Descubra o motivo por trás do “Chonmage”, o tradicional penteado dos samurai


Chonmage, o penteado dos samurais

O tradicional penteado japonês usado por homens e comumente associado ao período Edo e aos samurai, chama-se Chonmage. Conheça sua origem!

O Chonmage (丁髷) é um penteado tradicional japonês usado por homens que apresenta uma parte raspada e o resto do cabelo é amarrado em um coque. É mais comumente associado ao período Edo e aos guerreiros samurai e, recentemente, aos lutadores de sumô.

Era um método originalmente usado para o cabelo “segurar” o capacete de samurai (kabuto) no topo da cabeça durante as batalhas e se tornou um símbolo de status entre a sociedade japonesa. A parte raspada permite que o capacete se encaixe bem na cabeça. Com menos cabelo, o samurai também não sofreria com o calor na cabeça ao usar o capacete.

Chonmage, o penteado dos samurais 1

A origem do Chonmage

Originalmente, suas raízes vem da nobreza do Período Heian (794 e 1185) e veio através da cultura chinesa de usar chapéu entre os nobres, o qual foi introduzida no Japão na era Asuka (592 a 710). O chapéu foi adaptado em um estilo japonês que foi chamado de “Eboshi” e essa cultura acabou se espalhando por todo o Japão entre os “aristocratas de Heian”.

Este chapéu preto “Eboshi” tinha sua forma moldada por laca grossa, o que fazia a cabeça suar e coçar muito. Para evitar isso, foi desenvolvido o “Motodori“ que é um rabo de cavalo e o resto do cabelo é amarrado no topo da cabeça, que é a forma original de “Chon-mage”.

A popularidade do penteado Chonmage

No período Sengoku, esse penteado era usado entre os Daimyo provincianos. Mas em tempos de paz, eles não raspavam a cabeça. Na era Edo, as pessoas dificilmente viviam a guerra e os Samurais perderam sua posição como guerreiros ativos nos campos de batalha. Com isso, começaram a deixar os cabelos soltos todos os dias dando uma aparência relaxada.

Por este motivo, os guerreiros samurais receberam ordens do Xogunato Tokugawa de raspar o topo e a frente da cabeça (essa parte raspada leva o nome de Sakayaki) e raspar a barba, pelos faciais e bigodes laterais. Algo semelhante ocorreu na China, durante a dinastia Qing, que por ordens de Dorgon, os homens tinham que raspar a parte da frente de suas cabeças.

A mudança de aparência dos samurais fez com que esse penteado se tornasse comum entre os cidadãos. Com isso Chonmage se tornou a grande tendência da moda entre as pessoas na era Edo. No entanto, surgiu outros estilos diferentes como o Ichomage (銀杏 髷), entre outros.

Em um penteado Chonmage tradicional, o topo da cabeça é raspado. O cabelo restante era oleado e encerado antes de ser amarrado em um pequeno rabo que era dobrado no topo da cabeça, fazendo o topete característico. Para os homens que viviam naquela época, a parte raspada também tinha o benefício adicional de ocultar várias formas de calvície.

Como o Chonmage era visto pelos ocidentais

Como sabemos, o Japão manteve suas portas fechadas por alguns séculos e no final do Xogunato, quando finalmente restabeleceu relações diplomáticas com outros países, conta-se que os europeus ao chegarem ali, se surpreenderam com o penteado chonmage do samurai japonês. Muitos se perguntaram: “O que? Eles estão escondendo pistolas na cabeça?”

Chonmage, o penteado dos samurais

Outra história ocorreu em 1863, quando dois alunos japoneses que estudavam na Holanda, usaram chapéus para esconder seus “Chonmage” com medo de serem ridicularizados.

No entanto, eles tiveram que tirar seus chapéus quando foram a um teatro, pois estavam bloqueando a visão do público que estava atrás deles. Isso fez com que o teatro inteiro caísse na gargalhada e a história apareceu em uma manchete de jornal no dia seguinte.

O Chonmage caiu em desuso no Período Meiji

Como era moda na época, as barbearias estavam sempre lotadas e tornou-se um local de reuniões sociais. Entretanto, esse penteado com topete caiu em desuso muito cedo no Período Meiji, quando foi ordenado que os homens tivessem cabelos curtos. Depois que esta ordem foi emitida pelo governo Meiji, o imperador Meiji tomou a iniciativa de cortar seu topete e gradualmente as pessoas mudaram seu estilo de cabelo conforme exigido pelo governo.

Chonmage nos tempos modernos

Chonmage sumô

Como vimos, o Chonmage acabou tornando-se obsoleto no início do Período Meiji (século 19). Mas o chonmage ainda é usado hoje em dia por lutadores de sumô, mas com uma ligeira variação. Os lutadores de sumô usam chonmage mas os cabelos não são raspados.

No entanto, o cabelo pode ser ralo nesta região ou a coroa da cabeça raspada, chamada de nakazori, para permitir que o topete assente de forma mais organizada. Cabeleireiros especiais, chamados de Tokoyama são encarregados de preparar o penteado dos lutadores de sumô.

Chonmage sumô

Lutadores de sumô sekitori são obrigados, em certas ocasiões, a usar o penteado mais elaborado, com um topete chamado ōichō ou estilo de folha de ginkgo, onde a extremidade do topete é espalhada para formar um semicírculo, semelhante a um leque de mão (sensu).

O chonmage é de tal importância simbólica no sumô que cortá-lo é a peça central da cerimônia de aposentadoria de um lutador. O treinador é encarregado de dar a última tesourada em seu cabelo, na presença de várias pessoas que foram importantes na vida de um lutador.

Atualmente, o chonmage é ainda usado por atores kabuki. E também existem alguns penteados no estilo chonmage que podem muito bem ser adaptados aos tempos atuais. Na verdade, é bem provável que o chonmage tenha sido o precursor do “coque samurai”, também conhecido como “Man Bun Hairstyle” (coque masculino) que aliás fica muito bem em alguns homens.

E aí? Gostou de saber mais sobre o penteado e corte de cabelo chonmage? Muito interessante né? Comente abaixo se você gosta desse estilo de penteado! 🙂

Fontes: Wikipedia, jpninfo.com, medium.com

9 Comentários

  1. Pingback: 8 Curiosidades sobre o sumô | Curiosidades do Japão

  2. João Manuel Carnide

    muito interessante, jamais imaginei que o coque samurai fosse para segurar o Kabuto, muito legal, parabéns e obrigado por compartilhar…detalhe também adoro o Japão e sua cultura….

  3. Pingback: 10 fatos perturbadores do período Edo | Curiosidades do Japão

  4. CyberPunk021

    Lindo trabalho Silvia

  5. Isao Hara

    Muito interessante ,já tinha lido algumas cosas sobre isso , mas não conhecia de detalhes ,no início do MEIJI a polícia esperavam os cabeludos aparecerem nas aldeias e cortavam a revelia, em casos de população comum era fácil agarrar na marra e o barbeiro rapar, mas quando chegavam os samurais desmobilizados mas ainda portando as espadas as coisa se complicavam , em muitos casos terminando em luta armada entre os policiais e samurais desempregados (ronins) que insistiamem manter a tradicional chonmage ( na grafia atual do alfabeto romano) obs: devemos pronunciar tyonmage como era na grafia antiga de alfabeto romano para escrever em japonês.Isao Hara

  6. Ailton Ferreira

    Estava assistindo alguns filmes do Akira Kurosawa e me surgiu a dúvida do porquê desse corte. Excelente artigo.

  7. Cicero

    Sempre quando aparecia esse penteado em filmes e vídeos sempre achei muito legal. Agora já sei fazer e meu cabelo já está no tamanho ideal. Vou curtir o penteado 😁

  8. Pingback: Fukuzawa Yukichi, o criador do primeiro dicionário inglês-japonês | Curiosidades do Japão

  9. Sultania

    Gostei muito de conhecer mais um pouco da linda cultura japonesa! Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *