História do Miojo e seu criador Momofuku Ando
25 de agosto é celebrado o Dia do Miojo. Macarrão Instantâneo, uma das maiores invenções japonesas do século XX que tornou-se popular no mundo inteiro
Aposto que muita gente não sabe a verdadeira História do Miojo (lamen). Pra quem não sabe, este ano comemora -se o 65º aniversário de uma das maiores invenções japonesas do século 20: o macarrão instantâneo, que conhecemos como miojo, um dos alimentos mais populares e práticos que temos nos dias de hoje.
O nome desse grande inventor é Momofuku Ando, que morreu de ataque cardiaco aos 96 anos no dia 5 de janeiro de 2007. Ando morreu num hospital de Ikeda, em Osaka, no sul do Japão. Dias antes de sua morte, ele havia discursado para os empregados da Nissin Products, empresa que fundou e da qual era presidente.
A notícia sobre sua morte foi tratada com destaque, inclusive em jornais estrangeiros. Muitas pessoas nem imaginavam que ele tinha sido o criador do “miojo”.
O New York Times publicou o editorial Mr. Noodle em homenagem a Ando, reafirmando que o macarrão instantâneo foi uma das principais invenções japonesas do pós-guerra, junto com o Walkman da Sony e o Civic da Honda.
No Japão, ele já recebeu o título de maior invenção nacional do século 20, seguida pelo karaokê e pelo Walkman, numa pesquisa do Instituto de Pesquisa e Informação Mizuho.
O primeiro produto lançado por Ando, chamado de Chiken Ramen, teve que superar a estranheza e o receio entre os vendedores para chegar às prateleiras. Afinal, tudo que é novidade assusta um pouco…
Mas apesar disso, o produto acabou tendo uma ótima aceitação do público, logo depois que saiu no mercado no dia 28 de agosto de 1958, apesar de custar quase o mesmo preço de uma tigela de macarrão servido na rua, ou seja, ¥ 35. Em menos de um ano, a produção diária do Chicken Ramen cresceu de 300 para 6 mil porções.
O empresário nasceu em Taiwan no dia 5 de março de 1910, mas toda a sua carreira foi desenvolvida no Japão.
Ele é considerado o responsável por uma das maiores influências sobre a cultura gastronômica japonesa, os macarrões instantâneos de frango (“lamen”), que inventou em 1958.
Segundo ele mesmo gostava de contar, a ideia de criar o produto surgiu pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando viu uma longa fila de pessoas esperando a chance de conseguir uma sopa de macarrão.
O “rei do lamen” concluiu então que “só haveria paz no mundo quando o povo tivesse comida suficiente“. Durante sua longa trajetória como empresário, que encerrou em julho de 2005, aos 95 anos, Momofuku Ando levou a sua empresa ao primeiro lugar mundial de vendas no setor alimentício.
Além disso, criou um museu dedicado ao “lamen” em Ikeda, e chegou a levar seus famosos macarrões ao espaço. Em julho de 2005, a Nissin produziu um macarrão especialmente para ser consumido pelo astronauta japonês Soichi Noguchi, durante uma missão espacial da nave “Discovery”.
Aproveite também para conhecer o Museu do miojo no Japão (Museu do Cup Noodles), construído em Kanagawa em homenagem a um dos alimentos mais consumidos pelos japoneses e pessoas de todo o mundo. 🙂
11 Comentários