Governo japonês proíbe a Yakuza de dar doces de Halloween para crianças


Governo japonês proíbe a Yakuza de dar doces de Halloween para crianças

A organização criminosa tem distribuído doces no Halloween desde 2013, mas a partir deste ano, as crianças de Kobe terão que procurar doces em outro lugar.

O Halloween é um evento que tem crescido em popularidade no Japão nos últimos anos, com o país adotando vários costumes de celebração em diversos lugares do país. Primeiro veio o cosplay, depois as decorações pela cidade e em seguida, os doces temáticos.

Travessuras ou gostosuras, no entanto, é um costume que você só encontrará em poucos lugares no Japão, tais como eventos realizados durante o dia em lojas ou shopping centers … ou, curiosamente, na sede do Yamaguchi-gumi, um dos maiores clãs da yakuza.

Yamaguchi-gumi é o maior grupo de yakuza do Japão, com mais de 23.000 membros. A organização criminosa tem distribuído doces no Halloween em sua sede em Kobe desde o ano de 2013, acenando para as crianças e as convidando para atravessarem os portões e entrarem em seu complexo aos gritos de “Happy Halloween!” e “Entre e pegue seu doce!”.

Governo japonês proíbe a Yakuza de dar doces de Halloween para crianças

Do lado de dentro do portão, decorações infladas de Jack-o’-lantern e fantasmas, bem como luzes festivas laranja e roxas. As crianças recebem sacos de doces e salgadinhos comprados em lojas, juntamente com algodão doce feito no local pelos mafiosos, alguns deles embalados em bolsas decoradas com personagens da Disney como a Frozen, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=PP4mvb2KL0M

Em 2015, as festividades de Halloween chegaram a ser canceladas por causa de brigas com uma facção que se separou do grupo, agora denominada como Kobe Yamaguchi-gumi. Mas nos anos posteriores, o Yamaguchi-gumi continuou a distribuir doces, normalmente.

https://www.youtube.com/watch?v=QhUX4XUV-Ys

Este ano, no entanto, as crianças locais ficarão muito desapontadas, já que o Yamaguchi-gumi está legalmente proibido de dar doces para as crianças no tão esperado Halloween.

Esta semana, a Assembleia da Prefeitura de Hyogo, da qual Kobe faz parte, votou unanimemente pela revisão das Ordenações de Exclusão do Crime Organizado, acrescentando que é ilegal uma organização criminosa dar presentes (monetários ou não) a menores, assim como convida-los a entrar em suas instalações, ou corresponder-se com eles.

As exceções são feitas por “razões legitimamente justificáveis”, mas distribuir lanches em uma tentativa descarada de agradar as crianças não é suficiente, dizem os legisladores.

A revisão, que entra em vigor no dia 26 de outubro, foi inicialmente apresentada para discussão em julho deste ano e ocorre após o aumento dos níveis de violência de gangues em Hyogo desde o outono do ano passado. Embora a prefeitura de Kanagawa tenha uma lei semelhante em vigor, Hyogo é o primeiro no Japão a definir punições específicas, com reincidentes que podem pegar até seis meses de prisão ou uma multa de até 500.000 ienes (US $ 4.760).

Fonte: soranews24.com
Imagens: Pakutaso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *