A história e o significado por trás do Hachimaki, a tradicional bandana japonesa
Hachimaki é o nome da tradicional faixa ou bandana que os japoneses costumam usar na cabeça. É considerado um símbolo de força, coragem e perseverança.
A cultura japonesa é realmente muito rica em cultura e tradição. Da culinária, artesanato, esportes e até moda, a cultura tradicional japonesa é, sem dúvida, única em todos os aspectos. Por um lado, os quimonos que foram usados durante séculos no Japão antigo são ainda extremamente populares, nos mostrando como o país mantém o vínculo com seu passado.
Além dos quimonos, muitos outros aspectos da moda tradicional japonesa são dignos de nota. Cada peça possui um significado cultural muito importante e carrega uma história fascinante por trás. Um exemplo disso é o hachimaki (鉢巻), a faixa ou bandana tradicional japonesa.
A palavra Hachimaki pode ser traduzido como “enrolar ao redor da cabeça”, pois hachi pode significar “ao redor da cabeça” e maki possui o significado de “envolver”. Mas a palavra hachi também possui o significado de “recipiente”, talvez em virtude dos antigos barris (taru) feitos totalmente de bambu trançado, cujo aro que a segurava era chamado de hachimaki.
Tipos mais comuns de hachimaki Imagem: kotobank.jp
Os Hachimaki mais tradicionais são o nejiri hachimaki (ねじり鉢巻), que é uma faixa usada de forma torcida e o mukou hachimaki (向こう鉢巻), cujo nó fica na parte frontal. Já o modelo mais básico costuma ser decorado com o símbolo do sol nascente acompanhado de slogans inspiradores, como ” Nippon Ichi” (日本 一) que significa “the best of Japan”, entre outros.
Ao lado do quimono, o hachimaki é uma das peças de vestuário comumente usadas pelos japoneses do passado – embora se acredite que seja mais importante quando usado em determinadas ocasiões. A bandana pode ser usada tanto por homens como por mulheres.
hachimaki Imagem-photo-ac.com
O hachimaki normalmente é feita de tecido preto, vermelho ou branco e costuma ser utilizado para representar a perseverança e/ou o esforço de quem o usa. O hachimaki é utilizado em muitas ocasiões, como por exemplo, pelas mulheres ao dar à luz, estudantes em cursos pré-vestibulares, trabalhadores de escritório e bōsōzoku (gangues de motocicleta).
Apesar de estar relacionado a alguns eventos de conotação negativa, o hachimaki é considerado um símbolo de coragem, perseverança, confiança, segurança e concentração de energia na conquista de um objetivo, que exige grande esforço e dedicação.
É usado por estudantes em períodos de provas para auxiliar a concentração, por atletas em competições esportivas, por profissionais para demonstrar confiança em seu desempenho profissional, por sindicalistas durante campanhas políticas e também em festivais culturais.
O significado e a história do hachimaki japonês
Imagem: Wikimedia Commons
Não há registro histórico que declare com precisão a origem do hachimaki, o que torna sua origem incerta. No entanto, existem várias teorias. Por um lado, uma teoria popular associa a faixa de cabeça à vestimenta tradicional usada pelos primeiros ascetas religiosos.
Por outro lado, alguns acreditam que essas tiaras de tecido se originaram durante a era feudal como tiaras usadas pelos samurais. Acreditava-se que o propósito original do hachimaki era manter o capacete do samurai no lugar, prendendo o capacete (Kabuto) na cabeça.
Além disso, o hachimaki também servia para proteger a cabeça de lesões já que o capacete incomodava e machucava, se colocado diretamente na cabeça. Durante as batalhas, eles colocavam o hachimaki, como um sinal de seu espírito guerreiro e para proteção.
Também se acreditava que os samurais ganhavam mais benefícios com o uso do hachimaki, além de manter seus capacetes sobre suas cabeças. Na verdade, também era usado para absorver o excesso de suor e manter os cabelos longos no lugar – longe dos olhos.
O hachimaki também é frequentemente associado à cultura ninja, onde os ninjas são frequentemente retratados com um hachimaki. Além disso, também faz parte de uma época importante da história japonesa, sendo notavelmente usada durante a Segunda Guerra Mundial.
Naquela época, o hachimaki era comumente usado por pilotos kamikaze como parte de seu uniforme militar. Esses pilotos frequentemente usavam um hachimaki com a inscrição “Kamikaze” escrita em kanji, especialmente antes de voar para a morte em uma missão crucial.
Outra frase usada por eles era “Vitória Certa” (必勝 ‘Hisshou’). No Japão, a capacidade dos “kamikaze” de se sacrificar por seu país é a maior contribuição que alguém poderia dar ao pais. Esse é um dos motivos que o hachimaki é visto como um símbolo de coragem e força.
Quando usar um Hachimaki
Mesmo nos dias de hoje, o hachimaki continua sendo usado, especialmente em ocasiões especiais que exigem força, coragem e perseverança. Confira alguns deles:
Durante eventos esportivos
Imagem: Wikimedia Commons
Talvez a ocasião mais popular em que o hachimaki possa ser visto em abundância seja durante eventos esportivos. Isso não é nenhuma surpresa, já que muitas artes marciais japonesas, como o Karatê e o judô, usaram o hachimaki como parte de sua vestimenta tradicional. Os atletas eram comumente encontrados usando uma faixa de pano durante as competições.
Hoje em dia, é menos comum encontrar atletas vestindo o hachimaki. Em vez disso, é mais comum encontrar os espectadores usando um hachimaki. Muitos deles costumam escrever palavras de encorajamento e apoio a seus atletas favoritos em suas bandanas.
Durante o parto
Imagem: photo-ac.com
No Japão, é comum que as mulheres que esperam um bebê usem um hachimaki durante o parto. Como o trabalho de parto é universalmente (não apenas no Japão) visto como algo desafiador, as mulheres japonesas usam um hachimaki para representar coragem.
Na escola e no trabalho
Imagem: photo-ac.com
O hachimaki também é usado na na vida cotidiana de um japonês. Na verdade, muitos estudantes e funcionários de escritório usam hachimaki quando precisam superar uma situação difícil. Alguns alunos usam um hachimaki enquanto estudam para ajudar na concentração.
Por exemplo, alunos japoneses que estão prestes a embarcar em um grande teste usam um hachimaki no próprio dia para representar o esforço e a perseverança de que precisam para vencer no teste. Da mesma forma, funcionários de escritório também são encontrados vestindo um hachimaki quando a carga de trabalho se torna muito pesada e desafiadora.
Mesmo os trabalhadores que se envolvem em trabalho físico extenuante também são usuários comuns do hachimaki. Semelhante a como o antigo samurai usava o hachimaki, é uma ótima maneira de conter a transpiração e assim evitar que o suor e o cabelo entrem nos olhos. O hachimaki também é frequentemente usado durante comícios e manifestações políticas.
Onde comprar a bandana japonesa Hachimaki?
Imagem: photo-ac.com
No Japão é muito fácil comprar um hachimaki. Para as pessoas que visitam o Japão, este é um ótimo souvenir para comprar como lembrança afinal trata-se de um símbolo de coragem e força.
Já para quem mora fora do Japão, uma maneira de encontra-los seria em lojas físicas que vendem produtos japoneses ou então comprar pela internet. Graças ao boom do e-commerce, é muito fácil para qualquer pessoa do mundo comprar um hachimaki hoje em dia.
Você pode procurar em sites de lojas de produtos orientais, ou até mesmo em sites chineses como o Aliexpress. Nesse link você pode encontrar alguns modelos interessantes, além disso eles oferecem o serviço de personalizar sua bandana japonesa da maneira como queira.
Como usar Hachimaki
Como vimos anteriormente, existem vários modelos de Hachimaki. A versão mais básica, que é amarrada atrás da cabeça, não tem muito segredo. No caso do mukou hachimaki, o nó fica na frente da cabeça, e pra isso é interessante aprender a dar o nó corretamente.
Já no caso do nejiri hachimaki, antes de dar o nó que pode ser na frente ou atrás da cabeça, é preciso torcer o tecido, como podemos ver no vídeo abaixo:
E aí, o que achou? Gostou de conhecer mais sobre o tradicional Hachimaki? Qual o seu estilo preferido de tiara ou bandana japonesa? Deixe seu comentário abaixo! 🙂
2 Comments