Empresário local cria sacolas comestíveis para proteger os sagrados cervos de Nara
Depois de saber sobre a morte de 14 veados que ingeriram sacolas plásticas, um empresário local decidiu criar o “Shikagami”, uma espécie de sacola comestível.
A cidade de Nara é um destino turístico muito popular no Japão. É o lar de muitos santuários e templos antigos e muitos outros locais de grande importância histórica, mas também é famoso pelo Nara Park, onde os visitantes podem interagir com os cervos sagrados de Nara.
Infelizmente, os animais muitas vezes adoecem e às vezes morrem após comer resíduos de plástico deixados pelos turistas. Após a morte de pelo menos 14 cervos, encontrados com plástico em seus estômagos, um empresário local chamado Hidetoshi Matsukawa, começou a desenvolver uma alternativa que fosse comestível e mais amigável ecologicamente.
Essas sacolas plásticas foram retiradas do estômago de um cervo morto. Imagem: CNN
Ele é presidente da Nara-ism, uma loja atacadista de souvenirs, e é um dos três idealizadores das sacolas “Shika-gami” (papel para cervos). A sacola é feita de farelo de arroz e caixas de leite, e foi inspirada no Shika Sembei, biscoito usado por turistas para alimentar os cervos.
“Eu queria fazer algo para proteger o cervo, que é o símbolo de Nara”, disse ele à CNN. “Aprendemos que o farelo de arroz é principalmente desperdiçado no processo de polimento do arroz“, continuou. “Portanto, esta alternativa também ajuda a reduzir esse desperdício.”
Imagem: Wikimedia Commons
A equipe teve o produto analisado pelo Laboratório de Pesquisa de Alimentos do Japão para garantir que era seguro. Matsukawa acredita que a iniciativa pode se beneficiar a conscientização dos visitantes, além de contribuir para a substituição das sacolas plásticas.
Após ter essa ideia, ele contatou outros empresários que trabalhavam em setores que poderiam ajudar a produzir as sacolas. Junto com o empresário de papelaria, Takashi Nakumara, e o chefe da empresa de design, Kiyoshi Ogawa, Matsukawa usou farelo de arroz dos biscoitos de cervos e polpa de embalagens de leite reciclado para criar o novo material ecológico.
Imagem: asahi.com
Além de ser inovadora, essas sacolas comestíveis também são cuidadosamente decoradas com belas ilustrações minimalistas. A frente da sacola inclui um veado com uma marcação em forma de coração e pede aos turistas que respeitem o lugar e os animais que ali vivem.
As sacolas comestíveis para uso experimental já foram adotadas pela Associação de Turismo da Cidade de Nara e por uma loja de souvenires no Templo Todaiji. Matsukawa e seus parceiros estão buscando maneiras de refinar a produção e assim reduzir o custo do produto.
Imagem: Wikimedia Commons
Enquanto isso, a Associação de Turismo de Nara e as empresas locais tem apoiado a missão da marca que é o de “Proteger o meio ambiente e os sagrados cervos de Nara”.
Ele descreveu o cervo como “um recurso importante” que deve ser preservado e tratado com respeito. Protege-los também significa proteger a economia da Prefeitura de Nara”.
A apenas 45 minutos de trem de Kyoto, Nara é um destino popular para visitantes do Japão e abriga cerca de 1.000 cervos, que são considerados sagrados na cultura japonesa.
Os cervos que vivem no Nara Park e caminham livremente pelos arredores da cidade são amados pelos habitantes locais e são conhecidos internacionalmente por se curvarem em troca de guloseimas. Eles também foram designados pelo governo como um tesouro natural nacional.