Bobtail Japonês – Um gato raro que se caracteriza por ter uma cauda de coelho
O Bobtail Japonês é uma raça de gato considerada rara, cuja característica distintiva é a presença de uma cauda curta, semelhante a de um coelho. Saiba mais!
Esta raça de gato originária do Japão, é muito representada no folclore e cultura japonesa. Considerado raro, o Bobtail Japonês se caracteriza pela presença de uma cauda curta, semelhante a um coelho, em vez da cauda longa e flexível presente na maioria dos felinos.
Ninguém sabe exatamente quando essa raça incomum de gatos surgiu no Japão, mas faz parte da cultura japonesa há algumas centenas de anos, sendo frequentemente apresentada na arte tradicional e no folclore. Antigas xilogravuras e pinturas expostas em templos japoneses retratam o bobtail como um animal amado e reverenciado pela sociedade japonesa há muito tempo.
Imagem Wikimedia Commons
Uma lenda conta a história de um gato adormecido cuja cauda longa pegou fogo; então correu pela cidade, espalhando chamas por toda parte. Com a capital em cinzas, o Imperador decretou que todos os gatos deveriam ter suas caudas cortadas como medida preventiva.
Os gatos Bobtail japonês também são representados através de um amuleto chamado Maneki Neko, que dizem trazer prosperidade e felicidade. Também serviu de inspiração para a criação de uma das personagens mais famosas do Japão, a gatinha Hello Kitty, da Sanrio.
Imagem: Depositphotos
A origem do gato Bobtail Japonês
Imagem: Depositphotos
Existam muitas lendas e superstições a respeito do Bobtail mas sua origem é incerta. O que se sabe é que a raça tem uma história muito longa no Japão em comparação às outras raças. Uma teoria indica que eles chegaram do continente asiático há pelo menos 1.000 anos.
Outros dizem que eles chegaram no Japão no período Asuka (século VI dC) a partir da Coreia. Em 1602, as autoridades japonesas decretaram que todos os gatos deveriam ser libertados para ajudar a lidar com roedores que ameaçavam a população de bichos-da-seda do país.
No século seguinte, o bobtail já era a raça de gato dominante no Japão. Ninguém sabe se foi por causa de sua cauda distinta ou sua personalidade amigável e brincalhona, mas o Bobtail Japonês se tornou extremamente popular no país e permanece assim até os dias de hoje.
Características físicas do Bobtail Japonês
Imagem: Depositphotos
O bobail pode ser encontrado com pelos de diversas cores mas o mais popular entre os japoneses e criadores de gato é o tricolor com o branco predominante. Esse gato malhado é chamado de ‘mi-ke’ (三毛), pronuncia-se ‘mee keh’, que significa literalmente ‘pelo triplo’.
Como não há subpelo, os bobtails japoneses de pêlo curto e longo não são propensos a emaranhar. Suas patas traseiras são ligeiramente mais longas que as patas dianteiras, e têm maçãs do rosto salientes, olhos ovais, orelhas eretas e focinhos compridos.
Imagem: photo-ac.com
Um bobtail japonês pode ter heterocromia, um olho de cor diferente do outro. É frequente um olho ser azul (a significar prata) e o outro amarelo (ouro). Eles tem um rosto em forma de um triângulo equilátero, Tem um porte médio, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas. Possuem torso longo, magro e elegante, mostrando ser bem desenvolvido em força muscular.
A cauda curta e torcida do gato Bobtail japonês é o resultado de uma mutação natural causada pela expressão de um gene dominante. Esta mutação causa uma redução no número de vértebras da cauda, bem como a fusão vertebral, mas de resto é uma cauda completa.
Imagem: Wikimedia Commons
Para ser considerado um bobtail real, o rabo de um gato não deve ter mais de três polegadas. A torção da cauda do bobtail faz com que o pêlo da cauda se espalhe, fazendo com que pareça muito com a cauda fofa de um coelho e, em alguns casos, pode até parecer emplumada.
A cauda pode ser flexível ou rígida e portada em qualquer direção. A cauda é composta de uma ou mais curvas, ângulos ou dobras, em várias combinações, portanto, não há duas caudas exatamente iguais, da mesma forma que as impressões digitais são exclusivas de cada pessoa.
Características comportamentais do Bobtail Japonês
Imagem: Depositphotos
Bobtails japoneses são animais de estimação sociáveis e agradáveis, adoram interagir com as pessoas. Por serem tão sociais e brinalhões, os bobtails japoneses não se dão bem quando deixados sozinhos por longos períodos de tempo, pois necessitam de interação.
Eles adoram brincar e tendem a se dar bem com outros animais de estimação. São gatos ativos, inteligentes e falantes. Suas vozes suaves são capazes de alcançar quase toda uma escala de tons; Eles parecem vocalizar quando miam e algumas pessoas dizem que esses gatos cantam.
Bobtail Japonês, um gato raro fora do Japão
Imagem: Depositphotos
Embora os criadores de Bobtail Japonês existam agora fora do Japão, este gato ainda é classificado como relativamente raro. A primeira pessoa que tem notícia a importar essa raça para o ocidente foi Elizabeth Freret em 1968. O reconhecimento da raça bobtail de pelo curto por associações internacionais ocorreu em 1976, já o de pelo longo ocorreu apenas em 1993.
A partir de 2013, surgiram vários criadores de Bobtail Japonês, a maioria deles estão sediados na América do Norte com alguns na Europa e pelo menos um no Japão; mas fora do país, a raça permanece rara. Um bobtail japonês pode custar até US $1.600 de um criador responsável.
O Bobtail Japonês é um animal encantador e trará muito prazer e felicidade para sua casa e família. Mas lembre-se. Escolher um novo animal de estimação é uma decisão importante para toda a família. Ao adquiri-lo, é um compromisso zelar pelo seu bem estar por toda a sua vida.