no entanto, que mudar periodicamente o sobrenome é um tanto problemático. O marido ainda atende pelo seu sobrenome no trabalho, mas quando se trata de burocracia e papelada, pode ser confuso.

Sempre tinha que me lembrar de que carregava o sobrenome da minha esposa”, disse o homem ao Jornal Mainichi. Por mais complicado que este arranjo matrimonial possa parecer para outras pessoas, o casal disse que era a única solução aceitável para eles.

Eles acharam que o caminho que escolheram era mais simples, já que outra alternativa seria viajar para o exterior e se casar com seus respectivos nomes de família, e depois pedir a um tribunal japonês que reconhecesse o estado civil, apesar dos sobrenomes diferentes.

Fonte: mainichi.jp
Imagem do topo: Depositphotos

1 Comentário

  1. Pingback: Japonês viajou mais de 7.000 km para fazer pedido de casamento à namorada | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *