Aurora Boreal provavelmente será vista em Hokkaido em 2024 e 2025
Embora seja um fenômeno raro no Japão, cientistas afirmam que em 2024 e 2025 será possível observar luzes vermelhas da aurora boreal em Hokkaido.
A aurora boreal é um fenômeno no qual elétrons do espaço colidem com oxigênio e nitrogênio na atmosfera e brilham quando entram na Terra ao longo do campo geomagnético.
Quando o Sol sofre uma erupção ou explosão em sua superfície, grandes quantidades de partículas de plasma eletricamente carregadas atingem a Terra, causando o fenômeno.
Esse fenômeno é frequentemente visto no Ártico, mas se o clarão for grande, as luzes podem ser observadas mesmo em locais em latitudes mais baixas, como Hokkaido.
Imagem: Kyodo
Segundo cientistas, auroras de baixa latitude costumam ser vermelhas. Na verdade, eles têm uma parte verde espalhada na parte inferior do céu, mas a parte está escondida sob o horizonte e apenas a parte vermelha é visível quando observada em baixas latitudes.
No ano passado (2023), as luzes foram visíveis a olho nu em muitas partes de Hokkaido na noite de 1º de dezembro e cientistas preveem que a atividade solar aumente em 2025, provavelmente levando a oportunidades de ver as cortinas etéreas de luz no norte do Japão.
A Aurora Boreal tinha sido vista pela última vez em março de 2015 a partir do Observatório Municipal de Nayoro em Hokkaido e antes disso, em novembro de 2004, na cidade vizinha de Shimokawa, Hokkaido, segundo informações divulgadas pelo site Japan times.
Na Terra do Sol Nascente, avistamentos de auroras boreais vermelhas foram registrados em materiais históricos de muito tempo atrás. Entre eles estão as crônicas Nihonshoki do Japão do século VIII e o diário do poeta waka Fujiwara no Teika dos séculos XII a XIII.
A atividade solar flutua a cada 11 anos e o próximo pico deverá ocorrer em 2025, disse Fumitake Watanabe, do Observatório Nayoro, no norte de Hokkaido.
Portanto, este ano, como no ano anterior, a atividade solar provavelmente será intensa e há uma boa chance de que a aurora boreal possa ser vista, disse Watanabe.
Como ver Aurora Boreal em Hokkaido?
A boa notícia para quem deseja assistir ao fenômeno é que demora cerca de dois dias para que as partículas de plasma cheguem à Terra depois que ocorre uma explosão solar, então o aparecimento da aurora boreal pode ser previsto com dois dias de antecedência, disse ele.
“Quando ocorre uma explosão solar, você saberá se verificar as postagens dos pesquisadores nas redes sociais”, disse Watanabe. “As auroras de baixa latitude são vermelhas claras, mas às vezes podem ser observadas mesmo com a luz da lua, como em dezembro do ano passado. Espero que muitos estejam ansiosos para ver as auroras novamente este ano.”