As incríveis mini florestas de bonsai criadas pelo mestre Masahiko Kimura
Ao contrário de outros artistas, Masahiko Kimura quebrou as regras tradicionais da arte de fazer bonsai, criando suas próprias técnicas e seu próprio estilo e design.
Bonsai é uma forma de arte japonesa que remonta a séculos. Junto com o Ikebana e jardins Zen, é considerada uma das expressões mais reconhecidas da cultura japonesa em todo o mundo e atualmente, não existe um mestre de bonsai tão respeitado quanto Masahiko Kimura.
Visto como um rebelde na juventude, Kimura deixou de lado o sonho de ser roqueiro e começou a sua carreira como artista de bonsai aos 15 anos de idade. Tudo começou quando ele serviu como aprendiz do mestre de bonsai Motosuke Hamano, no Bonsai Garden Toju-en.
Imagem: Omiya Bonsai Art Museum
No início, suas criações não convencionais de bonsai geraram controvérsia. Considerado por alguns tradicionalistas como um artista inconformado, Kimura continuou a quebrar as regras tradicionais de fazer bonsai. Normalmente, a arte envolve o cultivo de uma única árvore ou arbusto plantado em um recipiente. Em vez de plantar apenas uma árvore miniaturizada, Kimura criou de forma brilhante uma minifloresta brotando de uma madeira morta inclinada.
Seu trabalho foi mais tarde aceito e ele agora é amplamente reconhecido como um dos maiores mestres do bonsai. Nascido em Saitama, Japão, em 31 de março de 1940, sua excepcional técnica de modelagem recebeu o título de “Magical Technician of Kindai Shuppan”.
Após onze anos trabalhando com Hamano, Kimura decidiu prosseguir na arte bonsai por conta própria. Desde então, ele criou várias obras-primas que são consideradas as melhores do mundo. Mas sua última criação, a floresta Hinoki que apresenta uma mini floresta que desafia a gravidade, é provavelmente sua obra de arte bonsai mais impressionante até agora.
Este belo Bonsai acima foi vendido em 2018 na 38ª Exposição
Anual Nippon Bonsai Taikan por ¥ 1.800.000. Imagem: Bonsai Kyogei
Ele produziu e vendeu várias versões da Floresta Hinoki. Mas a versão original, que ele criou há mais de 20 anos, ainda está orgulhosamente em seu impressionante jardim. Seu jardim está localizado em Omiya, província de Saitama, e está aberto ao público mediante solicitação.
Aos 60 anos de idade, o mestre Masahiko Kimura não mostra sinais de desaceleração em relação à sua arte. Por meio de sua impressionante rede de aprendizes ao redor do mundo, seu estilo e legado só aumentaram com o tempo. Kimura continua seu trabalho para manter viva a tradição do bonsai por meio de exposições, workshops e inúmeras publicações.
Conheça o jardim bonsai de Masahiko Kimura em Omiya:
As técnicas excepcionais de bonsai de Masahiko Kimura cativaram muitos artistas de bonsai de todo o mundo. Desde 1988, tem recebido prêmios de prestígio e vários aprendizes vindos de diferentes países. Saiba mais sobre o mestre de bonsai nesta entrevista de 2016:
Pingback: Daisugi: Silvicultura Sustentável no Japão | Curiosidades do Japão