Navios da imigração e lista de imigrantes
Descubra de qual província, qual o navio e também a data de partida e chegada na qual o imigrante da sua família veio para o Brasil
Este artigo serve para prestigiar o belo trabalho feito pela Ashiato (pegadas / rastros), uma associação que reuniu muitos voluntários para realizar um projeto em 2005. Eles conseguiram concretizar um “Banco de Dados Digital” de TODOS os registros dos imigrantes japoneses que vieram ao Brasil entre 1908 e 1973.
Nem consigo imaginar o trabalhão que deve ter dado, reunir todos os documentos e registros tão antigos e ao mesmo tempo tão importantes para a história da Imigração Japonesa no Brasil. O objetivo desse grandioso trabalho era entregá-lo ao Museu Histórico da Imigração Japonesa, por ocasião das festividades de comemoração do centenário da imigração japonesa, ocorrido em 2008.
Realmente, uma bela homenagem aos bravos imigrantes que saíram da sua terra natal em busca de uma vida melhor na nossa terrinha.
E o melhor de tudo é que poderá matar a curiosidade e acender uma faísca aos novos descendentes, despertando neles o interesse de conhecer um pouco mais sobre a sua origem.
Eu não perdi tempo e fui correndo buscar o nome do meu pai na lista de passageiros e dessa forma descobri o nome da província e do navio em que ele veio, a data da partida e da chegada e até em qual fazenda ele foi inicialmente.
Além disso, se você clicar sobre o sobrenome pesquisado, aparecerá inclusive o nome dos parentes que estavam junto com ele durante a viagem. Muito legal não acham?
Se você é descendente de japonês, não deixe de procurar pelo nome de alguém da sua família que veio ao Japão como imigrante, afinal se não fosse por esta pessoa, você não estaria aqui no Brasil… aliás, sequer teria nascido. Aproveite para compartilhar com seus parentes e amigos descendentes japoneses.
Para acessar o Banco de Dados dos Imigrantes Japoneses do Brasil, basta entrar no site do Museu Histórico da Imigração Japonesa (Museu Bunkyo) e acessar o banner que tem na lateral, escrito “Navios de Imigração” ou então você pode acessar o link diretamente no site Ashiato. Não esqueça de habilitar o adobe flash (chrome://settings/content/flash) para poder visualizar a página.
Legal saber que esses dados estão todos reunidos e guardados eternamente no site do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Eu achei incrível e tenho certeza que muitos descendentes também vão achar!
79 Comentários