11 lugares em Kyushu que parecem cenários dos filmes dos Studios Ghibli


11 lugares em Kyushu que parecem cenários dos filmes dos Studios Ghibli

Provavelmente muitos cenários incríveis de Kyushu serviram de inspiração para que Hayao Miyazaki criasse seus filmes nos Studios Ghibli. Confira alguns deles:

Kyushu é uma quatro principais ilhas do Japão e possui uma incrível história e cultura gastronômica. Mas as maravilhas de Kyushu não param por aí, pois suas paisagens naturais e pontos turísticos são tão mágicos que parecem cenas de um filme do Studio Ghibli.

Provavelmente, muitos desses locais inspiraram Miyazaki em muitos de seus filmes. Então, se você gostaria de conhecer e quem sabe até visitar alguns desses lugares da vida real, confira algumas localidades em Kyushu que nos remetem instantanneamente ao Universo Ghibli.

O Serviço de Entregas da Kiki

・Padaria Kiki’s Delivery Service (Yufuin Floral Village, Província de Oita).

Imagem: Yufuin Floral Village (facebook)

Um dos locais icônicos do filme é a padaria onde a protagonista trabalha fazendo suas entregas. Existe uma versão da vida real da padaria localizada no Yufuin Floral Village, na província de Oita, uma área pitoresca famosa por suas fontes termais e natureza circundante.

A padaria Kiki’s faz parte do cenário colorido da vila, que com sua atmosfera de campo europeu, incluindo vielas pitorescas decoradas com flores e pequenos edifícios que parecem ter saído diretamente de um conto de fadas oferece muitos entretenimento aos visitantes.

A padaria em questão é chamada de Kiki’s Delivery Service Bakery e segue o mesmo modelo da confeitaria vista no filme de Ghibli, onde a protagonista – a bruxinha Kiki – trabalha, entregando pão montada em um cabo de vassoura após se mudar da casa de seus pais.

・Loja Donguri no Mori Studio Ghibli (Yufuin Floral Village, Província de Oita)

Imagem: GoToVan (Flickr)

Acha que parou por aí? Há ainda outro local em Yufuin Floral Village que faz referência ao Studio Ghibli, chamada Donguri no Mori. Trata-se de uma pequena casa de madeira cercada por vegetação, onde você pode encontrar artigos e recordações do Studio Ghibli.

Ou seja, depois de experimentar os deliciosos bolos e pães da padaria Kiki, você ainda pode passar algum tempo explorando a charmosa vila e comprar algumas lembranças do Studio Ghibli! Pra quem é fã do Studio Ghibli, com certeza será uma experiência mágica!


Endereço: 1503-3 Yufuincho Kawakami, Yufu, Oita 879-5102, Japão
Homepage: http://floral-village.com/

Meu Amigo Totoro

・ Floresta de Totoro (Itoshima, Província de Fukuoka)

Imagem: photo-ac.com

A localização da floresta de Totoro na vida real pode ser encontrada na área de Itoshima de Fukuoka, um retiro tropical com uma praia encantadora, natureza intocada e vários cafés! A floresta de Totoro está localizada dentro do Parque Keya no Oto e foi a inspiração para a natureza verdejante que é um tema comum em Tonari no Totoro, um clássico do Studio Ghibli.

A floresta é tão parecida com a do filme que você pensará que encontrará Totoro enquanto caminha em meio à densa vegetação. Você vai se sentir a própria Mei conforme você explora túneis feitos de galhos intrincados e caminhos misteriosos cobertos por folhas!


Endereço: Shimakeya, Itoshima, Fukuoka 819-1335, Japão
Homepage: https://fukuoka-touch.net/totoronomori

・Ponto de Ônibus Takaharu Tonari no Totoro (Província de Miyazaki)

Outro lugar muito interessante é o Ponto de ônibus Takaharu Tonari no Totoro, localizado em uma adorável zona rural na província de Miyazaki. Foi construído por avós que desejavam criar algo divertido para seus netos, mas desde então se tornou um sucesso na internet.

Todos os anos, inúmeros viajantes visitam o Totoro de Takaharu para tirar uma foto comemorativa segurando um guarda-chuva, para que possam recriar a famosa cena de Tonari no Totoro. Caso você tenha esquecido de trazer um guarda-chuva, não se preocupe! No local é possível alugar guarda-chuvas vermelhos, bem como comprar “omikuji” e cartões postais por 100 ienes.

Como está localizado dentro de uma propriedade particular, é importante ser respeitoso ao visitar e tirar fotos. Visitantes também não são permitidos à noite.


Endereço: 7538-6 Kamamuta, Takaharu, Nishimorokata District, Miyazaki 889-4414
Homepage: http://miyazaki.fool.jp/takaharu/?p=1317

・ Ponto de ônibus Hita Tataragi (Província de Oita)

Imagem: moshimoshi-nippon.jp

Este é um ponto de ônibus dedicado aos estudantes locais, o que é uma pena que os demais visitantes não possam entrar no ônibus! Mas a parada de ônibus Hita Tataragi é tão fofa que vai fazer você querer esperar pelo Cat Bus do Studio Ghibli de qualquer maneira!

O ponto de ônibus Tataragi foi reformado com o objetivo de revitalizar o turismo local e fazer adultos e crianças sorrirem ao visitá-lo. Há ainda uma peça de arte gigante do Cat Bus feita no musgo que cresce na parede. O musgo é um elemento de beleza e simplicidade que há muito tempo tem feito parte nas belas paisagens japonesas e seus jardins tradicionais.


Endereço: Amagasemachi Gota, Hita, Oita 879-4122, Japão

・ Ponto de ônibus Saiki Totoro (Província de Oita)

Imagem: Wikimedia Commons

Como esta parada de ônibus está localizada no distrito do Totoro, na cidade de Saiki, seu nome oficial é Totoro Bus Stop. Graças ao seu nome único, o pequeno ponto de ônibus ficou famoso após o lançamento do filme de animação “Tonari no Totoro”, do Studio Ghibli.

Depois que o filme virou sucesso, os moradores começaram a decorar o ponto de ônibus com ilustrações temáticas do Totoro e letreiros com cenas do filme, como a que representa Satsuki e Mei esperando o Bus Cat. O cenário natural ao redor também lembra muito o do filme.

Além do ponto de ônibus, o área Totoro se expandiu para um pequeno parque próximo que agora é apelidado de Totoro no Mori (Floresta de Totoro). Lá, os visitantes podem ver uma bela placa do Cat Bus, bem como uma infinidade de Mini Totoro alinhados em um carvalho.


Endereço: 轟 Ume Oaza Minamitabaru, Saiki, Oita 879-3302, Japão

・ Ponto de ônibus Hiramamachi Totoro (Província de Nagasaki)

Na província de Nagasaki também podemos encontrar um ponto de ônibus Totoro! Este local pitoresco que mais parece uma das cenas mais famosas de “Meu Amigo Totoro” está localizado na cidade de Hiramamachi, cercado por tranquilos campos de arroz.

Todos os personagens foram cuidadosamente criados por um residente local que criou esta recreação para seu neto, mas decidiu compartilhá-la com o mundo. É o local perfeito para tirar a foto definitiva com todos os personagens do clássico filme Tonari no Totoro!


Endereço: 1841 Hiramamachi, Nagasaki, 851-0136, Japão

・ Ponto de ônibus Amami Oshima Totoro (Província de Kagoshima)

O paraíso tropical do Japão, Amami Oshima, também possui um lindo ponto de ônibus Totoro, o que significa que esta ilha remota é um ótimo lugar para se refrescar na natureza e ter aventuras marinhas maravilhosas, bem como explorações com o tema Ghibli.

Está localizado na cidade de Setouchi, ao lado do Corpo de Bombeiros e foi construído pelos próprios bombeiros usando sucata de madeira e suas habilidades artísticas secretas. Nenhum fã de Ghibli seria capaz de resistir ao fascínio de tirar uma foto neste local!


Endereço: Setouchi, Oshima District, Kagoshima 894-1508, Japão

Princesa Mononoke

・ Yakushima (Província de Kagoshima)

Imagem: Depositphotos

A floresta de cedro que cresce na ilha Yakushima é uma das maiores inspirações para o cenário natural de Princesa Mononoke. Lar de algumas das árvores mais antigas do mundo (a mais antiga das quais pode ter mais de 7.000 anos), o misterioso local é perfeito para ser o pano de fundo para o fascinante folclore japonês retratado pela arte criada por Hayao Miyazaki.

Em particular, o ambiente místico da Ravina Shiratani Unsuikyo revestida de musgo verde escuro é tão mágico que os visitantes podem sentir que vão encontrar os mesmos espíritos e criaturas que viram anteriormente no filme Mononoke Hime (Princesa Mononoke).


Endereço: Miyanoura, Yakushima, Kumage District, Kagoshima 891-4200, Japão
Homepage: http://y-rekumori.com/

・ Floresta Sasaguri – Universidade de Kyushu (Província de Fukuoka)

Localizada no lado oeste da Universidade de Kyushu, a Floresta Sasaguri é outra representação real de uma floresta que observamos nos filmes Ghibli, tais como Princesa Mononoke. Algumas das cenas mais impressionantes do filme se passam em uma floresta semi-submersa e a floresta de ciprestes carecas da floresta de Sasaguri inspirou esse cenário.

Como esse tipo de árvore pode crescer submerso em pântanos, eles refletem tons verdes na água ao redor, de modo que este local mantém uma aura mágica que se encaixa nos temas da princesa Mononoke, como espíritos e folclore japonês. A floresta corresponde a uma área de 17 hectares e pode ser visitada por meio de vários percursos para caminhadas, mas o mais popular é o Percurso Sasaguri Kyudai No Mori de 2 km que se concentra nas principais atrações da floresta.


Endereço: Japão, 〒811-2414 Fukuoka, Kasuya District, Sasaguri, Sasaguri-chō Wada 1009
Homepage: https://www.town.sasaguri.fukuoka.jp/kanko_joho/2120.html

・ Santuário Takeo e a Árvore de 3.000 anos (Província de Saga)

Construído originalmente no ano 735, no sopé do Monte Mifuneyama, o Santuário Takeo era um lugar destinado a rezar pela paz da região. O santuário abriga a Grande Árvore de Cânfora de Takeo, uma árvore sagrada de 3.000 anos que se acredita ser a morada dos deuses.

A árvore de 27 metros de altura esconde uma cavidade em seu tronco com uma circunferência de 20 metros quadrados. As raízes gigantes que se espalham pelo solo coberto de musgo e a floresta de bambu ao fundo realçam sua figura solene. Na presença de um cenário tão inspirador, você certamente se sentirá como um dos personagens da Princesa Mononoke do Studio Ghibli!


Endereço: 5327, Takeo, Takeo-cho, Takeo-shi, Saga
Homepage: https://takeo-jinjya.jp/

・ Santuário Kamishikimi Kumanoimasu (Província de Kumamoto)

Imagem: Wikimedia Commons

O Santuário Kamishikimi Kumanoimasu incorpora todas as vibrações místicas de Princesa Mononoke, graças à sua localização impressionante: uma floresta mágica repleta de cedros. Para adicionar uma áurea mais mágica, o caminho para o santuário é destacado por uma escada antiga pontilhada de lanternas de pedra e portões de torii revestidos de musgo.

O local é venerado há milênios graças às suas características naturais únicas que fizeram com que os habitantes locais o identificassem como um lugar sagrado. Os visitantes certamente experimentarão a mesma atmosfera retratada no famoso filme, Princesa Mononoke.


Endereço: 2619, Kamishikimi, Takamori-machi, Aso-gun, Kumamoto
Homepage: http://www.town.takamori.kumamoto.jp/kanko/kankomap/kanko/kamisikimikumanoimasujinja.html

A Viagem de Chihiro

・Nagabeta Seabed Road, Província de Kumamoto

Imagem: Wikimedia Commons

Kumamoto também serviu de inspiração para um dos filmes do Studio Ghibli. Nagabeta Seabed Road é uma estrada subaquática que apresenta bizarros postes de serviços públicos que emergem da água – lembrando instantaneamente a ferrovia que aparece em “Sen to Chihiro no Kamikakushi”, quando Chihiro embarca em um trem viajando na superfície do mar.

A estrada é somente visível durante a maré baixa e desaparece durante a maré alta. A melhor época para visitar a Nagabeta Seabed Road é ao pôr do sol, quando a água é tingida de tons quentes, recriando perfeitamente uma das cenas mais icônicas do filme de animação.


Endereço: 3125-1 Sumiyoshimachi, Uto, Kumamoto 869-0401, Japão
Homepage: https://kumamoto.guide/tw/spots/detail/12475

O Castelo no céu

・ Estrada de Laputa (Província de Kumamoto)

Imagem: Pixabay

Diz-se que esta estrada sinuosa em Kumamoto serviu de inspiração para a estrada que leva ao castelo flutuante de Laputa. Oficialmente conhecida como Road 339 ou Milk Road (devido ao número de vacas que podem ser vistas na área), esta pitoresca estrada em Kyushu ganhou o apelido de Laputa Road devido à sua semelhança com o cenário icônico de Ghibli.

A Laputa Road está localizada na encosta de uma montanha com vistas panorâmicas que se estendem em todas as direções. É especialmente reminiscente ao filme do Studio Ghibli, quando as nuvens cobrem a planície próxima e parece que a estrada está flutuando no céu.


Endereço: Japão, 〒869-2235 Kumamoto, Aso, Kario
Homepage: https://kumamoto.guide/tw/spots/detail/12475

・Robô Nobeoka Laputan (Província de Miyazaki)

A margem do rio Kitagawa, na cidade de Nobeoka, é a morada do antigo robô que vivia no castelo flutuante de Laputa. Cercado pela natureza exuberante da região, o icônico robô do Studio Ghibli espera pacificamente junto com um dos lindos esquilos raposas de Laputa, os misteriosos espíritos kodama da Princesa Mononoke e o peculiar “Kaonashi” de A Viagem de Chihiro”.

Sendo um paraíso de animais e plantas raros, bem como abençoado com um clima quente, o cenário natural de Nobeoka combina perfeitamente com a atmosfera mágica que os fãs gostaram de assistir no filme O Castelo no Céu. O Robô Laputan foi construído para as crianças que moram na área, onde muitas se reúnem para passar um dia agradável brincando na área verde!


Endereço: Kitagawamachi Kawachimyo, Nobeoka, Miyazaki 889-0101, Japão

・Ruínas do canhão de Himegaiyama, Província de Nagasaki

Localizadas na Ilha de Tsushima, as Ruínas do Canhão de Himegaiyama são outra inspiração para o filme “Tenkū no Shiro Rapyuta”. Neste local os visitantes encontrarão edifícios de tijolos abandonados engolidos pela natureza e ruínas encapsuladas na vegetação.

Originalmente usada para fins militares, a ilha teve 30 fortes militares construídos de 1887 a 1945 que agora criam um espaço fascinante com uma atmosfera retro. A remota Ilha de Tsushima é também um paraíso para os caminhantes, graças às suas antigas florestas e montanhas com vistas panorâmicas, bem como uma mina de ouro e belas paisagens marinhas.


Endereço: Mitsushimamachi Okata, Tsushima, Nagasaki 817-0325, Japão
Homepage: https://www.nagasaki-tabinet.com/islands/spot/51629

Quer você seja um fã do Studio Ghibli ou não, com certeza ficará maravilhado com a beleza dos locais que inspiraram Miyazaki. De ruínas históricas a florestas místicas e santuários antigos, você pode não só aproveitar o seu tempo cercado por seus personagens e cenários Ghibli favoritos, como também são uma ótima oportunidade de conhecer locais fantásticos no Japão!

Fonte: tsunagujapan.com

3 Comentários

  1. Marcos Bec

    Como sempre o Japão em Foco surpreendendo com as suas matérias
    Muito sucesso, Silvia!

  2. Pingback: A Mente do Vaga-Lume Solitário | Curiosidades do Japão

  3. José Armando

    Surpreendente pelas imagens, pela criatividade dos que produziram esses belíssimos locais e parabéns a equipe do Japão em Foco por trazer tudo isso para nós. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *