Lanterna que funciona com água e sal
Lanterna que funciona com água salgada
Como sabemos, uma lanterna é muito útil em vários momentos da nossa vida. Agora tenta imaginar uma lanterna, como essa criada pela empresa Green House, que não necessita recarregar e nem pilhas. Melhor ainda se ela para funcionar, necessite de algo fácil de encontrar em qualquer lugar como a água salgada.
Parece inacreditável, mas a lanterna usa um fundamento simples, o eletrólise, que em combinação com o LED, fornece uma luz forte, clara e livre das baterias convencionais. Ela funciona a partir de uma pilha química com um eletrodo de magnésio (anódio) e outro com compostos de carbono (catódio).
Assim, a água salgada que você coloca no reservatório serve de solução eletrolítica que promove o trânsito de elétrons entre os polos. Os íons se deslocam entre o bastão de magnésio e o bastão de carbono, gerando uma corrente elétrica de 1,5 V que permite acender 10 LEDs brancos com 55 lumens de brilho.
A lanterna de 680 gramas só precisa de 350 mililitros de água salgada (com 16 gramas de sal de cozinha) para gerar energia e iluminar qualquer ambiente por até 8 horas seguidas. A mistura de água e sal não precisa ser exatamente a recomendada pela fabricante, mas isso pode interferir na autonomia do produto.
Só tem um porém: O eletrodo de magnésio é descartável e serve para gerar até 120 horas de energia para os LEDs da lanterna. Quem adquirir o produto pode comprar novas unidades do componente de magnésio com a fabricante ou em lojas especializadas no Japão pelo preço de ¥ 980 (cerca de 20 reais).
Felizmente a água salgada está disponível gratuitamente, e para quem for usar a lanterna estando em embarcações em alto mar, então sairá no lucro, já que terá ao seu redor água salgada em abundância. Ela também pode ser muito útil em ocasiões de emergência, como desastres naturais como terremotos e tsunamis.
A nova lanterna da Green House ainda possui uma porta USB para recarregar aparelhos (smartphones e tablets) com até 4,5 V. Ela será lançada ainda neste mês (setembro de 2012), pelo valor de ¥ 3.980 (cerca de 80 reais).
Fonte: Green House
7 Comentários
Privacy Overview