Após Tóquio 2020, próximas Olimpíadas serão na França: curiosidades e fatos sobre o país
Assim como Tóquio já sediou o evento em duas oportunidades (1964 e 2020), a “Cidade da Luz” será palco do evento pela segunda vez. Saiba mais.
Logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio o mundo esportivo direcionou as suas atenções para 2024, ano em que será realizada a 33ª edição das Olímpiadas de Verão na cidade francesa de Paris.
Curiosamente, a data também marcará o centésimo aniversário dos Jogos Olímpicos de Paris 1924, um verdadeiro marco na história cultural esportiva do país. Portanto, assim como Tóquio já sediou o evento em duas oportunidades (1964 e 2020), a “Cidade da Luz” será palco do evento pela segunda vez.
Contudo, enquanto 2024 não chega, que tal conhecer alguns fatos e curiosidades relevantes que cercam a França, uma das nações mais incríveis do mundo e que é marcada por sua rica pluralidade cultural?
A França é o maior país em extensão territorial da União Europeia
Dentre os países que compõem o bloco da União Europeia (UE), a França possui a maior extensão territorial: cobre uma área total de 551.940 quilômetros quadrados.
Além do mais, cerca de um terço (31%) desse espaço é composto por florestas, o que faz do país a quarta nação com mais área verde na UE — somente atrás da Finlândia, da Suécia e da Espanha, não nessa ordem necessariamente.
Também vale destacar que a França é um dos países que estão mais engajados em resolver questões ambientais no mundo. Desde 2015 está em vigor o Acordo de Paris, que reúne aproximadamente 200 nações e tem como principal objetivo manter o aumento da temperatura global bem abaixo dos 2°C neste século.
O Louvre é o museu mais visitado do mundo
Imagem: pxhere.com
Há muitos anos, o museu do Louvre recebe mais visitantes do qualquer outro museu do mundo. Para se ter uma ideia, somente em 2019 foram aproximadamente 10 milhões de visitas, sendo que, de acordo com um relatório divulgado pela Themed Entertainment Association (TEA), 30% foram parisienses e 70% turistas (entre nacionais e internacionais).
Além do Louvre ser um paraíso para os amantes da arte — são cerca de 38 mil obras, dentre elas a Vênus de Milo e a Mona Lisa —, a administração do local tem tomado importantes medidas para garantir que as pessoas tenham uma melhor experiência ao longo dos anos, como por exemplo incentivar o público a realizar reservas na internet para evitar longos filas, principalmente nos meses mais movimentados.
Blaise Pascal: uma das principais figuras da história da França
Outro fato sobre a França é que ela é a pátria de um dos maiores inventores e pensadores de todos os tempos: Blaise Pascal. Matemático, escritor, físico, inventor, filósofo e até teólogo, ele foi uma das principais figuras europeias do século XVII e é conhecido até hoje.
Algumas de suas principais realizações foram a formulação do que atualmente é conhecido como o princípio da pressão de Pascal, a criação das primeiras formas de roleta, um jogo que sobreviveu ao longo dos séculos e migrou para plataformas online especializadas nos últimos anos. Além disso, o francês também é responsável pela invenção da Pascalina, a primeira calculadora mecânica da humanidade.
Sendo assim, está mais do que claro que Pascal foi uma personalidade muito importante de sua época, como hoje ainda continua sendo na sociedade contemporânea por meio de suas criações.
Gastronomia francesa é patrimônio cultural da Unesco
Imagem: pxhere.com
Uma das cozinhas mais refinadas do mundo, desde 2010 a comida francesa está na lista da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. É importante mencionar que foi a primeira vez na história que uma gastronomia ganhou esse status.
Segundo os especialistas que decidiram pela entrada da culinária do país europeu na renomada lista da Unesco, a gastronomia da França está expressamente conectada a uma prática social atribuída a celebrar os momentos mais relevantes da vida dos indivíduos e também dos grupos.
Extra: abertura dos Jogos Olímpicos de Paris será no rio Sena
Imagem: pxhere.com
Recentemente, os organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 revelaram um plano audacioso para o que promete ser a maior cerimônia de abertura da história dos Jogos: em um percurso de seis quilômetros no Rio Sena, atletas do mundo inteiro estarão em barcos sendo assistidos por mais de 600 mil pessoas in loco durante a festa inaugural.
Os atletas passarão pelos monumentos, pontes e instituições culturais mais emblemáticas de Paris, incluindo o Louvre, a Catedral de Notre-Dame e a Torre Eiffel. Além disso, a maior parte da abertura dos Jogos de Paris 2024 será gratuita para os espectadores.