Por que do lado de fora de algumas casas no Japão encontramos garrafas pet com água?
Você já se perguntou para que servem essas garrafas de pet com água ao redor das casas em bairros residenciais no Japão? Descubra qual a finalidade delas.
Se você morou ou mora a algum um tempo no Japão, deve ter notado que do lado de fora de algumas casas há uma fileira de garrafas pet com água, não é mesmo? E com certeza, assim como eu, deve ter se perguntado qual a finalidade delas. Para quê elas servem, afinal?
A resposta se resume a duas palavras: gatos vadios. Mesmo em grandes cidades como Tóquio e Osaka, gatos de rua são vistos em grande número em bairros residenciais. Os governos de várias prefeituras consideram isso um problema sério e tentam encontrar uma solução.
Mas parece que nenhuma solução eficaz foi encontrada e com isso algumas pessoas resolveram agir por conta para evitar que os gatos da rua urinem ao redor do jardim ou entrada de suas casas. Uma das táticas usadas chama-se “Neko Yoke” ou “Neko Yoke Mizu”.
De que maneira as garrafas de água ajudam a repelir os gatos?
No Japão você poderá se deparar com garrafas pet com água encostados nas paredes ou ao redor de jardins das casas. Imagem: Pakutaso
Neko Yoke (猫よけ) ou Neko Yoke Mizu (猫よけ水) são os nomes dados para as garrafas pet com água que são enfileiradas ao redor das casas com o intuito de agir como “repelentes de gatos”. Muitos japoneses acreditam que o reflexo da água pode ligeiramente desorienta-los durante a noite, ou que ficarão com medo ao verem o reflexo de seu próprio rosto na garrafa.
Apesar de não existir nenhuma comprovação científica sobre isso, muitos acreditam que com isso, os gatos se afastarão de suas residências. Muito tem se debatido sobre esse assunto, com algumas pessoas dizendo que esse tipo de coisa é uma afronta à inteligência dos gatos.
Além disso, como muitas pessoas começaram a usar essa tática, os gatos agora parecem imunes ao efeito da garrafa de água. Alguns gatos simplesmente se sentam em frente às casas, sem se moverem nem mesmo ao som de uma buzina. No entanto, é interessante saber sobre diferentes teorias sobre o efeito que as garrafas de água enfileiradas podem causar nos gatos!
De onde surgiu essa teoria?
Esse gato não parece estar nem um pouco preocupado com essa tática que os humanos usam para espanta-lo.
Imagem: Pixabay
Dizem que a teoria surgiu em meados da década de 1990 após um programa de televisão apresentar uma mulher que dizia que resolvia seus problemas com os gatos dessa maneira.
O problema é que, segundo as pessoas céticas, as garrafas não funcionam. É claro que os felinos podem ficar desconfiados quando um novo objeto aparece em seu território, mas assim que descobrirem que não representa uma ameaça, eles agirão como sempre agem.
É bem provável que essa ideia prevalecente de que a luz atravessa a água e atue como um espelho ou caleidoscópio, o que por sua vez assustaria os gatos e os manteriam longe, não passe apenas de um mito urbano. Aliás foi essa a conclusão de um programa na TV japonesa onde vários especialistas como veterinários e cientistas foram consultados sobre o assunto.
Ineficaz e perigoso
Além das garrafas PET na parede ou ao redor do jardim do seu vizinho serem ineficazes, ainda oferece uma grande risco para as pessoas. Conta-se que um homem em Takamatsu, província de Kagawa, incomodado com os gatos, colocou uma garrafa pet para afasta-los.
Certa manhã, a água na garrafa agia como uma lupa, focalizando a luz do sol em um único ponto de sua casa, fazendo-a explodir em chamas. O incêndio resultante destruiu as venezianas e beirais da sua casa, depois saltou e consumiu a varanda do vizinho.
A Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres não possui estatísticas precisas referentes a incêndios causados por garrafas PET, pois se enquadram na categoria de “outras causas”. E apesar de cigarros e aquecedores portáteis serem os mais prováveis causadores de incêndios, acredito que é melhor evitar a tática das garrafas pet para espantar os gatos.
Eu pelo menos não arriscaria, e você?
3 Comentários