Bonecos de palha com fotos de Putin são encontrados em vários santuários do Japão
Os moradores locais afirmaram que queriam que “as árvores sagradas fossem tratadas com respeito e que santuários não são lugar para amaldiçoar as pessoas”.
Bonecos de palha com uma imagem semelhante ao presidente russo Vladimir Putin preso à cabeça foram encontrados pregados em árvores sagradas e outras árvores em vários santuários na cidade de Matsudo, província de Chiba, entre meados de maio e início de junho.
Em japonês esses bonecos são chamados de “wara ningyo” (藁人形) e seriam uma espécie de bonecos de vodu, culturalmente usados para afastar o mal. Eles também têm sido usados como parte de rituais sobrenaturais, com os próprios bonecos representando “maldições”.
Imagem: ANN News (Youtube/Reprodução)
Nos bonecos de palha com o rosto do presidente russo Vladimir Putin, havia um papel dobrado com um pedido sinistro. Um deles encontrado no santuário Kanegasaku Kumano, trazia um bilhete que dizia: “Vladimir Putin, nascido em 7 de outubro de 1952. Orando por sua morte”.
Imagem: ANN News (Youtube/Reprodução)
Os bonecos aparentemente foram purificados com sal e saquê e depois queimados. Eles tinham cerca de 30 cm de comprimento, estavam amarrados com fios vermelhos e pregados em árvores sagradas com dois pregos presos, um na cabeça e outro no peito. Tudo indica que o suspeito tenha praticado a ação como forma de expressar suas críticas ao presidente russo.
Takeo Takahashi, sacerdote xintoísta do Santuário Kanegasaku Kumano, comentou sobre o assunto: “Este não é um lugar de mostrar rancor contra as pessoas. É ridículo.”
https://www.youtube.com/watch?v=_TowqUCqDq0
Link do vídeo (YouTube)
Os moradores locais ficaram perplexos. Alguns disseram coisas como: “Quero que as árvores sagradas sejam tratadas com respeito” e “Santuários não são um lugar para amaldiçoar as pessoas”. A Delegacia de Polícia de Matsudo Higashi, na Província de Chiba, está investigando os casos como suspeita de invasão e danos à propriedade (vandalismo).
Segundo a polícia, os bonecos tem aparecido desde meados de maio. Em 7 de junho, os bonecos de palha teriam sido encontrados em quase 10 santuários. Como a forma dos bonecos são semelhantes, é possível que a mesma pessoa esteja por trás dos diferentes casos.
Em 24 de maio, um relatório diz que um oficial do Santuário Akagi, localizado perto da Estação Shin-Matsudo, encontrou um “wara ningyo” (boneco de palha) pregado na árvore sagrada do santuário. Havia um papel com uma imagem parecida com Putin preso à cabeça do boneco.
No mesmo dia, um visitante também encontrou um boneco de palha pregado em uma árvore no Santuário Mikazuki, localizado a cerca de 500 metros do Santuário Akagi.
Imagem: ANN News (Youtube/Reprodução)
Imagens de câmeras de segurança mostraram um homem com um objeto parecido com um boneco de palha em sua bolsa, entrando no santuário por volta das 14h do dia 19 de maio. O caso foi imediatamente relatado à polícia, e o boneco de palha foi apreendido.
No Santuário Kashima, um boneco de palha foi pregado em uma árvore de cerejeira “Somei Yoshino“, plantada em comemoração ao casamento do imperador e sua esposa há 63 anos. Outra árvore sagrada atingida foi uma árvore de cânfora, que tem uma história de mais de 240 anos.
Árvores sagradas são consideradas símbolos da comunidade local e também estão sob uma designação de preservação. O oficial do santuário, Yukihiro Tajima, 60, disse:
“Eu posso entender o sentimento de querer que a guerra termine, mas por favor, pare de fazer essas coisas com a árvore sagrada”.
O representante paroquiano Nobuo Shibuya, 81, comentou: “Os santuários não são um lugar para amaldiçoar, mas para orar. É preocupante que haja pessoas que farão sem hesitação coisas que você normalmente não faria em santuários”.
https://www.youtube.com/watch?v=TOrFHu5G4pI
Link do vídeo (YouTube)