No Dia do Banheiro celebrado em 10 de novembro, que tal conhecer algumas curiosidades sobre banheiros no Japão?
Você sabia que o Dia Mundial do Banheiro é celebrado anualmente no dia 19 de novembro? Foi criado em 2001 pela Organização Mundial do Banheiro e é uma data oficial das Nações Unidas desde 2013. Mas você sabia que o Japão também tem seu próprio “Dia do Banheiro”?
De acordo com a Japan Toilet Association (Associação Japonesa do Banheiro), o “Dia do Banheiro” é celebrado no dia 10 de novembro. Essa homenagem ao banheiro surgiu pela primeira vez em 1986 após uma interpretação criativa dos números 10 (“To”) e 11 (que se parece com “ii”), quase se assemelhando a “ toire ”, a palavra japonesa para banheiro.
Outra interpretação é que os números 11/10 (para o mês e o dia) podem ser lidos como ii-to (ire), que também significa “”Good Toilet” ou “Bom Banheiro”. Para celebrar esse dia tão “especial”, reunimos alguns fatos e curiosidades sobre os banheiros no Japão.
1. Banheiros públicos no Japão
pakutaso.com
No Japão, a maioria dos destinos turísticos oferece banheiros públicos gratuitos aos visitantes. Também podemos encontra-los em aeroportos, estações de trem, shopping centers, restaurantes e parques, assim como também em lojas de conveniência e supermercados.
Podemos encontrar desde babheiros simples de estilo tradicional, quando banheiros ultra modernos e tecnológios. Em algumas das instalações, dependendo do tipo, pode ser melhor pedir permissão para usar o banheiro, portanto, certifique-se de dizer algo antes de usar.
2. Como dizer banheiro em japonês
Imagem: Wikimedia Commons
No Japão, existem muitas expressões usadas para a palavra “banheiro”, como “otearai” e “toire”. Alguns são considerados mais informais e outros, mais educados.
Por exemplo, se você estiver comendo em um restaurante, em vez de usar a palavra toire (“banheiro”), que é mais informal, pode optar por expressões mais refinadas, como keshoshitsu (“toalete”) ou otearai (que literalmente significa ” lugar para lavar as mãos “).
Se você tem pais, avós ou bisavós japoneses, deve saber que eles usavam a palavra benjo (便所) para se referir a banheiro. No entanto esta palavra tornou-se obsoleta e não costuma mais ser usada. Confira abaixo uma lista de palavras que se referem a banheiro no Japão.
Palavras que significam “banheiro” em japonês
Japonês | Pronúncia |
お手洗い, 御手洗い | Otearai |
洗面所 | Senmenjo |
化粧室 | Keshō-shitsu |
トイレ | Toire |
WC | Sigla para “Water Closet” |
厠 (かわや) | Kawaya (Um estilo antigo de banheiro) |
3. Tipos de banheiros
No Japão, os banheiros são classificados em três grandes categorias. O primeiro é o Washiki toire (和式), o toalete tradicional japonês, em seguida é Yoshiki toire (様式), o toalete de estilo ocidental e por último, o Washlet (ウォシュレット) que é o toalete tecnológico.
Dependendo do local, como em pontos turísticos e edifícios mais antigos, você pode encontrar o toire washiki que são os toaletes japoneses tradicionais. No entanto, hoje em dia, na maioria dos lugares, é comum encontrarmos toaletes de estilo ocidental ou multifuncionais.
O sanitário tradicional japonês – Washiki
Imagem: Pakutaso
Os banheiros japoneses tradicionais, ou toire washiki, envolvem agachar-se sobre o mictório. Os brasileiros no Japão costumam chama-lo de “motoquinha”. Atualmente, esse tipo de sanitário tem se tornado cada vez mais incomum. Como mencionado anteriormente, você os encontrará principalmente em banheiros públicos de destinos turísticos e edifícios antigos.
Para usa-lo é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é ficar em pé sobre o sanitário e se agachar. Mas o mais importante é a direção correta para agachar. Como você pode ver na foto abaixo, você precisa se agachar de frente para o capô chamado de kinkakushi.
Imagem: matcha-jp.com
Ele é semelhante aos encontrados em outros países asiáticos. Embora esteja se tornando cada vez mais raro nas grandes cidades, é ainda muito usado nas áreas rurais e dentro de um mesmo banheiro público, você encontrará pelo menos uma cabine com este tipo de sanitário.
Esse tipo de sanitário ainda também pode ser encontrado em banheiros de empresas, fábricas e escolas. Por falar em escolas, em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) descobriu-se que de 1,4 milhão de banheiros instalados nas escolas, 56,7%, eram do estilo washiki, que é o de agachar.
Imagem: Wikimedia Commons
O problema é que como esse tipo de vaso sanitário não é mais usado em casas modernas, muitas crianças estavam tendo dificuldades em usa-lo, o que levou muitos pais a pedirem às escolas que se livrem dos banheiros em estilo japonês e os substituam pelos ocidentais.
No entanto, a Japan Toilet Labo (NPO), também conhecido como Japan Toilet Research Laboratory, adverte contra as escolas que se livram de todos os seus sanitários de agachar. Embora tenham se tornado muito incomuns em casas japonesas, algumas casas mais antigas ou de baixa renda ainda têm banheiros de estilo japonês, e os alunos que estão acostumados a eles podem se sentir desconfortáveis em usar um banheiro de estilo ocidental.
Além disso, muitos consideram anti-higiênico o fato de se sentarem no mesmo assento do vaso sanitário que outros usuários sentam. No entanto, o MEXT descobriu que 85,2% dos municípios planejam aumentar o número de banheiros de estilo ocidental em suas escolas no futuro, com cerca de metade desse grupo dizendo que querem que 90% sejam do estilo ocidental.
O sanitário de estilo ocidental – Yoshiki
Imagem: photo-ac.com
Esta variedade de banheiro é a mais comumente encontrada no Japão. É de estilo ocidental e pode ser usado da mesma forma que você usa no Brasil e na maioria dos países.
Na maioria das vezes, você encontrará uma pequena pia na parte superior do vaso. Assim que você dá a descarga, a água que abastece a caixa de descarga sai pela torneira. Esta água é limpa e pode ser usada para lavar as mãos. É uma maneira inteligente de economizar água.
O sanitário tecnológico Washlet
Imagem: photo-ac.com
Washlet (ウォシュレット Woshuretto) é um tipo de vaso sanitário Hi-tech, com funções de bidê, assento aquecido, entre outras funções. É uma marca registrada da empresa Toto Ltd., mas a palavra acabou sendo utilizada de forma genérica para descrever vasos sanitários semelhantes.
O produto Washlet Zoe da Toto está listado no Guinness World Records como o vaso sanitário mais sofisticado do mundo, com sete funções. No entanto, como o modelo foi introduzido em 1997, agora é provável que seja inferior ao modelo mais recente da Toto, o Neorest.
Imagem: pakutaso.com
O primeiro assento de vaso sanitário com bidê integrado foi produzido na Suíça pela Closomat em 1957. A era do vaso sanitário de alta tecnologia no Japão começou em 1980 com a introdução do Washlet G Series da Toto e, desde então, o nome do produto washlet tem sido usado para se referir a todos os tipos de sanitários japoneses de alta tecnologia.
Embora o vaso sanitário pareça um vaso de estilo ocidental à primeira vista, existem vários recursos adicionais, como aquecimento de assento, opções de massagem, ajustes de jato de água, abertura automática da tampa, descarga automática, painel de controle sem fio, etc
Esses recursos podem ser acessados facilmente por um painel de controle (geralmente sem fio) anexado ao assento ou em uma parede próxima. Esse tipo de sanitário tem se tornado tão popular que quase metade de todas as residências modernas do Japão possuem esse tipo de sanitário, excedendo inclusive o número de residências com um computador pessoal.
Síndrome Washlet
Segundo alguns proctologistas no Japão, uso repetitivo do jato de água quente em alta pressão pode enfraquecer a capacidade de auto-evacuação de quem utiliza Washlet. Isso pode levar a uma constipação mais séria, conhecida como “Síndrome do Washlet”. Por causar uma limpeza excessiva, este hábito pode acabar favorecendo bactérias que causam esta inflamação.
Mictório masculino no Japão
Imagem: pakutaso.com
Além dos sanitários citados acima, também existem os mictórios voltados para o público masculino. Eles são iguais aos que existem em outros países. Uma alavanca / botão é usada para descarga ou em alguns casos, ela é liberada automaticamente assim que se afasta deles.
Toalete multifuncional – Toire Takino
Imagem: photo-ac.com
Toire takino (多機能) é um toalete multifuncional, também comum em outros países. São instalações sanitárias mais amplas do que o habitual, podendo ser utilizadas por pessoas em cadeiras de rodas ou por mães com bebês de colo ou crianças pequenas. Embora qualquer pessoa possa usar esses banheiros, seu uso é priorizado para as pessoas listadas acima.
4. O banheiro separado da área de banho
Imagem: photo-ac.com
O vaso sanitário geralmente é separado da área do banho. Mas em quitinetes e quartos de hotel eles podem ocupar o mesmo lugar como forma de otimizar o espaço. Na área de banho é comum ter uma banheira e uma ducha, que para ser utilizada é necessário entrar na banheira.
O sanitário instalado em local distinto da área de banho tem a vantagem de que podem ser uados por duas pessoas ao mesmo tempo, ao contrário do banheiro integrado.
5. A descarga nos banheiros japoneses
Imagem: matcha-jp.com
No Japão, existem diferentes métodos de descarga, dependendo do tipo de banheiro. Se for um vaso sanitário que tem caixa de descarga, geralmente há uma alça na lateral ou na frente da caixa que basta ser puxada. Em instalações públicas, banheiros japoneses de estilo tradicional ou que não tem caixa de descarga, você deve puxar a alavanca na parte de trás do vaso.
Imagem: matcha-jp.com
Existem também modelos em que a descarga do vaso sanitário pode ser feita pressionando um botão na parede ou simplesmente aproximando a mão sobre um sensor. Já os vasos sanitários mais modernos, dão descarga automaticamente assim que você levanta do assento.
6. O Papel higiênico deve ser jogado diretamente no vaso
Imagem: Wikimedia Commons
O papel higiênico japonês é projetado para se dissolver facilmente na água, e o país possui um sistema de esgoto muito avançado e bem operado. Portanto, você não precisa se preocupar em jogar papel higiênico diretamente no vaso. Mas, lembre-se: Não jogue nada mais além disso.
Fraldas e absorventes usados devem ser descartados na pequena lata de lixo localizada dentro da cabine. Antes de sair, verifique se há algo que você possa ter deixado cair na área ao redor do banheiro e não se esqueça de dar descarga para que outra pessoa possa usá-lo.
Em banheiros femininos pode-se encontrar um tipo de lixeira que abre a tampa sozinha quando sua mão se aproxima dela. Esse tipo de lixeira é considerada bem higiênica pois não há necessidade de toca-las e também evita que as usuárias vejam o que tem dentro dela.
O fato do papel higiênico ser jogado diretamente no vaso sanitário após o uso é algo muito prático e higiênico e por força do hábito, é comum muitas pessoas continuarem jogando o papel quando retornam ao Brasil, o que pode causar entupimentos nas tubulações.
7. Dispensers para limpeza do assento do vaso sanitário
Imagem: escapingtheemptynest.com
Os banheiros japoneses costumam ter dispensers com produtos desinfetantes líquidos para limpar o assento do vaso sanitário. Eles são instalados para lidar com questões de higiene e para pessoas que têm aversão a sentar em um assento onde outra pessoa se sentou. Basta borrifar um pouco de líquido em um pedaço de papel higiênico e passar no assento.
8. Simulador de som de água de descarga
Imagem: matcha-jp
No Japão, com o objetivo de abafar qualquer tipo de som constrangedor na hora de evacuar, existe uma função que simula o som de água de descarga nos banheiros. Em alguns casos, o som começa a tocar automaticamente ao detectar que alguém entrou na cabine.
Outras vezes, pode ser necessário apertar um botão para iniciar o simulador de som. Embora possam parecer bastante semelhantes, este botão é diferente do botão de descarga, portanto, tome cuidado para não confundir os dois. Esse dispositivo que foi desenvolvido no Japão é curiosamente chamado de Otohime (音姫), que significa algo como “princesa do som”.
Usado principalmente em banheiros femininos, ele foi criado porque as mulheres japonesas costumavam dar descarga de duas a cinco vezes, em média, para evitar que fossem ouvidas. Então, o Otohime foi criado com o objetivo de reduzir esse desperdício de água.
9. Botão de chamada de emergência
Imagem: dailyportalz.jp
Alguns banheiros possuem um botão de chamada de emergência, chamado “yobidashi botan” (呼出ボタン), que pode ser encontrado geralmente ao lado do botão de descarga. Destina-se a ser utilizado por pessoas com deficiência ou caso alguém venha a ter um mal súbito.
Ao aciona-lo, você estará fazendo uma chamada para alguém vir socorre-lo no banheiro, portanto, certifique-se de não usar esta função, exceto em caso de emergência.
10. Dobras em triângulo no papel higiênico
Imagem: photo-ac.com
No Japão é comum encontrarmos uma dobradura de triângulo na extremidade do papel higiênico (Toilegami) nos banheiros de estabelecimentos comerciais, restaurantes ou hotéis. Percebemos esse zelo mesmo em banheiros simples como das lojas de conveniência.
Esse hábito, mesmo que possa parecer algo simples, deixa o ambiente com a aparência mais organizada e elegante. Supostamente esse triângulo na extremidade do papel higiênico serve para indicar que o funcionário do local acabou de fazer a limpeza do banheiro.
Bônus: Banheiros transparentes em parques no Japão
Para fechar com chave de ouro essa matéria sobre banheiros no Japão, vamos comentar sobre os recentes banheiros transparentes instalados em parques publicos em Tóquio. Eles podem ser encontrados nos parques de Yoyogi Fukamachi e de Haru-no-Ogawa no distrito de Shibuya.
O projeto foi desenvolvido pelo renomado escritório de arquitetura japonês Shigeru Ban, já premiado com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial. Apesar do Japão ser considerado um dos países mais limpos do mundo, o projeto visa acabar com os estereótipos de que os banheiros públicos no país sejam escuros, sujos, fedidos e assustadores.
De acordo com os inventores, a ideia é que o usuário consiga ver se o local esta ocupado e limpo já do lado de fora. Pode parecer um pouco estranho, mas pelo menos as paredes se tornam opacas para dar privacidade a quem usa a estrutura quando a porta é trancada.
Menos mal né? 😁 Você teria coragem de usa-los? Os idealizadores também afirmam que outra vantagem é que à noite os banheiros iluminam o parque, “como uma bela lanterna”. Até meados de 2021, os banheiros transparentes serão instalados em 17 localidades da região.
E aí? Gostou dessas curiosidades a respeito dos banheiros japoneses? O que te deixou mais impressionado? Ah, e antes que eu me esqueça: Feliz Dia do Banheiro! 🚽🚽🚽
Pingback: 10 fatos perturbadores do período Edo | Curiosidades do Japão