A Bizarra Arte Japonesa do Inemuri
Inemuri – A Arte Japonesa do Cochilo
Você com certeza já deve ter presenciado ou então visto fotos de japoneses dormindo nas horas e lugares mais impróprios. O nome desse costume estranho no Japão é Inemuri e significa “estar dormindo, mas presente”. Refere-se ao cochilo que muitos japoneses costumam tirar durante eventos, reuniões sociais, aulas, trabalho, transportes públicos, elevadores ou em qualquer outro lugar público.
Não é dormir propriamente dito e sim um sono muito leve. No conceito geral, o Inemuri é fechar os olhos mas sem deixar de prestar atenção ao que acontece à sua volta, enquanto a mente descansa. O dorminhoco é facilmente acordado se assim houver necessidade, daí vem o conceito “Dormindo estando presente”.
O trabalho é visto com muita seriedade pelo povo japonês e consequentemente, pessoas viciadas em trabalho ou estudo, são extremamente valorizadas pela sociedade. Sendo assim, o inemuri não é visto como preguiça e sim como uma prova de que você está fazendo o seu melhor seja no trabalho ou nos estudos.
Ou seja, para muitos japoneses, quando alguém pratica o Inemuri, significa que está exausto devido ao excesso de trabalho ou estudo e que muitas vezes teve que sacrificar suas horas de sono por causa disso. Em contrapartida, em outros países, o inemuri é visto como falta de respeito e coisa de gente preguiçosa e essa atitude constrangedora ainda pode fazer com que a pessoa perca o emprego.
Mas vale lembrar que no Japão a hierarquia se faz presente. O inemuri é visto como aceitável para as pessoas em posições de alto escalão, mas o mesmo não acontece aos subordinados.
Ou seja, os superiores podem praticar o inemuri em frente aos que tiverem posição inferior, mas estes não podem tirar um cochilo em frente aos superiores. Por isso, nem experimente fazer isso na frente dos seu chefe hein 🙂
Os benefícios do Inemuri
Embora a extensa carga horária de trabalho, que acaba gerando estresse mental e físico seja considerado uma coisa nada saudável, em contrapartida o inemuri é realmente muito benéfico para a saúde. Esses breves períodos de sono ajuda a rejuvenescer a mente, permitindo a concentração e ajudando a esclarecer as idéias.
Geralmente duram apenas alguns minutos, mas que já são suficientes para relaxar a mente. E mesmo quando tiram o cochilo, a maioria dos japas parecem manter a compostura. Mas existe exceções é claro como alguns casos como abaixo:
Dentro dos trens lotados, é comum ver os japas dormindo mesmo quando estão em pé. Quando sentados, alguns podem entrar em um sono mais profundo e começar a pender para os lados, mas se começar a incomodar, nada que um cutucão sutil do vizinho ao lado para que o dorminhoco endireite a postura novamente.
Aproveite para ver também:
• Nemuri Tie – A gravata que vira travesseiro
• Jukusui-kun, o travesseiro para pôr fim ao ronco
• Hatsu yume, o primeiro sonho do Ano Novo
• A Incrível Cultura da Bicicleta no Japão
• 40 motivos para amar o Japão
Eu sei que muitos podem dizer que dormir dentro do trem não é assim nada de tão surpreendente, mas só quem já veio ao Japão é que sabe que o Inemuri é praticamente uma tendência que atinge praticamente 99% da população japonesa.
A habilidade e destreza que eles tem para dormir em público é no mínimo impressionante e na minha opinião deveria ser alvo de estudos hehehe 🙂
Testes da NASA concluíram que dormir durante o dia pode melhorar a memória em relação ao trabalho (ou seja, melhora a atenção e a concentração em uma tarefa, ao mesmo tempo que consegue manter outras tarefas na memória), uma habilidade fundamental para a realização de trabalhos complexos. 🙂
Vale acrescentar, que o Japão registra um grande número de mortes súbitas por causa do excesso de trabalho (Karoshi) ou suicídios decorrentes do estresse e depressão por causa das longas jornadas no trabalho (Karaojisatsu).
Portanto, o inemuri vem bem a calhar em uma sociedade que trabalha demais e que não consegue um equilíbrio saudável entre sua vida particular e seu trabalho.
E você? Tem o costume de praticar o Inemuri também? O que acha dessa prática no Japão? Deixe sua opinião!
Pingback: 40 motivos para amar o Japão (2° parte) | Curiosidades do Japão