O monotrilho mais antigo do Japão fechará permanentemente no próximo mês
Na verdade, o monotrilho localizado no zoológico de Ueno já havia encerrado suas operações em 2019, mas em breve será fechado permanentemente e desmantelado.
Como sabemos, o Japão tem um sistema ferroviário de tirar o chapéu, no entanto, os monotrilhos, aqueles trens suspensos, são um pouco raros de encontrarmos pelo país. E vai tornar-se ainda mais raro com a notícia de que o Monotrilho do Zoológico de Ueno será fechado oficial e permanentemente e posteriormente desmantelado até a primavera de 2025.
Este é simplesmente o monotrilho mais antigo do Japão, que começou a operar em 1957. Como o nome indica, o Monotrilho do Zoológico de Ueno opera dentro do Zoológico de Ueno, que está localizado dentro do Parque Ueno. A linha que tem 300 metros de comprimento, conecta duas estações, uma no lado leste do zoológico e outra no lado oeste.
O Departamento de Transportes do Governo Metropolitano de Tóquio anunciou recentemente que 27 de dezembro é o último dia oficial do monotrilho. Em julho deste ano, o Departamento de Transportes havia anunciado que isto ocorreria apenas no verão de 2024, o que trouxe esperança de que ele faria algumas viagens derradeiras antes de ser oficialmente fechado.
Esta seria a deixa para os fãs de trens irem a Ueno para fazer uma última viagem como despedida. Embora seja um trajeto que pode ser feito a pé e o passeio no monotrilho leve apenas cerca de um minuto e meio, é algo que traz muita nostalgia para os moradores de Tóquio.
Muitos tem uma memória afetiva em relação ao monotrilho seja por trazer lembranças de quando eram crianças e andavam nele quando iam com seus pais e / ou avós ou os mesmos por levar seus filhos e netos para esse passeio que era super tradicional e popular décadas atrás.
Isso não traz nostalgia apenas aos moradores locais, já que o Zoológico de Ueno é uma grande atração para viajantes que visitam Tóquio vindos de outras partes do Japão. No vídeo acima, você poderá ver algumas imagens da época de sua inauguração.
O Monotrilho do Zoológico de Ueno não funciona desde 2019, quando o serviço foi suspenso devido às condições antigas do trem/ferroviário e, como aconteceu com muitas coisas, os planos futuros para o monotrilho foram definitivamente abandonados durante a pandemia.
A agência afirma que os trabalhos de demolição começarão em algum momento depois de janeiro e que os restos do monotrilho serão removidos até o final do próximo ano fiscal, que ocorre na primavera de 2025, e que um “novo veículo substituto” entrará em serviço até o final de 2025.
No entanto, ao que parece, é improvável que o veículo substituto seja um monotrilho, o que fará com que o Monotrilho de Tóquio, que conecta a Estação Hamamatsucho e o Aeroporto de Haneda, se torne o único monotrilho remanescente da capital japonesa Tóquio.