Uma estação ferroviária no Japão tem como atração um vinhedo em sua plataforma
As videiras disponíveis na plataforma desta estação japonesa localizada em Nagano é considerada única no mundo e tem atraído muitos turistas locais. Saiba mais!
Em uma estação de trem chamada Shiojiri Station Platform Vineyard localizada na cidade de Shiojiri, província de Nagano, os passageiros tem a oportunidade e o privilégio de apreciar belas videiras enquanto esperam por seu trem em uma de suas plataformas.
Com certeza, você não encontrará um cenário como este em nenhum outro lugar do planeta – é o único vinhedo disponível em uma estação de trem do mundo. Shiojiri não é bem uma megametrópole no estilo de Tóquio ou Osaka: sua reivindicação local à fama é ser o centro do Vale do Vinho Kikyogahara, uma das regiões vinícolas mais antigas e abundantes do país.
Nesta cidade no coração do Japão, o cultivo da videira data da meados do século XIX. A área abriga 10 vinícolas, com uma reputação feita em Merlot e Chardonnay. “Antes da colheita das uvas, poucos turistas conseguiam reconhecer as videiras”, disse o representante da Associação de Turismo da Cidade de Shiojiri, Hidehiro Shimomura à Unfiltered por e-mail.
“Mas depois da colheita, muitos turistas ficaram tão surpresos ao ver as uvas na plataforma que olharam duas vezes e perguntaram: ‘Por que há pés de uva na estação?‘”
O vinhedo na terceira e quarta plataformas da estação se beneficia de ladrilhos reflexivos e da exposição ao céu que fornecem muita luz solar às uvas. Os desafios incluem a fauna local de uma estação de trem movimentada: Como as vinhas crescem sobre a bilheteria, a manutenção diária que um vinhedo típico receberia não é totalmente possível, disse Shimomura.
Mas de que maneira iniciou-se o cultivo de uvas nesta peculiar estação de trem? Ocorreu em 1988 como uma forma de promover a cultura do vinho e as uvas especiais da região. As videiras Merlot e Niagara são cultivadas por vinicultores locais, e membros da comunidade se voluntariam para ajudar no cultivo das plantas, aprendendo como fertilizar, amarrar e podar as videiras.
Os frutos da colheita são geralmente apresentados aos visitantes como um presente de boas-vindas e usados para pesquisas em uma aula de vinificação de uma escola secundária local.
Embora as uvas produzidas no local tenham o objetivo principal de promover o enoturismo, em 2019 foram produzidas 100 garrafas de vinho, que foram feitas em uma vinícola local com o intuito de celebrar o 60º aniversário da elevação de Shiojiri ao status de cidade.