Conheça o asilo para cães-guias aposentados no Japão
Em um asilo criado em 1978 e situado em Sapporo, mais de 200 animais passaram pelo local. Animais são aposentados após 12 anos de serviço.
O trabalho de cães-guias tem sido cada vez mais importante na reabilitação de pessoas com deficiências visuais, auditivas, mentais e físicas hoje em dia. No entanto, será que alguém já pensou no que fazer e em quem cuidará deles quando eles precisarem de ajuda?
Na cidade de Sapporo, situada na província de Hokkaido, ilha no extremo norte do Japão, foi criado em 1978 por uma associação que cuida dos cães-guias, um asilo para cuidar dos cães que se aposentam, mais de 200 animais viveram seus últimos anos de vida no local.
Os cães–guias geralmente são aposentados após 12 anos de serviços prestados para pessoas com deficiência visual. A causa da aposentadoria é que os cães perdem suas habilidades físicas. Como sabemos, esses cães fazem um trabalho magnífico, não apenas auxiliando deficientes visuais, como em asilos, em hospitais e em centros de reabilitação.
Este é o único grupo de treinamento de cães-guia no Japão com uma enfermaria especial para cães aposentados. Cerca de 10 anos atrás, o local passou por uma renovação e ampliou sua enfermaria de 30 metros quadrados, triplicando o tamanho das instalações.
Agora, os caninos de Minami Ward de Sapporo gozam de muito mais conforto e sua nova casa de repouso é tão luxuosa quanto aquelas criadas para humanos idosos. Além dos banhos de sol e cuidados 24 horas, o centro é provida de teto solar e uma banheira tipo jacuzzi.
Para facilitar o movimento de cães idosos com joelhos fracos, os arquitetos eliminaram o design de piso dividido e o substituíram por inclinações suaves. Os funcionários trabalham em turnos de 24 horas para atender às necessidades de enfermagem de seus “filhos”.
Geralmente, os cães-guias quando se aposentam são doados para famílias que amam estes animais e se comprometem a cuidar deles até o fim de suas vidas. Mas infelizmente, nem todos conseguem se adaptar a uma nova rotina nas casas de seus novos donos.
Foi então, que a associação de cães-guia de Hokkaido, que tinha na época mais de 30 anos de experiência no treinamento de cães-guia, resolveu abrir o asilo pela primeira vez em 1978, como maneira de acolher esses cães-guias, proporcionando cuidados e uma vida com mais conforto em seus últimos anos de vida, merecido, após 12 anos de extenso trabalho.
“Hoje em dia, os cães definitivamente parecem mais relaxados”, disse Takafumi Wada, diretor do centro de treinamento de cães-guia.
Os cães-guia que foram treinados na neve de Sapporo são conhecidos por sua habilidade em guiar humanos em estradas com neve. A associação de cães-guia de Hokkaido já enviou cães-guia treinados em Sapporo para Aomori, Akita, Niigata e outras regiões nevadas do país.
Este é um um projeto maravilhoso que todo país deveria copiar. Será que existe algo semelhante aqui no Brasil? Se souber, compartilhe conosco. Ah, e se você quiser saber mais sobre a vida dos cães-guia no Japão, confira o filme Quill (クイール), que foi inspirado em uma história real e conta a história de um Labrador Retriever. Emocionante demais! 🙂