Conheça o Restaurante dos Pedidos Errados, em Tóquio


Restaurant of Mistaken Orders

O “Restaurante dos Pedidos Errados” está localizado em Tóquio e o motivo que torna esse lugar encantador é que todos os seus atendentes sofrem de demência.

Restaurant of Mistaken Orders (Restaurante dos Pedidos Errados) é provavelmente uns dos restaurantes mais diferentes que você já viu. É o único restaurante onde é permitido errar.

Nesse restaurante, um cliente pode receber o que pediu ou receber algo completamente diferente e ninguém ficará bravo com isso, porque certamente satisfará o paladar. Mas, o que o torna um lugar encantador para se visitar é que todos os atendentes sofrem de demência.

Esta iniciativa é um experimento social inovador que nos últimos anos tem chamado a atenção do Japão e do mundo. Trata-se de um esforço saudável para espalhar a conscientização e a tolerância em todo o Japão em relação aos pacientes com demência. O nome do restaurante é uma variação do título do livro “The Restaurant of Many Orders”, do escritor Kenji Miyazawa.


Link do vídeo (YouTube)

O restaurante não só oferece boas oportunidades de trabalho para os pacientes que sofrem de demência, como também contribui para a saúde deles. Além disso, traz à tona o debate sobre os problemas de saúde mental, algo que muitas vezes passa despercebido na sociedade moderna.

“37% dos nossos pedidos são errados, mas 99% dos nossos clientes saem felizes”. É o que afirma o Restaurante dos Pedidos Errados. Os clientes que chegam são avisados que podem ou não receber o que pediram, mas é garantido que receberão uma refeição deliciosa.

Restaurant of Mistaken OrdersImagem: mistakenorders.com

Foi isso que aconteceu com Mizuho Kudo, que pediu um hambúrguer mas recebeu deliciosas gyozas no lugar, e adorou. A experiência nos mostra que a gastronomia é uma ferramenta capaz de transformar a imagem negativa da demência por uma imagem divertida e positiva.

Quando os clientes veem os sorrisos dos funcionários com demência e a alegria que motiva seu trabalho, alguns sentem um espírito de coragem, enquanto outros são levados às lágrimas. E, invariavelmente, os atendentes dizem coisas como “Ainda sou capaz. Isso me deu confiança.”


Link do vídeo (YouTube)

“O restaurante não é sobre os pedidos serem executados incorretamente ou não. O importante é a interação com as pessoas que têm demência”, diz Shiro Oguni, idealizador do projeto.

O impulso para iniciar este restaurante vem de um encontro entre o criador Shiro Oguni e uma casa de repouso onde vivem pessoas com demência. Como a maioria das pessoas, ele também tinha uma concepção de que essas pessoas eram incapazes de fazer tarefas mas, na verdade, elas podem cozinhar, limpar, lavar roupa, fazer compras e qualquer outra coisa ‘normal’.

“A demência não é o que uma pessoa é, mas apenas parte de quem ela é. Pessoas são pessoas. A mudança não virá delas, deve vir da sociedade”, observa Oguni. “Cultivando a tolerância entre as pessoas, praticamente tudo pode ser resolvido“, completa ele.

A imagem de ‘Cool Japan’ tem ganhado muito entusiasmo, mas acho que ‘Warm Japan’ é tão importante quanto. Quero promover um Japão que cultive um ambiente acolhedor e confortável, para que as pessoas voltem para casa com sorrisos e um brilho em seus corações”.

De acordo com a Associação Internacional de Alzheimer, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo são acometidas por demência, tais como Alzheimer. Sendo uma sociedade super envelhecida, prevê-se que a demência afetará uma em cada cinco pessoas no Japão até 2025.

Muito legal essa iniciativa né? É muito importante que pessoas com demência ou com algum grau de deficiência cognitiva sejam acolhidas e respeitadas pela sociedade. Se você estiver passeando em Tóquio e quiser comer em um lugar onde oferece uma comida deliciosa e possa dar boas gargalhadas, o Restaurant of Mistaken Orders pode ser uma excelente opção. 🙂

Informações sobre o Restaurant of Mistaken Orders


Link do vídeo (YouTube)


Endereço: Japão, 〒116-0012 Tokyo, Arakawa City, Higashiogu, 1 Chome−1−4 5階
Homepage: mistakenorders.com

Fonte: japan.go.jp
Imagem do topo: mistakenorders.com

1 Comentário

  1. Bom dia!
    Vi a sua matéria por causa do vídeo que colocara no Instagram. E a minha pergunta é se ainda existe o restaurante, se está funcionando normalmente após o período pandemia.
    E se você tem contato direto com o proprietário, se o conhece. Vi que gosta do Japão, não sei se vive ou viveu lá. Mas gostaria de obter maiores informações.
    Obrigada desde já.
    Atte.,

    Mônica Nobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *