A atmosfera encantadora e histórica de Okage Yokocho


Okage Yokocho, Ise, Mie ken

A atmosfera encantadora e histórica de Okage Yokocho nos transporta aos velhos tempos quando ainda eram comuns as peregrinações ao Santuário de Ise.

Okage Yokocho (おかげ横丁) foi inaugurado no verão de 1993 e consiste em ruas antigas construídas com a intenção de resgatar a atmosfera nostálgica do Período Edo. Lá encontramos muitas lojas de souvenires, pousadas e restaurantes que nos transportam ao Japão antigo.

Embora seja um lugar recente, Okage Yokocho foi inspirado nos caminhos onde peregrinos tinham que passar para chegar ao Santuário Ise Jingu, na cidade de Ise, província de Mie. Em japonês, a palavra “okage” significa gratidão e “yokocho” se refere a becos antigos e charmosos.

Para a construção, foram usados métodos tradicionais de construção e outros foram realocados de outras áreas na província de Mie que estão ao longo das trilhas de peregrinação de Kumano Kodo (Patrimônio da Unesco), que cruzam as províncias de Wakayama e Mie.

Além da atmosfera encantadora e histórica de Okage Yokocho, os visitantes tem a oportunidade de experimentar deliciosas comidas locais, história e cultura japonesas, costumes locais tradicionais e a hospitalidade que é uma característica marcante na região de Ise.

Shikinen Sengu: Um ritual que ocorre a cada 20 anos

Okage YoKocho fica nos arredores de Oharaimachi (おかげ横丁), que outrora foi uma vila autônoma e por onde os peregrinos seguiam para chegar ao santuário. Ao longo de 1 quilômetro, podemos encontrar muitos edifícios tradicionais que nos leva aos tempos dos samurais.

Há um ritual muito interessante em Okage Yokocho, realizado a cada 20 anos, chamado “Shikinen Sengu” (伊勢神宮式年遷宮). Neste ritual, santuários são destruídos e reconstruídos novamente, do zero. O primeiro Shikinen Sengu foi realizado no ano de 690, na época na época da Imperatriz Jito. O último foi realizado em 2013, oque significa que o próximo será em 2033.

Os novos edifícios do santuário são construídos com as mesmas dimensões do anterior e envolve cerca de 30 rituais e cerimônias começando com o corte das primeiras árvores para a construção. Leva-se em torno de 8 anos para a reconstrução, cuja motivação tem raízes xintoístas.

O xintoísmo valorizava a renovação da mente que purificava constantemente o espírito, chamado ‘Tokowaka’ (para sempre jovem). Em outras palavras, o envelhecimento dos edifícios significava que o ‘ kegare ‘ (enfraquecimento) dissiparia a energia vital dos kami, então sua reconstrução também renovaria a energia dos kami e com isso, traria a energia às pessoas novamente.

Local de peregrinação no Período Edo

Okage Yokocho, Ise, Mie kenImagem: photo-ac.com

No período Edo (1603 a 1867), Ise era um destino religioso popular na qual milhares de peregrinos de todo o país se submetiam a uma longa e difícil jornada para chegar até lá.

Viajar naqueles tempos era difícil por causa da escassez de hospedagem e alimentação, bem como a necessidade de permissão autorizada para se aventurar pra fora de seu local de origem. Por este motivo, os peregrinos precisavam contar com a ajuda e bondade das pessoas locais.

Por outro lado, os moradores locais acreditavam que sua generosidade para com esses visitantes era uma maneira de expressar sua própria gratidão às divindades de Ise Jingu.

Muitas pessoas que moravam longe não podia pagar a viagem, então as comunidades uniam recursos e enviavam um único aldeão para fazer a peregrinação em nome de todos. Há ainda aqueles que, por alguma razão não poderiam viajar, enviavam seus cães (Okage Inu).

Okage YokochoImagem: Wikimedia Commons

Com o passar do tempo, foram construídas ao longo do trajeto, pousadas, restaurantes, banhos públicos (sento) com a intenção de acomodar esses peregrinos, exaustos pela longa viagem.

Os tempos mudaram desde que os primeiros peregrinos chegaram a Ise há muito tempo, mas uma coisa permanece até os dias atuais: um profundo sentimento de gratidão. Okage Yokocho é operado por pessoas locais que trabalham com a mesma gratidão de seus ancestrais.

O Okage Yokocho é aberto e gratuito para visitação todos os dias do ano e não há cobrança de taxa de entrada. É uma ótima oportunidade de conhecer um pouco sobre o antigo Japão e experimentar a cultura e a famosa hospitalidade japonesa, conhecida como Omotenashi.

Conheça u pouco do Santuário de Ise, em Mie

Fontes: okageyokocho.co.jp, japanese-wiki-corpus.org
Imagem do topo: photo-ac.com

1 Comentário

  1. Pingback: 10 templos no Brasil para meditar e desfrutar da arquitetura japonesa e oriental | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *