Rokuyo: Os dias de sorte e de azar no Japão
Quando os japoneses vão realizar eventos importantes em sua vida, eles costumam se basear no Rokuyo, um calendário que determina os dias de sorte e azar.
Embora os japoneses possam ser tão supersticiosos quanto muitas outras culturas, a superstição tem um papel importante na vida diária das pessoas. De números, rituais a tipos de sangue, a cultura de superstições na Terra do Sol Nascente é muito vasta.
Aliás, existe um tipo especial de calendário japonês (além do nengo que se baseia no período de governo do atual imperador), conhecido como Rokuyo (六曜), que costuma passar despercebido e que serve como um guia para saber se aquele dia vai ser de sorte ou azar.
Se prestarmos atenção nos calendários japoneses, notaremos que abaixo dos números que marcam cada dia, aparecem pequenas palavras em kanji, que se repetem na mesma ordem a cada seis dias. Esses kanjis representam os seis tipos de dias do Rokuyo tradicional, com base no calendário lunar chinês. Esse calendário também é conhecido como rokki (六輝).
Imagem: taiken.co
No Rokuyo, a semana geralmente começa em Sakigachi e termina em Shakku, exceto por alguns meses em que o primeiro dia é predeterminado. Certamente, o cálculo de cada dia, baseado no mês lunar cíclico, pode soar como um quebra-cabeça maluco. Ainda bem que nos calendários japoneses os Rokuyo são sempre escritos, então não precisamos calcular nada.
Mas caso você não more no Japão ou não tenha um calendário japonês à vista, existe um site que atualiza o Rokuyo a cada dia. Além disso, como o dia de Rokuyo muda dependendo da sua localização, o site mostra qual o Rokuyo de hoje no Japão, Estados Unidos e Reino Unido.
Outro detalhe legal é que no site seiyaku.com, você pode descobrir qual era o “Rokuyo” no dia que você nasceu. Pesquisando descobri que o dia do meu nascimento caiu no dia Sakimake (先負), que segundo o calendário Rokuyo, significa “azar pela manhã e sorte à tarde”.
Os seis Rokuyo e seus significados:
Sakigachi (também conhecido como Sensho ou Senkachi) 先勝
➧ Boa sorte pela manhã, azar pela tarde (especificamente das 14h às 18h).
Sakigachi traz o significado de o “Primeiro a chegar, primeiro a vencer“. É considerado um bom dia para iniciar novos empreendimentos e lidar com negócios urgentes.
Também é um bom dia para eventos esportivos, mas para a maioria das partidas há vencedores e perdedores. Portanto, para uma situação em que todos ganham, o evento esportivo deve ser algo como quebrar o recorde pessoal de uma maratona ou levantar um peso maior.
Sensho também é preferido para aqueles que são convocados para comparecer ao tribunal, mas, novamente, em muitos casos, há vítimas e perpetradores. Uma situação ganha-ganha pode ser a absolvição bem-sucedida de um chamado ‘crime sem vítimas’ ou a anistia de um crime que a sociedade agora concorda que está desatualizado e deve ser abolido.
Tomobiki 友引
➧ Boa sorte o dia todo, exceto ao meio – dia (11h às 13h).
Tomobiki significa “Puxar amigos“. Neste dia, a energia positiva e negativa tende a influenciar os amigos.
Não é considerado um bom dia para vencer uma partida esportiva, já que o esporte é melhor praticado quando se joga com amigos. No espírito esportivo, é normal que um jogador deseje que seu oponente aproveite o jogo, mesmo que isso signifique deixá-lo vencer.
Tomobiki é um bom dia para um casamento, onde você pode atrair seus amigos para o espírito do amor. No entanto, desde o fim do período Edo, os dias de Tomobiki são evitados para a realização de funerais, onde seus amigos podem ser puxados para o “outro lado”.
Sakimake (também conhecido como Senmaku ou Senbu) 先負
➧ Má sorte pela manhã, boa sorte pela tarde (especificamente das 14h às 18h).
Sakimake significa “Falhe se estiver com pressa” ou “O primeiro a agir é o primeiro a perder”.
Melhor não começar qualquer novo empreendimento antes do meio-dia.
Apesar de ser considerado um Kitsujitsu (dia de sorte), negócios urgentes devem ser adiados para o final do dia, assim como a tentativa de resolver disputas e assuntos públicos.
Butsumetsu 仏滅
➧ Azar o dia todo, porque é o dia em que Buda morreu.
Butsumetsu literalmente, significa “A morte de Buda”. Por isso, recebe a distinção de ser o dia mais azarado de todos. Melhor evitar fazer qualquer coisa importante neste dia.
A vida é cheia de eventos importantes e alguns não dão controle sobre a programação. Mas os check-ups médicos não urgentes podem ser adiados por um dia, assim como a mudança de casa, a abertura de uma nova loja, a realização de uma cerimônia de casamento, etc.
Algumas pessoas acreditam que, se você ficar doente no dia de Butsumetsu, a doença durará muito tempo. Como dura 24 horas, então não sair da cama nesse dia seria uma aposta segura.
Taian 大安
➧ Taian é o dia mais sortudo de todos.
Taian literalmente significa “maior segurança” ou “grande paz”. É o dia escolhido para celebrar casamentos e realizar qualquer negócio importante ou iniciar novos projetos.
Este dia auspicioso é também considerado o melhor dia para fazer exames médicos, fazer cirurgias, iniciar projetos de construção, mudança de casa, viagens, etc.
Shakku (também conhecido como Shakko ou Jakko) 赤口
➧ Má sorte o dia todo, exceto ao meio – dia (11h às 13h)
Shakku significa “boca vermelha”. A cor vermelha remete ao sangue e, associada a ele, é um dia de cuidado com fogo e facas. Isso pode parecer mais azarado do que “a morte de Buda”, mas lembre-se, neste dia, você tem 1 hora de sorte em um dia inteiro de azar.
Hoje em dia, é claro que as pessoas não são tão supersticiosas como eram no passado, mas o calendário Rokuyo ainda é levado em consideração na hora de escolher as datas dos eventos mais importantes de suas vidas.
No entanto, observe que a maioria dos japoneses considera apenas Tomobiki, Butsumetsu e Taian como dias cruciais. Os outros três dias são mencionados com menos frequência.
Meio-dia – Hora do Cavalo
Normalmente consideramos o meio-dia como 12:00 pm – aquele período entre a manhã e a tarde. Mas o “meio-dia” do Rokuyo dura duas horas; das 11h às 13h.
Além das horas temporais numeradas, cada período do dia foi atribuído a um signo do zodíaco japonês. Meio-dia no caso é a hora do cavalo ( Uma no koku ).
As 24 horas do dia são:
Meia-noite (23h – 1h): Rato 子 (Ne, Nezumi)
Madrugada (1h – 3h): Boi 丑 (Ushi)
Madrugada (3h- 5h): Tigre 寅 (Tora)
Nascer do sol (5h – 7h): Coelho 卯 (Usagi)
Manhã (7h – 9h): Dragão 辰 (Tatsu, Ryu)
Manhã (9h – 11h): Serpente 巳 (Mi, Hebi)
Meio-dia (11h-13h): Cavalo 午 (Uma)
Tarde (13h -15h): Cabra 未 (Hitsuji)
Tarde (15h – 17h): Macaco 申 (Saru)
Pôr do sol (17h-19h): Galo 酉 (Tori)
Noite (19h – 21h): Cachorro 戌 (Inu)
Noite (21h-23h): Javali 亥 (Inoshishi)
PS: Ao contrário do kanji 馬, no zodíaco, cavalo recebe o kanji 午.
Muito interessante esse calendário Rokuyo não acha? No ocidente temos apenas a sexta-feira 13 que é considerada como dia de azar, mas a cultura japonesa está em outro nível. E você? Existem superstições governando sua agenda? Conta pra gente nos comentários! 🙂