Conheça as 8 fabricantes de saquê mais antigas do Japão


As 8 fabricantes de saquê mais antigas do Japão

Muitas fabricantes de saquê no Japão estão na mesma família por muitas gerações. A mais antiga tem nada mais, nada menos que 880 anos de idade. Confira a lista.

Embora o Japão tenha fabricado outros tipos de bebidas alcóolicas nos últimos séculos, nada é tão antigo quanto sua indústria de fabricação de saquê. O saquê é produzido no Japão, pelo menos desde o século 12, pelo menos esta é a data dos registros mais antigos.

Mas pode ter existido outros fabricantes de saquê antes disso. A empresas que estão nesta lista operam há pelo menos 500 anos, sendo que a mais antiga foi fundada em 1141, ou seja, há 880 anos! Todas elas atravessaram gerações e continuam operando nos dias de hoje.

8. Konishi Shuzo

* Crédito da Imagem: Tengu Sake

Ano de fundação: 1550
Local de Fundação: Itami, Prefeitura de Hyogo
Sede atual: Chuo, cidade de Itami, Prefeitura de Hyogo
Principais Produtos: Itami Morohaku Junmai Ginjo; Junmai Ginjo; e Nama Zake Draft

Konishi Shuzo fabrica saquê na província de Hyogo desde 1550. Em algum momento no início dos anos 1600, começou a produzir saquê Shirayuki (Branca de Neve) após o proprietário da segunda geração ficar comovido com a beleza do Monte Fuji coberto de neve.

Hoje, Konishi Shuzo ainda é administrado pela família Konishi. A cervejaria ainda usa água suave do leito do rio, alimentada pelas montanhas Rokko e Nagao. Além de criar saquê, a família Konishi manteve vários negócios, como ferrovias e bancos, para financiar a produção de saquê. Em 1963, a empresa construiu a primeira fábrica capaz de produzir saquê o ano todo.

Você sabia?

Embora a Konishi Shuzo possa não ser a cervejaria de saquê mais antiga do Japão, ela é considerada a inventora do famoso barril de chifre para transportar o saquê.

7. Yoshinogawa Shuzo

* Crédito da Imagem: Urban Sake

Ano de fundação: 1548
Local de Fundação: Nagaoka, Prefeitura de Niigata
Sede atual: Settaya, Nagaoka, Prefeitura de Niigata
Principais Produtos: Komedakeno Sake Junmai; Daiginjo; Echigo Junmai; Gensen Karakuchi; Ginjo; Gokujo Ginjo; Guerreiro de inverno Junmai Ginjo

Yoshinogawa Shuzo não é apenas a fabricante de saquê mais antiga da Prefeitura de Niigata, mas também a primeira fabricante estabelecida na região, que agora é famosa por seu saquê. A cervejaria data de 1548 e o prédio original da cervejaria agora é usado como um museu – que apesar de ser aberto ao público, precisa ser reservados com antecedência.

Yoshinogawa Shuzo usa apenas arroz cultivado diretamente pela própria empresa. Os funcionários cultivam o arroz no verão e começam a fazer o saquê no outono e no inverno. Yoshinogawa usa arroz chamado kurabito saibaimai ou “brewer’s rice” (pequenos fragmentos moídos de grãos de arroz que foram separados dos grãos maiores de arroz moído).

Você sabia?

Yoshinogawa Shuzo usa água de uma fonte subterrânea conhecida como “TENKA-KANROSEN”, que produz apenas uma pequena quantidade de água com um equilíbrio perfeito de minerais.

6. Tomita Shuzo

* Crédito da Imagem: Site Oficial de Turismo de Shiga

Ano de fundação: meados do século 16
Local de Fundação: próximo ao sopé das Montanhas Shizugate, ao norte do Lago Biwa
Sede atual: Kinomoto Kinomotocho, Nagahama, Prefeitura de Shiga
Principais Produtos: Shichihonyari Junmai; Junmai Daiginjo Shizuku; Junmai Gingjo Nigori; e Junmai Ginjo Nigori

A fábrica de saquê Tomita Shuzo foi fundada em meados do século 16 “na ponta norte do nevado Lago Biwa, no sopé das Montanhas Shizugate, ao longo da estrada Hokkoku.” Tomita Shuzo é uma das cervejarias mais antigas da província de Shiga. Yamaji Shuzo é algumas décadas mais velha e é administrada pela mesma família há 15 gerações.

Atualmente, a Tomita Shuzo é administrada por Yasunobu Tomita e a cervejaria tem produzido consistentemente alguns dos melhores sakês do Japão por mais de 460 anos. Nos últimos anos, o saquê de Tomita Shuzo, que tem a marca Shichihonyari, ganhou fama internacional e tornou-se popular fora do Japão, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.

Você sabia?

Desde 2001, Tomita Shuzo tem parceria com fazendeiros locais que produzem arroz para a fabricação do saquê, incluindo Nagahama Agricultural High School, com o objetivo de produzir o melhor arroz possível. O saquê fabricado com o arroz dos alunos do ensino médio é chamado de Naga-Nou-Kou Sodachi, que significa “cresci no Colégio Agrícola de Nagahama”.

5. Shusen-kurano

* Crédito da Imagem: Shusen-kurano

Ano de fundação: 1540
Local de fundação: Kawanakajima, cidade de Nagano, província de Nagano
Sede atual: Kawanakajima, cidade de Nagano, província de Nagano
Principais Produtos: Tokubetsu Junmai; Junmai Nigori; Espumante Junmai Ginjo; e Junmai Ginjo

Shusen-kurano é a fabricante de saquê mais antiga da província de Nagano e data de 1540. A área onde a fábrica foi fundada, Kawanakajima, é repleta de natureza e fontes límpidas, tornando-a o ambiente ideal para a produção de saquê de alta qualidade.

Em 1997, Shusen-kurano construiu uma nova fábrica e um depósito na mesma área da primeira fábrica, que hoje é aberta para visitantes. Alguns anos depois, Mariko Chino assumiu como Toji ou Mestre de saquê de Shusen-kurano. Ela é uma das poucas mulheres a ocupar tal posição na indústria do saquê, que tradicionalmente tem sido um campo dominado pelos homens.

Você sabia?
Uma das maiores batalhas durante a guerra civil do Japão em meados do século 16 foi a Batalha de Kawanakajima. Como a batalha aconteceu tão perto de Shusen-kurano, os lendários comandantes Shingen Takeda e Kenshin Uesugi beberam o saquê de Shusen-kurano.

4. Yamaji Shuzo

* Crédito da Imagem: TripAdvisor

Ano de fundação: 1532
Local de fundação: ao longo da Northern Country Road (moderna via expressa Hokuriku)
Sede atual: Kinomoto Kinomotocho, Nagahama, Prefeitura de Shiga
Produtos principais: Hokkoki Kaido e Kuwazake

Yamaji Shuzo foi fundado em 1532 ao longo do que hoje é a via expressa Hokuriku. No passado, essa era a estrada principal que ligava a cidade de Hokuriku à capital, Kyoto.

Yamaji se orgulha de preparar saquê feito de arroz que é cultivado com fertilizantes orgânicos e muito poucos produtos químicos agrícolas. A cervejaria usa arroz de cultivo especial, o Tamasakae, que foi certificado como um produto agrícola ecologicamente correto na província de Shiga. Yamaji Shuzo também usa arroz Yamada Nishiki, que é cultivado com zero pesticidas.

Você sabia?

Yamaji Shuzo é famoso por seu sabor com folhas de amoreira, conhecido como Kuwazake.

3. Kenbishi Shuzo Co.

* Crédito da Imagem: Wikimedia Commons

Ano de fundação: 1505
Local de Fundação: Itami (atual cidade de Itami), Prefeitura de Hyogo
Sede atual: Bairro Higashinada, Kobe, Prefeitura de Hyogo
Principais Produtos: Kuromatsu Honjozo; Mizuho Junmai; Kenryo; e excelente Kuromatsu

Kenbishi Shuzo Co. pode não ser a fabricante de saquê mais antiga do Japão, mas afirma ser a primeira com uma identidade de marca. A empresa data de pelo menos 1505, durante o período Edo do Japão. Assim, como algumas das empresas citadas nesta lista, existem documentos históricos que comprovam a data de fundação da Kenbishi.

Inicialmente, Kenbishi estava localizado em Itami e tinha um nome diferente. O saquê Kenbishi era famoso mesmo durante seus primeiros dias, entre o povo da capital Edo (atual Tóquio). O saquê era tão popular que foi mencionado / apresentado em muitas obras de arte antigas, incluindo poemas, literatura e desenhos e pinturas. Hoje, o saquê Kenbishi Shuzo Co. ainda é extremamente popular e a cervejaria produz cerca de 30% de todo o saquê japonês.

Você sabia?

Kenbishi Shuzo Co. tem a reputação de ser uma cervejaria secreta, que manteve suas tradições cervejeiras por centenas de anos. O arroz que a Kenbishi Shuzo Co. usa para fazer seu saquê é cultivado por 500 agricultores que trabalham para a própria empresa.

2. Hiraizumi Hompo

* Crédito da Imagem: hiten.akita.jp

Ano de fundação: 1487
Local de Fundação: Prefeitura de Akita
Sede atual: Prefeitura de Akita
Principais Produtos: Hiten Hibari; Hiten Hina; Sankoku Junmaishu; Junmai Ginjo Sake; Longevidade de Yamakoshi Junmaishu; Yamanosu Honshu; Daiginjo Muromachi; Daiginjo Yuzo; e Yamakoshi Junmai Maru Fei Series

A província de Akita abriga as mais ricas terras de cultivo de arroz do Japão e muitas das fabricantes de saquê mais antigas do país estão espalhadas por toda a área. A mais antiga cervejaria de saquê em Akita é a Hiraizumi Honpo, que remonta a 1487.

A família fundadora da Hiraizumi Honpo começou a fabricar saquê em pequenos lotes enquanto administrava um negócio de transporte que distribuía açúcar e têxteis ao longo da rota marítima de Kitamae. Eventualmente, a família também começou a enviar seu saquê.

Quando era administrada pela 22ª geração da família fundadora do Hiraizumi Honpo, o transporte marítimo entrou em declínio e a família concentrou-se exclusivamente no saquê. Com isso, acabaram melhorando os métodos agrícolas locais e também a subsistência das famílias agricultoras e desde então, tem produzido saquê da mais alta qualidade.

Você sabia?

A Hiraizumi Honpo usa métodos tão tradicionais para produzir seu saquê que nenhum outro álcool é adicionado, fazendo com que o processo de fermentação seja mais lento. Os bacilos de ácido lático levam cerca de um mês para fermentar o arroz naturalmente.

1. Sudo Honke

* Crédito da Imagem: Sudo Honke

Ano de fundação: 1141
Local de fundação: Obara, Kasama, Prefeitura de Ibaraki
Sede atual: Obara, Kasama, Prefeitura de Ibaraki
Principais Produtos: Sake Envelhecido (Koshu); Kimoto Sake; e saquê Hiyaoroshi

Sudo Honke é considerada a fabricante de saquê mais antiga do Japão, sendo administrada pela mesma família desde 1141. A data da empresa é baseada nos registros escritos mais antigos da fabricação de saquê no Japão. Sudo Honke tem operado continuamente por tanto tempo que ainda existem vestígios históricos na propriedade.

Sudo Honke foi fundada pela família Sudo, que outrora foram guerreiros samurais com a missão de revitalizar a economia local. Apesar dos seus 880 anos idade e rica em tradição, a fabricante passou por modernizações, como a venda de saquê envelhecido pela primeira vez em 1973. Em 1995, a Sudo Honke exportou seu saquê pela primeira vez para os Estados Unidos.

Você sabia?

Apesar da idade, Sudo Honke é uma fabricante muito pequena e só produz cerca de 800 “koku” (unidade de medida tradicional do saquê, que é cerca de 180 litros) por ano.

E aí? Gostou de conhecer algumas das fabricantes de saquê mais antigas do Japão? Muito interessante né? Vale lembrar que existem outras fabricantes antigas de saquê, que pela falta de informações públicas ou website da empresa, acabaram ficando fora da lista.

Fonte: oldest.org Imagem do topo: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *