Oshiê: A delicada arte japonesa de fazer quadros tridimensionais usando retalhos de tecido ou papeis coloridos
Oshiê é uma técnica milenar japonesa que consiste em sobrepor as peças de um desenho, para que cada parte apresente um efeito tridimensional (alto relevo).
Oshiê (押絵) é a arte de fazer quadros usando papel oriental especial, ou retalhos de fazenda coloridas. Cada parte é desenhada, recortada, forrada e montada como um quebra cabeças.
Oshi-e é uma expressão japonesa que vem de “Osu” (empurrar, apertar) e “e” (desenho). A técnica consiste em sobrepor as peças do desenho, para que cada parte fique em alto relevo, criando um efeito tridimensional. Originalmente o oshiê era feito com tecido (seda), mas hoje também costuma ser confeccionado com “washi” (papel japonês), feito com fibra de amoreira.
A origem da Arte Oshi-e
Imagem: @oshiarte (Instagram)
O papel washi tem uma grande importância cultural do Japão, tanto que foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Muito utilizado em origami, o washi também é utilizado de outras maneiras como em pergaminhos usados no Shodo (caligrafia japonesa), no Mizuhiki, fitas decorativas, chouchin (lanternas), wagasa (sombrinha tradicional japonesa), telas usadas em portas de correr, entre muitas outras coisas.
Imagem: @oshiarte (Instagram)
Outro item cultural que usa uma técnica semelhante é o Hagoita (羽子板), uma espécie de raquete de madeira usada originalmente para jogar hanetsuki, um jogo tradicional japonês.
Hoje, eles são usados como decorações tradicionais de Ano Novo, e segundo dizem, ajuda a afastar os espíritos malignos. Geralmente o Hagoita é decorado com papel washi onde um efeito 3D é criado com imagens de rostos de gueixas, atores de kabuki ou lutadores de sumo.
Imagem: @oshiarte (Instagram)
As técnicas de Oshiê remontam ao início do Período Edo (1603-1868), quando começaram a ser feitas decorações em que o material era colado em um fundo de papelão grosso. Era também utilizado enchimento de algodão para dar espessura aos desenhos.
Foi por meio desses métodos que se desenvolveram as técnicas de Oshi-e, e dessas técnicas resultou a possibilidade de criar colagens com efeito visual tridimensional.
Imagem: @oshiarte (Instagram)
Em inglês, a técnica de Oshiê é chamada de “Washi Paper Quilting”. Foi baseada em uma técnica tradicional de fabricação de bonecas japonesas “kime-komi”. Pedaços de tecido de “quimono” japonês ou retalhos de algodão eram usados para criar belas imagens de gueixas.
Imagem: @oshiarte (Instagram)
Cada parte do desenho é recortada, moldada e colada. As partes individuais são formadas pela criação de pequenas almofadas fofas “moldadas” e, em seguida, juntam-se como um quebra-cabeças para formar as imagens finais. O resultado é realmente impressionante.
Imagem: @oshiarte (Instagram)
Muito incrível esse tipo de artesanato japonês não é mesmo? Atualmente, muitas pessoas em todo o mundo exploram as técnicas Oshiê e criam belos quadros tridimensionais.
Neste artigo, reunimos alguns dos trabalhos da artista brasileira Cláudia Moreira, que mora no Japão, na cidade de Yokohama. Há muitos anos, ela tem se dedicado a essa arte tão bela, delicada e sofisticada. Para conhecer mais, visitem sua página no Instagram: Oshiearte.
3 Comentários