Como comer 14 pratos japoneses populares corretamente


Como comer 14 pratos japoneses populares corretamente

Saborear a comida japonesa da maneira correta fará com que você extraia o máximo do seu sabor. Veja como eles devem ser consumidos adequadamente.

O Japão oferece pratos típicos que são únicos, como sushi e tempura. Embora você também possa saborear esses pratos em outros países, o sabor autêntico daqueles preparados no Japão é uma experiência extraordinária que você precisa desfrutar pessoalmente.

Você já hesitou em comer um prato japonês porque não tinha certeza de como exatamente deveria comê-lo? Este artigo aborda como comer adequadamente tempura, udon, tonkatsu, bolinhos de arroz onigiri e outros pratos populares da clássica cozinha washoku.

Com essas dicas, você vai aprender quando é necessário usar hashi e quando usar as mãos! Não importa se você está no seu país ou no Japão. Saborear um prato japonês de maneira adequada permite que as pessoas possam desfrutar de seu sabor ao máximo.

1. Como comer Sushi

Sushi é um prato tradicional japonês e foi o primeiro prato a espalhar o apelo da comida japonesa pelo mundo. Como você deve saber, o nigiri-zushi, que tem uma fatia de peixe cru em cima do arroz, costuma ser comido com molho de soja (shoyu) e wasabi.

Wasabi, que é conhecido por causar uma sensação de queimação picante no nariz e rubor na face, não é definitivamente apreciado por todos. Se você não gosta de wasabi, diga ao staff “sabi nuki” (sem wasabi) quando pedir o seu sushi em algum restaurante no Japão.

A melhor maneira de saborear sushi é comendo cada um deles com a mão. Usar hashi também é aceitável, mas se você perguntar aos chefs de sushi, todos eles o encorajarão a degustá-los manualmente. Isso impedirá que o sushi se desintegre.

Ao mergulhar sushi no molho de soja, vire cuidadosamente o sushi de modo que o lado onde está o peixe absorva um pouco de molho de soja em vez do arroz; assim o arroz não empapará muito o molho de soja e não fará com que se perca o sabor do próprio peixe.

2. Como comer Tempura

Tempura é um prato muito popular no Japão, feito de carne, peixe ou vegetais que são mergulhados em uma mistura de farinha, água e ovos e fritos em óleo. Esses alimentos crocantes e saborosos são quase viciantes! Você não conseguirá parar de comê-los.

A maneira de comer tempura é mergulhando-o no molho ten-tsuyu, que é é feito de caldo de sopa dashi, molho de soja e mirin (vinho de arroz doce). Também pode adicionar rabanete japonês ralado e gengibre ralado ao ten-tsuyu, o que confere um frescor acentuado ao prato.

A ordem de comer seus pedaços de tempura também é importante. Se vários pedaços de tempura forem servidos em um prato, você deve começar com alimentos mais leves (como vegetais e camarão) e depois passar para alimentos mais pesados, como enguia anago.

3. Como comer Ramen

O Ramen é um dos pratos japoneses mais populares. Frequentemente, você verá longas filas de pessoas esperando em frente às famosas lojas de ramen. Se você entrar em uma loja de ramen, usará a máquina de bilhetes na entrada para selecionar o tipo de ramen que deseja e fazer o pagamento. Entregue o tíquete com o pedido ao staff e sente-se.

O macarrão e as coberturas de ramen devem ser comidos com os hashis. Normalmente, é fornecida uma colher especial para a sopa, que você pode beber com o macarrão. Desfrute do ramen assim que preparado, pois o macarrão pode ficar empapado e perder o sabor.

Você pode adicionar condimentos extras à sopa, como alho, gergelim, óleo de pimenta ou gengibre em conserva, durante a refeição para desfrutar dos diferentes sabores.

Uma regra importante em relação às lojas de ramen é que, assim que terminar, você deve dar imediatamente seu assento ao próximo cliente. O ramen é tradicionalmente um prato casual para ser consumido em qualquer lugar. As lojas de ramen no Japão costumam ser muito movimentadas, mas têm um fluxo constante de clientes entrando e saindo.

4. Como comer macarrão Udon

Udon é um dos tipos de macarrão mais conhecidos no Japão. Udon é tipicamente um macarrão espesso e de cor clara feito de farinha de trigo e água salgada. É um macarrão muito popular, geralmente servido em residências e restaurantes em todo o país.

A forma como você come o udon muda dependendo de como é servido, mas de qualquer maneira é um prato para ser saboreado com hashi e deve consumido logo após ser servido, pois o udon pode ficar empapado e perder o sabor se deixado parado por muito tempo.

Para o macarrão frio que vem sem caldo, como zaru udon, você vai mergulhar o macarrão em um molho separado e depois comer o udon. Primeiro, adicione o wasabi e especiarias como cebolas verdes ao molho. Em seguida, pegue um pouco de macarrão com seus hashis e mergulhe o udon no molho. Mas não deixe o macarrão no molho por muito tempo.

Por outro lado, se o macarrão estiver quente e já estiver na sopa (kake udon), basta pegar o macarrão com os hashis e consumi-los. Com uma colher, pegue uma pequena quantidade de caldo e o macarrão com a outra mão com seus hashis, segurando o fundo deles com a colher.

É assim que a maioria das pessoas no Japão aprecia udon quente e outros pratos de sopa que são servidos com macarrão. Sinta-se à vontade para adicionar sementes de gergelim ou shichimi (mistura de sete especiarias) para dar um sabor extra ao caldo.

Para os recheios do udon, como tempura, tofu frito, naruto (bolo de peixe) e vegetais ou carne, basta usar seus hashis para comê-los junto com o macarrão. Você pode usar o mesmo método da colher e hashi para saborear as coberturas com o saboroso caldo.

5. Como comer macarrão Soba

Outro tipo famoso de macarrão no Japão é o soba, ou macarrão de trigo sarraceno. Mais fino e de cor mais escura que o udon, o soba tem um sabor e uma textura levemente forte. Como o udon, a maneira como o soba é ingerido depende de sua preparação, e os comensais devem ser apreciados logo após serem servidos para obter o máximo de sabor e textura.

Para saborear o soba gelado, como o zaru soba ou o seiro soba, coma-o com os hashis, mergulhando o macarrão no recipiente do molho. Sinta-se à vontade para usar os condimentos ao lado para obter um molho com novos sabores. Semelhante ao udon, as coberturas mais comuns são cebolinha verde, rabanete, wasabi, gengibre, gergelim e especiarias.

Para o soba quente, conhecido como “kake soba” em japonês, use seus hashis e, se fornecido, uma colher para pegar o macarrão e as coberturas. Sinta-se à vontade para sorver o caldo fazendo o som característico. No Japão isso é sinal de que você ficou satisfeito.

Conhecido como “soba-yu”, este caldo é nutritivo e uma forma excelente e farta de terminar a refeição. Ele está disponível em muitos restaurantes no Japão ou pode ser apreciado em casa.

6. Como comer Tsukemen

Como mencionamos um pouco mais acima, Tsukemen é um dos pratos de ramen em que o macarrão e a sopa são servidos separadamente. A diferença de temperatura entre a sopa quente e o macarrão frio é uma sensação gustativa que muitas pessoas acham viciante.

Para comer tsukemen basta pegar um punhado de macarrão com seus hashis, mergulhá-los na sopa e depois levar à boca. O ponto mais importante para isso é a rapidez com que você pode levar o macarrão à boca, já que a sopa esfriará rapidamente se você demorar muito.

Além disso, o tsukemen vem com sua própria versão do soba-yu, chamada sopa wari. Você simplesmente pedir esse caldo leve específico ao pessoal do restaurante para que você possa adiciona-lo à sopa. Este é um prato japonês que você pode saborear até a última gota.

7. Como comer Yakitori

Yakitori são pedaços de frango em cubos que foram espetados em palitos de bambu, temperados e grelhados em carvão ou gás, selando os sucos. Este prato combina especialmente bem com bebidas alcoólicas como cerveja e shochu.

As duas principais formas de temperar esse prato são o sal ou ‘tarê’, que é um molho doce-salgado feito de molho de soja e outros ingredientes que variam de acordo com o restaurante. Pessoas que preferem o sabor do próprio frango tendem a gostar do tipo salgado.

Já a versão de yakitori feito de miúdos de frango, no entanto, tem um gosto muito bom quando temperado com o molho tarê. Você pode comer o yakitori diretamente no próprio palito – basta colocar o palito usado no recipiente fornecido sobre a mesa após terminar.

8. Como comer Tonkatsu (costeleta de porco)

Tonkatsu é uma costeleta de porco que foi empanada e frita. O prato de tonkatsu mais comum é o tonkatsu servido com molho de tonkatsu (molho feito de vegetais e extratos de frutas, sal, açúcar, vinagre e outras especiarias), repolho ralado e arroz cozido no vapor.

A cobertura crocante e o sabor saboroso deste prato se espalharão por toda a sua boca no momento em que você mastiga-los. Se quiser mudar o sabor do molho, você pode adicionar karashi, uma mostarda japonesa picante ou mostarda ocidental neste prato.

9. Como comer Onigiri (bolas de arroz)

Onigiri são bolinhos de arroz que vêm em uma grande variedade de sabores. É o tipo de comida que pode ser consumido a qualquer hora ou lugar. Onigiris costumam ser embaladas em almoços de bento ou podem ser consumidos como um lanche entre as refeições.

O onigiri vem em dois tipos principais: como uma bola de arroz onde o arroz é visível, ou embrulhado em uma folha de alga nori seca. As lojas de conveniência vendem onigiri em dezenas de variedades, e cada um deles custa em média entre 100 e 200 ienes.

O onigiri vendido nas lojas de conveniência usa um método especial de embalagem para deformar seu formato. Esta embalagem pode parecer complicada de abrir à primeira vista. No entanto, é realmente muito fácil e prático de abrir se você seguir os números escritos na embalagem. Onigiri deve ser comido com as mãos. Você não precisa usar hashis.

Os onigiri costumam ter recheio e os mais populares são salmão, atum e konbu (alga marinha). Este alimento básico japonês está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes do exterior como um meio rápido de experimentar a comida japonesa em qualquer lugar.

10. Como comer Sukiyaki

Sukiyaki consiste em carne em fatias finas e vegetais como cebolas verdes e cogumelos que são cozidos em uma panela rasa de ferro em uma base de caldo suave. É um tipo de prato quente apreciado em restaurantes e residências em todo o Japão.

A maneira de preparar e comer sukiyaki pode variar de acordo com a região. No oeste do Japão, a carne é grelhada primeiro em uma assadeira untada com óleo e, em seguida, os vegetais são colocados na assadeira. O caldo que vem da carne e dos vegetais durante o cozimento forma a base desse caldo, ao qual se adiciona molho de soja e açúcar.

Por outro lado, em Kanto, ou no leste do Japão, a carne não é grelhada primeiro. Em vez disso, um molho feito da combinação de molho de soja e um vinho japonês chamado “wari shita” é primeiro colocado na panela e, em seguida, a carne e os vegetais são adicionados. Assim que os ingredientes estiverem cozidos, está pronto para ser consumido por todos.

Embora os meios de preparação do prato sejam diferentes, as maneiras de terminá-los são as mesmas. Depois que todos os ingredientes forem comidos, macarrão udon é adicionado ao caldo restante; o sabor adocicado, picante e saboroso da sopa vai muito bem com o macarrão.

11. Como comer Shabu-shabu

Shabu-shabu é um tipo de “Hot Pot” (Panela Quente), semelhante ao sukiyaki. Uma variedade de ingredientes, incluindo cebola, cogumelos, verduras, tofu, mochi e carne ou peixe, são cozidos em uma panela compartilhada por um grupo de pessoas. O shabu-shabu está disponível em restaurantes mas também costuma ser preparado em casa.

O shabu-shabu típico é feito com um caldo de caldo de alga marinha konbu, ou peixe bonito. Ingredientes de cozimento rápido, como carne, são mergulhados no caldo e mexidos por vários segundos com os pauzinhos. Depois de totalmente cozido, retire a carne ou o ingrediente e mergulhe em um prato com molho de ponzu cítrico ou molho de gergelim.

O tempo de cozimento e o método de cada ingrediente variam – vegetais em fatias finas e o mochi costumam cozinhar rapidamente. Com um equilíbrio de diferentes sabores e nutrientes, o shabu-shabu é uma opção saudável além de promover saciedade. Assim como o sukiyaki, o macarrão geralmente é colocado no caldo e apreciado no final da refeição.

12. Como comer Natto

Natto é um dos alimentos que mais causa controvérsias no Japão: há pessoas que gostam e aqueles que não suportam o cheiro característico ou a textura do prato. Considerado um alimento saudável, costuma fazer parte de um café da manhã japonês tradicional.

Natto consiste em soja fermentada que geralmente é vendida em uma caixa de isopor branca em embalagens de três. Dentro de cada embalagem, há dois pacotinhos de mostarda japonesa e um molho específico da marca, que você adiciona ao feijão e depois mistura bem, de preferência com os hashis. Quanto mais você mistura o natto, mais suave fica a textura.

No Japão, uma das maneiras de comer natto é colocando-o em cima do arroz branco quente. Fácil de preparar e saudável, este prato tem crescido em popularidade nos últimos anos. Se você tiver oportunidade, vale a pena dar uma chance e experimentar natto.

13. Como comer Gyoza

Os bolinhos Gyoza vieram originalmente da China e são um prato muito popular no Japão. Esses bolinhos são feitos com uma combinação de carne de porco moída, couve chinesa, cebolinha, cebolinha e especiarias que são envoltos em uma fina massa de farinha. Esses bolinhos são então cozidos de três maneiras: grelhados, cozidos no vapor ou fervidos.

Muitos restaurantes de estilo japonês servem gyoza grelhado no Japão. Assim que o gyoza for servido, você pode fazer seu próprio molho, combinando molho de soja, vinagre e óleo de pimenta. No entanto, tenha cuidado com o molho de pimenta, pois ele pode ser mais picante do que parece, portanto adicione pouco no início. Agora que o molho está pronto, pegue um pedaço de gyoza com seus hashis, mergulhe o lado não grelhado no molho e divirta-se!

14. Como comer Hitsumabushi

Hitsumabushi é um famoso prato de Nagoya. trata-se de enguia grelhada em uma cama de arroz servido com um molho doce. O Hitsumabushi costuma ser consumido de três maneiras. A forma mais popular é comer usando seus hashis, saboreando a enguia no próprio arroz.

Muitos gostam de adicionar temperos (como wasabi e cebolinha verde) para dar um sabor ótimo e refrescante. A etapa final consiste em despejar uma xícara de sopa quente sobre a enguia e o arroz, deixando a carne mais macia e mudando ainda mais os sabores.

Hitsumabushi é uma excelente refeição para quem quer experimentar uma grande variedade de sabores japoneses e é vendido em muitos lugares diferentes em todo o Japão, embora Nagoya (província de Aichi) ainda seja o melhor lugar para experimentar este prato.

A culinária japonesa é maravilhosa não é mesmo? Já teve a oportunidade de experimentar alguns desses pratos? Qual o seu preferido? Conta pra gente! 🙂

Fonte: matcha-jp.com Imagem do topo: David McKelvey / Flickr
Imagens: Pixabay, Wikimedia Commons, Flickr

1 Comentário

  1. Lucianne Marques

    Receitas com Goya

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *