Como uma canção ajudou a aumentar as taxas de casamento no Japão em 1972
Em 1972, o número de casamentos no Japão atingiu o pico de 1.099.948 e uma das razões para isso é creditado a uma canção lançada naquele ano. Saiba mais!
As taxas de casamentos no Japão começaram a cair entre 1973 e meados dos anos 80 em comparação aos números vistos nos anos 60 e início dos anos 70. Avançando para 2021, e as taxas de casamento no Japão continuam baixas por diversas razões já conhecidas.
Algumas das razões incluem a maneira como a cultura de trabalho japonesa e as muitas normas de gênero do país fazem com que algumas mulheres tenham que tomar a decisão de priorizar sua carreira profissional ou se casar, passando a dedicar-se exclusivamente à maternidade.
Muitas empresas no Japão ainda acreditam que mulheres não devem ocupar altos cargos porque um dia podem se casar e decidir ser donas de casa, ou porque poderia ter um bebê e decidir se concentrar na maternidade, não permanecendo na empresa por muitos anos.
Imagem: Depositphotos
No entanto nem sempre foi assim. Em 1972, o número de casamentos atingiu o pico de 1.099.948. Então, o que aconteceu exatamente no início dos anos 70 que viu o número de casamentos aumentar para números nunca vistos desde o final da Segunda Guerra Mundial?
Assim como o baby boom que ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, é fácil entender por que as pessoas se casariam após o fim de um dos períodos mais sombrios da história moderna, mas o mesmo raciocínio não pode ser aplicado ao que ocorreu no início dos anos 70.
Uma das coisas mais importantes que contribuiu para esse aumento repentino é que os casamentos arranjados começaram a perder popularidade. Com isso, as pessoas se encorajaram a se casar com aqueles com quem realmente desejavam passar o resto de suas vidas.
No entanto, há uma outra coisa que muitas vezes é atribuída a ter encorajado as pessoas a se casar no início dos anos 70: Uma canção folclórica do cantor Takuro Yoshida (吉田拓郎), chamada kekkonshiyōyo (結婚しようよ), que literalmente significa “Vamos nos casar”.
Essa canção se tornou um grande sucesso após seu lançamento em 1972 e celebrou uma nova era no Japão. As letras mencionam homens com cabelos longos e a influência da cultura hippie, coisas que iam contra o que o conservadorismo japonês considerava aceitável.
Ao ser lançada, a música também foi criticada por ser uma canção folclórica que nada protestava, o que na época era considerado uma definição do que constituía uma canção folclórica.
No entanto, muitos gráficos japoneses até hoje mencionam a música para explicar o pico matrimonial que aconteceu em 1972, já que é amplamente acreditado que a popularidade da música teve um papel importante para o aumento das taxas de casamento naquele ano.
1 Comentário