Cada parte do Japão tem um “Fuji san” para chamar de seu


Vários lugares do Japão tem um Fuji san para chamar de seu

Centenas de montanhas em todo o Japão são apelidadas de “Fuji” por se parecerem com o pico mais icônico do país. Confira alguns dos exemplos mais famosos.

Com sua simetria cônica perfeita e celestial, o Monte Fuji ocupa um lugar especial no coração de todos os japoneses. Este sentimento de anseio e devoção ao Monte Fuji fez com que cerca de 300 ou 400 montanhas em todo o Japão também fossem chamadas de “Fuji”.

1. Rishiri Fuji (Monte Rishiri)

Altura: 1.721 m
Local: Hokkaidō

Imagem: photo-ac.com

Este pico solitário está localizado na ilha de Rishiri, no Mar do Japão, parte da região de Wakkanai Nishikata, no norte de Hokkaidō. A ilha inteira é na verdade o vulcão, com sua base estendendo-se até o mar. O nome Rishiri é derivado da palavra indígena Ainu “ri-sir”, que significa “ilha alta”. É a mais setentrional das 100 famosas montanhas japonesas.

2. Ezo Fuji (Monte Yōtei)

Altura: 1.898 m
Local: Hokkaidō

Imagem: Pixabay

Localizado na extremidade oeste do Parque Nacional Shikotsu-Tōya. O antigo povo Ainu se referia à sua forma quase perfeitamente cônica como “matne-sir” que significa “montanha feminina”. O vulcão Ezo Fuji é considerado o símbolo da área de Niseko.

3. Tsugaru Fuji (Monte Iwaki)

Altura: 1.625 m
Local: Prefeitura de Aomori

Imagem: Wikimedia Commons

Este vulcão duplo, localizado no sudoeste da planície de Tsugaru, é o pico mais alto da província de Aomori. Ele floresceu desde os tempos antigos como uma montanha sagrada e é conhecido pelos habitantes locais como “Honorável Monte Iwaki”.

4. Nanbu Fuji / Nanbu Kata Fuji (Monte Iwate)

Altura: 2.038 m
Local: Shizukuishi, Hachimantai, Prefeitura de Iwate

Imagem: Wikimedia Commons

Com cinco erupções desde que os registros foram realizados pela primeira vez, a silhueta parece ter sido lascada de um lado, levando ao apelido de “Kata Fuji” ou Fuji unilateral. Sua forma robusta e suave é muito apreciada como um símbolo local.

5. Dewa Fuji (Monte Chōkai)

Altura: 2.236 m
Local: Prefeitura de Yamagata / Prefeitura de Akita

Imagem: photo-ac.com

Um pico autônomo localizado na fronteira entre as prefeituras de Yamagata e Akita. Suas encostas vão até o mar e seu cume fica a apenas 16 quilômetros do mar.

6. Aizu Fuji (Monte Bandai)

Altura: 1.816 m
Local: Prefeitura de Fukushima

Imagem: Pakutaso

Um vulcão de múltiplos picos que fica sozinho no meio da Prefeitura de Fukushima, considerado uma das 100 montanhas famosas do Japão. O Monte Bandai é formado pelo agrupamento dos principais picos: Monte Akahani e Kushigamine. O nome Bandai é um jogo de palavras que significa que esta montanha considerada sagrada, é uma escada rochosa para o céu.

7. Haruna Fuji (Monte Haruna)

Altura: 1.391 m
Local: Prefeitura de Gunma

Imagem: Wikimedia Commons

Trata-se de um cone central no topo do Monte Haruna. De acordo com a tradição local, o tengu Haruna , uma criatura lendária, anunciou que construiria uma montanha mais alta do que o Monte Fuji em uma noite, mas o amanhecer chegou antes que ele tivesse concluído sua tarefa, de modo que a forma lembra a do Monte Fuji, mas nem de longe é tão alto quanto.

8. Nikkō Fuji (Monte Nantai)

Altura: 2.486 m
Local: Prefeitura de Tochigi

Imagem: Wikimedia Commons

Esta é uma das vistas icônicas da cidade de Nikkō, ao lado do Lago Chūzenji, que foi formado por uma erupção que bloqueou o fluxo do rio. Considerada a montanha mais sagrada da região de Kantō, tornou-se um local sagrado para adoração na montanha.

9. Hachijō Fuji (Nishiyama)

Altura: 854m
Local: Tóquio

Imagem: Wikimedia Commons

Esta é uma montanha jovem, formada como um vulcão composto há apenas cerca de 10.000 anos. Hachijō Fuji é o pico mais alto das Ilhas Izu. Os acidentes geográficos vulcânicos podem ser apreciados caminhando ao redor da parede da cratera.

10. Ōmi Fuji (Monte Mikami)

Altura: 432 m
Local: Prefeitura de Shiga

Imagem: Greg Peterson (Flickr)

Esta não é uma montanha alta, mas a beleza de seu perfil enquanto desce até o Lago Biwa a tornou um marco. Murasaki Shikibu e Matsuo Bashō compuseram poemas em louvor ao Monte Mikami. “Ōmi Fuji” significa Monte Fuji de Ōmi, antigo nome da província de Shiga

11. Hōki Fuji / Izumo Fuji (Monte Daisen)

Altura: 1.709 m
Local: Prefeitura de Tottori

Imagem: Wikimedia Commons

Dependendo do ângulo que se vê, oferece uma perspectiva diferente. Do oeste, a montanha parece grande e sua forma perfeitamente cônica lembra o Monte Fuji. Tem sido um centro de adoração na montanha desde os tempos antigos e é considerada uma montanha sagrada.

12. Suō Fuji (Monte Himuro)

Altura: 563 m
Local: Prefeitura de Yamaguchi

Imagem: ameblo.jp

Conhecida como uma montanha sagrada, este tem sido um local de treinamento para monges budistas yamabushi desde os tempos de Heian (794-1185).

13. Satsuma Fuji (Monte Kaimon)

Altura: 924 m
Local: Prefeitura de Kagoshima

Imagem: Wikimedia Commons

Este é um vulcão ativo cônico que se projeta para o Mar da China Oriental no Parque Nacional Kirishima-Kinkōwan, no extremo sul da Península de Satsuma.

Fonte: nippon.com

1 Comentário

  1. Pingback: Monte Fuji e Nuvens Lenticulares | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *