10 molhos tradicionais japoneses


10 melhores molhos japoneses

Esses 10 molhos tradicionais acompanham diversos pratos da culinária japonesa. Carregados de umami, eles levantam o sabor de qualquer refeição no Japão.

Molho é tudo de bom não é mesmo? E no Japão podemos observar uma grande variedade de molhos com sabores únicos. Alguns podem ser levemente adocicados, outros um pouco picantes, de qualquer forma, alguns alimentos são difíceis de imaginar sem eles.

Eles tornam a nossa comida mais saborosa e às vezes, é divertido misturar dois molhos diferentes para assim transforma-lo em um novo sabor. A culinária japonesa é uma das mais saborosas do mundo e esses molhos, sem dúvidas, contribuem para sua excelência.

Se você já esteve no Japão e experimentou okonomiyaki, sushi, tonkatsu, entre outras delícias nipônicas, deve ter se perguntado do que é feito os molhos que os acompanham. Para te dar uma luz sobre o assunto, resolvemos postar sobre 10 molhos consumidos no Japão.

10. Molho Tonkatsu

Para quem não conhece tonkatsu, é uma costeleta de porco empanada e frita, muito popular no Japão e presente em diversos pratos. O molho que o acompanha é ligeiramente doce e picante, sendo semelhante ao molho inglês porém apresenta uma textura muito mais viscosa.

Seus ingredientes principais são molho inglês, ketchup, açúcar granulado e molho de soja (shoyu). Pode-se usar também mostarda de Dijon e saquê para complementar e realçar o sabor do molho. Versões mais elaboradas também podem incluir molho de peixe e/ou molho de ostra. Amido de milho também pode ser incluído no preparo, para deixá-lo ainda mais viscoso.

As versões industrializadas do molho tendem a utilizar frutas e legumes na sua preparação. É possível também adicionar maionese japonesa ao molho tonkatsu, que difere da maionese ocidental por ser feita apenas com as gemas dos ovos e vinagre de arroz ou maçã.

O tonkatsu é uma carne de porco empanado frito comum, mas o molho faz toda a diferença, tornando essa refeição memorável. Além da carne de porco, este molho pode ser servido sobre qualquer carne empanada. Experimente e você pravará um prato de dar água na boca.

9. Molho Kushikatsu

Este molho também acompanha alimentos fritos. No caso do molho kushikatsu, ele acompanha vários alimentos fritos em espetos de madeira de bambu que leva o nome de Kushikatsu ou Kushiage. O molho é semelhante ao tonkatsu, porém um pouco mais adocicado e a textura mais fina. Não é fácil de encontrar, pois apenas algumas lojas selecionadas no Japão o vendem.

Por outro lado, você pode encontra-lo facilmente em restaurantes e bares Izakaya, onde o molho fica disponível em um recipiente na mesa para ser consumido por várias pessoas. Como o molho costuma ser dividido entre os clientes, você não deve mergulhar o alimento depois de mordido no molho pois isso é considerado anti-higiênico e visto como falta de educação.

Caso queira despejar mais um pouco de molho no seu kushikatsu mordido, você pode usar um pincel ou uma fatia de repolho servida como cortesia em seu balcão e assim retirar o molho do recipiente e despejar sobre o kushikatsu em seu prato. O molho kushikatsu tem um sabor muito bom e pode ser usado para marinar carnes que irão para grelha ou já grelhadas.

8. Molho Yakiniku Tare

Este molho e carne grelhada são praticamente feitos um para o outro. Yakiniku significa carne grelhada e é o nome dado ao famoso churrasco japonês. Por si só, o yakiniku já é delicioso, mas os japoneses inventaram este molho que torna o prato ainda mais perfeito.

O Molho Yakiniku pode ser facilmente encontrado em supermercados japoneses, mas você também pode fazer em casa! Como no churrasco japonês a carne geralmente não é marinada ou temperada antes de ser grelhada, o molho faz toda a diferença no sabor.

O molho típico é feito de molho de soja misturado com saquê, mirin, açúcar, alho, suco cítrico e sementes de gergelim. Esse molho também é chamado de Molho Teppanyaki. Existem várias versões do molho onde pode ser adicionado gengibre e outras especiarias.

Depois de grelhar a carne apenas despeje o molho sobre ela e instantaneamente você sentirá um sabor dos deuses. É um molho de textura fina e vem em uma variedade de sabores. Dependendo da sua escolha, você pode apreciá-lo um pouco mais picante ou adocicado.

7. Molho Yakisoba

O Molho de Yakisoba é usado principalmente para temperar Yakisoba, o clássico macarrão frito japonês que acompanha carne de porco, vegetais e gengibre. Doce e salgado, este molho versátil também pode ser usado em qualquer uma de suas receitas de salteados.

Para uma receita básica, tudo o que você precisa é de molho inglês, molho de ostra, ketchup, molho de soja e açúcar (ou mel). Misture todos os ingredientes em uma tigela e bata bem. Experimente e ajuste os temperos ao seu gosto. É muito fácil e delicioso!

O molho é espesso e marrom com uma leve consistência azeda. Depois de grelhar o yakisoba, acrescente este molho e você terá feito uma refeição excelente, farta e carregada de sabor. Você também pode encontrar esse molho industrializado em supermercados japoneses.

6. Molho Goma Dare (molho de gergelim)

A maioria dos molhos mencionados são de textura fina, mas este molho, tal como o tonkatsu que mencionamos acima, é espesso e cremoso. É feito com sementes de gergelim e acompanha muito bem carnes ou saladas. Há quem o consuma até com frutas.

A melhor refeição para consumir o Goma Dare, entretanto, é o shabu shabu, ou Hot Pot japonesa. Aqueça a carne ou os vegetais no caldo fervente e, em seguida, mergulhe-os neste delicioso creme marrom claro para torná-lo mais saboroso a cada mordida.

Como você pode ver no vídeo acima, o molho Goma Dare pode ser feito em menos de um minuto. E o que é melhor é que você pode adaptar a receita para adequar ao seu gosto, adicionando um pouco mais de tahine para uma explosão mais intensa de gergelim ou suavizá-lo com uma pitada extra de mirin ou maionese para dar mais doçura e cremosidade.

5. Karashi (molho de mostarda picante)

A mostarda mais popular no Japão é a Karashi, que pode ser tão picante quanto wasabi. É usada para apimentar salsicha, nikuman (pãozinho recheado à vapor), entre outros pratos.

Apesar da cor semelhante a da mostarda ocidental, Karashi contém sementes da espécie Brassica Juncea (Mostarda-castanha), tornando-a mais picante e com maior probabilidade de dilatar suas narinas. O Japão não tem muita comida picante em sua culinária, e karashi pode ser uma opção para aqueles que querem provar algo diferente do famoso wasabi.

Você pode comprar Karashi em pó e em pasta. O pó Karashi é misturado com água para se tornar uma pasta. A pasta Karashi industrializada é vendida em tubo e está pronta para uso, assim como o Wasabi. Caso não tenha acesso a eles, você pode tentar adaptar a receita, misturando molho de soja, saquê, mostarda dijon e um pouquinho de molho de pimenta.

4. Molho Okonomiyaki

O Molho Okonomiyaki é o delicioso molho que acompanha a saborosa panqueca japonesa chamada Okonomiyaki, onde repolho, porco ou polvo, um ovo frito, entre outros, são misturados a uma massa de farinha e grelhada em uma chapa. É um pouco semelhante ao molho de yakisoba, de cor marrom, agridoce e espesso, mas com um sabor mais ácido e rico.

E quando colocado em cima do okonomiyaki, a maionese que é colocada sobre a panqueca acaba se misturando a esse molho, fazendo com que o sabor fique ainda mais inigualável. Além disso, você pode adicioná-lo em outros pratos como frituras, salteados e grelhados.

Para fazer é muito fácil e simples. Você vai precisar de apenas 4 ingredientes: ketchup, molho inglês, molho de ostra e açúcar (ou mel). Misture todos os ingredientes em uma tigela e bata bem. Experimente e ajuste os temperos, se necessário. É simples assim!

3. Molho Miso

Um dos temperos japoneses básicos, o miso é uma pasta feita de soja, sal e koji. Koji é um tipo de arroz fermentado, mas o miso também pode ser feito de cevada, feijão ou trigo.

Não só usada para fazer sopas como o famoso Misoshiru, também é possível criar molhos a partir da pasta de soja, que vai bem com carne ou vegetais cozidos no vapor. Para fazer em casa, a receita é simples: basta misturar uma boa porção de pasta de miso, mirin, saquê e açúcar. O vídeo abaixo apresenta outra variação, com gengibre, vinagre de arroz e mel.

https://www.youtube.com/watch?v=0A8PZKK6mk8

É facilmente encontrado em supermercados japoneses em diferentes versões. Por causa de sua mistura de sal, álcool e grãos fermentados, ele pode ficar na geladeira por meses sem estragar. O molho pode ser usado também para marinar carnes e vegetais antes de grelha-los.

2. Molho Ponzu

Pode parecer molho de soja, e é feito de molho de soja, mas está longe de ser somente isso. Ponzu tem uma textura líquida e um sabor cítrico que combina com uma variedade de alimentos, como salada ou carne. O molho leva como ingredientes uma mistura de ponzu (suco cítrico de sudachi, yuzu e kabosu e vinagre), molho de soja, açúcar ou mirin e dashi.

Devido à sua versatilidade e sabor refrescante, você pode usar o molho de muitas maneiras diferentes. Desfrute do ponzu como molho para shabu-shabu ou frutos do mar, como marinada para carnes grelhadas e vegetais ou molho para saladas ou macarrão frio.

Adicione mais katsuobushi para um molho mais esfumaçado e rico em umami. Uma ótima receita para uma carne mais saborosa é cobri-lo com rabanete ralado misturado com molho ponzu. Por si só, este molho pode erguer o sabor de um prato de vegetais ou carnes.

1. Molho de Soja

Você verá molho de soja nas mesas de praticamente todos os restaurantes japoneses. Este maravilhoso líquido de cor preta não é apenas um condimento popular encontrado em quase todas as despensas do mundo, mas é um dos melhores molhos já inventados.

Feito com o líquido da soja fermentada, cereal torrado, água e sal marinho, o molho de soja ou o shoyu como também é chamado, é extremamente salgado mas é capaz de realçar o sabor de qualquer carne, além de ser um ótimo complemento para outros tipos de molhos.

Que tipo de comida seria o sushi sem essa grande bênção? Seria apenas peixe cru com arroz embaixo, só isso. Pode ser encontrado não só no Japão como em quase todos os supermercados do mundo e em qualquer restaurante japonês do mais simples ao requintado.

Gostou de conhecer alguns molhos tradicionais na culinária japonesa? Qual o seu preferido? Caso vá ao Japão, não esqueça de trazer algumas amostras desses molhos. Eles com certeza deixarão sua comida mais saborosa e adicionarão um toque asiático à sua cozinha. 🙂

Fonte: taiken.co, justonecookbook.com

3 Comentários

  1. Sérgio Pereira

    meu deus! … e aquele molho que eu mais adoro … um molho docinho … Acho que se chama terê!!
    É simplesmente delicioso, perfeito……

    E vocês tiveram a coragem de não citá-lo!!!

    Vim aqui neste site justamente para colher mais infomações sobre esse molho simples e não encontrei nada!!!

    Uma pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. (:

    O moço o nome do molho é Tarê e tem sim se você procurar melhor você consegue achar o “Tarê” é a outra parte de seu nome.

  3. Ana Paula Diunizio Nakahira

    Olá estou procurando o pó que usa pra fazer Yakisoba shio dare achei que ia achar aqui 😭

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *