Bukatsu: Como funcionam as atividades extracurriculares nas escolas japonesas?
Para incentivar o coletivismo e cultivar futuros líderes na sociedade, foram introduzidas nas escolas japonesas atividades extracurriculares chamadas Bukatsu.
Bukatsu (部活) ou Kurabu (クラブ) são as “atividades extracurriculares” nas escolas, algo muito difundido no Japão. Trata-se de um auxílio às crianças na decisão de ingressar em alguma atividade esportiva ou cultural e segui-la rigidamente até o final dos estudos.
Seu principal conceito é baseado na disciplina, coletividade e ética de trabalho, uma dedicação de 365 dias por ano. As atividades também são uma oportunidade de fazer amizades com alunos de outras classes e séries e desenvolver o espírito de equipe e a autodisciplina.
Estar em um bukatsu é obrigatório na maioria das escolas japonesas, então, quando as aulas começam, os alunos devem decidir a qual clube desejam ingressar. Existem clubes de todos os tipos; artes marciais, esportes, dança, música, idiomas e diversos outros hobbies.
Clube de Kendo nas escolas no Japão. Imagem: photo-ac.com
Os alunos podem desfrutar de suas atividades favoritas após as aulas e muitas vezes nos fins de semana. Cada clube é liderado por um aluno que desempenha a função de presidente e as atividades podem ocorrer tanto dentro quanto fora das dependências da escola.
Por exemplo, um clube de literatura pode realizar suas atividades silenciosamente na sala de aula ou biblioteca da escola. Mas um clube de ciclismo precisa de muito espaço para praticar o esporte, e por isso tem que fazê-lo em locais mais adequados e com mais espaço.
Imagem: photo-ac.com
No entanto, a maioria das escolas tem quadras e espaço para que sejam praticadas as atividades mais importantes. Em geral, as disciplinas e esportes praticados dentro da escola são; Beisebol, Futebol, Tênis, Basquete, Kendo, Kyudo, Judô, entre muitos outros.
Os clubes mais populares, ou seja, os mais escolhidos entre os estudantes são beisebol, basquetebol e futebol. De fato, no verão é realizado um campeonato nacional de beisebol muito importante, do qual participam os clubes das escolas de cada província. Este campeonato é um evento muito aguardado pelos japoneses que são simpatizantes deste esporte.
Bukatsu em anime e mangá
Imagem: hdrank.com
Clubes de Bukatsu são um tema muito recorrente em séries de anime e mangá que abordam a vida escolar. Por exemplo, em Suzumiya Haruhi no Yūutsu, você pode ver diferentes clubes escolares, como os clubes de informática ou a brigada sos criada pela protagonista.
Outro exemplo que podemos citar é o mangá de Wataru Watanabe, chamado Yowamushi pedal, em que você pode ver um clube de ciclismo apaixonado, ou em Sakura card captor o clube de torcida, assim como também em Ranma 1/2 com o clube de kendo, entre muitos outros.
Clubes de todos os tipos
Imagem: photo-ac.com
Mas nem tudo é reservado aos esportes e artes marciais, já que nas escolas do Japão existem clubes para todos os gostos, incluindo artes musicais e disciplinas tradicionais e culturais tais como cerimônia do chá, caligrafia japonesa, e até pesquisas arqueológicas.
Apesar do bukatsu requerer muito comprometimento por parte dos alunos, ele também ajuda a mantê-los motivados, se tornando uma espécie de válvula de escape em meio aos estudos e provas, além de estabelecer vínculos com outros alunos que tenham os mesmos interesses.
Há aqueles que se dedicam em mais de um Bukatsu, o que torna suas rotinas bastante intensas. Para os que se dedicam a algum esporte, esta preparação física que muitas vezes começa desde cedo, pode ajuda-los a ingressar em uma carreira esportiva posteriormente.
Coletivismo
Imagem: photo-ac.com
Como forma de cultivar futuros líderes na sociedade, o governo japonês introduziu o conceito de clubes esportivos na década de 1870, com o objetivo de valorizar as qualidades excepcionais e fortes dos alunos. Aos poucos, o bukatsu foi sendo adotado pelas escolas e mais tarde, se tornou obrigatório para os alunos desde o ensino fundamental até a faculdade.
A ideia de disciplina, coletivismo e ordem social é gradualmente incorporada na mente dos alunos por meio dessas atividades extracurriculares. A sociedade orientada para grupos do Japão implica em uma longa tradição cultural profundamente enraizada na sociedade.
Imagem: photo-ac.com
Um exemplo de como isso está profundamente ligado à sociedade japonesa seria a aplicação da cultura coletivista no pós-guerra. Foi essa ideologia voltada para o coletivo que levou a um rápido renascimento econômico do país e à subsequente solidariedade da sociedade.
Outra característica do bukatsu é a hierarquia à qual os alunos devem se submeter. Espera-se que os juniores (kohai) tratem os mais velhos (senpai) com deferência, usando uma linguagem educada para mostrar seu respeito, pois eles são os líderes e orientadores do clube, enquanto os juniores têm a tarefa de preparar e cumprir as obrigações menos desejáveis.
O outro lado do Bukatsu
Por outro lado, os clubes escolares ou bukatsu podem parecer muito extenuantes, uma vez que ocupam as horas que seriam de lazer da criança, fazendo com que sobre pouco tempo para qualquer outra atividade, além da escola, das tarefas de casa e das refeições, obviamente.
Além disso, uma das características mais proeminentes do bukatsu é o rigoroso comprometimento exigido dos alunos que decidem se dedicar a um clube de interesse. Os alunos que se inscrevem no bukatsu são incentivados a priorizar a honra da instituição onde estudam e passam por um treinamento árduo para representá-lo em competições e jogos.
Portanto, o cronograma de treinamento exigente pode variar de várias sessões por semana ou ocorrer ao longo de um dia inteiro. Além disso, a necessidade de comparecer a várias competições e festivais pode ocupar muito tempo do seu fim de semana também.
Imagem: photo-ac.com
Depois de saber sobre isso, você deve estar se perguntando por que os alunos em sua maioria, gostam de participar das atividades extracurriculares bukatsu. De uma perspectiva a longo prazo, as empresas associam os alunos que experimentaram o bukatsu a qualidades valiosas, como resistência e disposição de colocar os interesses do grupo antes de si mesmos.
Essas habilidades são consideradas muito benéficas em um ambiente de escritório japonês, por exemplo. Por outro lado, alguns alunos veem isso como uma oportunidade de se comprometer melhor com seus interesses e provar seu valor como membro integrante de um grupo.
Na verdade, o bukatsu pode ser considerado um reflexo direto da cultura corporativa japonesa, utilizando o coletivismo e a conformidade e como uma maneira de ajudar os membros individuais de um grupo a compreender o comportamento hierárquico exigido pela vida adulta.