Cinco Cidades Postais que Remontam o Período Edo
Algumas das cidades de Nakasendo ainda mantêm a mesma atmosfera do período Edo. Confira cinco cidades que você precisa visitar quando for ao Japão.
Durante o Período Edo (1603 – 1868), centenas de cidades postais foram construídas em torno de cinco rotas que ligavam Edo (atualmente Tóquio) a outras cidades importantes de todo o país. Essas cidades serviam como local de descanso e hospedagem para os viajantes.
Quais são as cinco rotas do Edo?
As cinco rotas de Edo ligavam Edo, a capital, a outras cidades importantes do Japão. As rotas eram a Rota Tokaido e Nakansendo, conectando-se a Kyoto, Koshu Kaido, conectando-se à província de Kai (atual Yamanashi), Oshu Kaido, conectando-se à província de Mutsu (atual Fukushima) e Nikko Kaido, conectando-se ao Santuário Nikko Toshogu.
As cinco rotas eram chamadas de Gokaido (五街道) e foram usadas especialmente por causa a política sankin-kotai, que obrigava os daimyo, ou seja, os senhores feudais locais, a passarem alguns meses em Edo todos os anos. Isso ajudava o governo central de Edo a manter seu poder sobre o daimyo e a estabelecer uma melhor comunicação com eles.
O que são as cidades postais?
As cidades postais, chamadas Shukuba (宿場) ou Shuku-eki (宿駅), eram pontos de parada semelhantes a estações construídas em rotas de viagem. Essas cidades postais tinham acomodações, lojas, sento (banhos públicos) e outros tipos de lazer para os viajantes se sentirem em casa. Apenas nas cinco rotas de Edo, havia mais de 200 dessas cidades.
Elas foram estabelecidas pela primeira vez por Tokugawa Ieyasu logo após o final da Batalha de Sekigahara. Para proteger as cidades dos invasores, elas foram criadas em uma forma especial, chamada “masugata”, que se caracterizava por curvas angulares.
Sobre Nakasendo
Nakasendo é uma das “cinco rotas de Edo” e conectava Edo a Kyoto passando pelo centro de Honshu enquanto a Rota Tokaido seguia a costa leste do Japão de Edo a Kyoto. O percurso passa pelas atuais províncias de Saitama, Gunma, Nagano, Gifu, Shiga e Nagano. Também foi chamada de “Rota do Kiso”, uma vez que passava pela região de Kiso em Nagano.
Na rota de 540 quilômetros, havia 69 cidades no total o que fez com que Nakasendo detivesse o maior número de cidades postais dentre as cinco rotas do Período Edo.
Embora muitas das cidades postais não sejam mais utilizadas e nem existam mais, algumas ainda permanecem preservadas até hoje. Confira cinco cidades da rota Nakasendo que ainda mantem a atmosfera do Japão Antigo, típica de filmes e Taiga Doramas.
Algumas das cidades de Nakasendo ainda estão intactas e mantêm a mesma atmosfera do período Edo. Confira abaixo cinco cidades localizadas na rota Nakasendo que você deve visitar caso esteja no Japão e tenha interesse pela cultura e história japonesa.
1. Narai-juku (Nagano)
Narai-juku está localizado na atual cidade de Shiojiri, na província de Nagano. A cidade se estende por cerca de 1 km e é a mais longa do gênero. Era uma popular cidade postal durante o período Edo, e foi apelidada de Narai senken (As 1000 casas de Narai).
Em 1978, Narai-juku foi designado pelo governo nacional como um importante distrito de preservação histórica e arquitetônica. Ao visitar Narai-juku, o Museu Kamitoiya é uma visita obrigatória. O museu possui cerca de 400 itens que eram usados na vida cotidiana de Edo.
Goheimochi é um lanche popular de rua em Nakasenju. É um bolo de arroz no palito encharcado com molho. Muitas outras cidades postais têm goheimochi, mas cada uma delas costuma ter seu próprio molho. Em Narai-juku, o goheimochi de Tanakaya é popular.
Outro lanche popular de Narai-juku é Oyaki. Oyaki se originou na região de Narai e é um pão cozido no vapor com recheios saborosos (geralmente vegetais em conserva). Em Narai-juku, você pode encontrar uma loja especializada em Oyaki chamada Tezukara.
O Ice Candle Festival é um evento popular realizado anualmente em Narai-juku no dia 3 de fevereiro. Velas feitas de gelo são colocadas nas ruas de Narai-juku, criando uma atmosfera aconchegante e acolhedora durante o intenso inverno que assola a região.
2. Tsumago-juku (Nagano)
Tsumago-juku localiza-se na cidade de Nagiso, no sul de Nagano. É uma das cidades postais localizadas na área de Kiso, junto com Magome-juku. É a primeira cidade do Japão a se esforçar ativamente na conservação da paisagem urbana retro da cidade.
Em 1976, Tsumago-juku foi designado pelo governo nacional como um importante distrito de preservação histórica e arquitetônica. O Museu Nagisomachi em Tsumago-juku é composto de três partes: Wakihonjin-okuya, Tsumago-juku Honjin e o Museu do Arquivo Histórico.
Wakihonjin-okuya é um edifício que permanece intacto desde 1877 e está registrado como uma importante propriedade cultural nacional. Tsumago-juku Honjin é uma réplica em tamanho real de um honjin, uma acomodação que foi especialmente designada para os daimyo.
No museu, você encontrará documentos e artefatos sobre Tsumago-juku. Wakihonjin-okuya é particularmente popular por seu belo interior. A luz que brilha através das janelas de madeira é fascinante. Você pode ver isso entre setembro e março em dias ensolarados.
O Kurikinton, um doce lanche de castanha cozida, é uma experiência obrigatória ao visitar Tsumago-juku. Os de Sawadaya em Tsuma-gojuku são particularmente populares.
3. Magome-juku (Gifu)
Magome-juku localiza-se na cidade de Nakatsugawa, na província de Gifu. É uma das poucas cidades postais localizadas em uma colina. Como não havia muita água na colina, Magome-juku era muito propenso a incêndios e foi incendiada duas vezes, em 1895 e em 1915. As ruas de Magome-juku que vemos hoje em dia foram reconstruídas após esses incêndios.
Magome-juku é onde o famoso escritor japonês Shimazaki Toson nasceu e passou grande parte de sua infância. Em homenagem a ele, o Museu Memorial Toson foi construído na área. Você pode encontrar mais de 6.000 documentos e materiais relacionados a Shimazaki Toson.
Perto da entrada de Magome-juku, há um galpão de moinho de água que ainda é capaz de produzir energia hidrelétrica na qual é usada para iluminar o galpão. Este galpão de moinho de água e as ruas pavimentadas de pedra são os símbolos desta cidade postal.
4. Samegai-juku (Shiga)
Samegai-juku é a 61ª cidade dos correios de Nakasendo e está localizada na atual cidade de Maibara, província de Shiga. A área é conhecida por suas águas claras e limpas pois a cidade postal localiza-se em torno de um riacho e uma fonte chamada Isame no Kiyomizu.
Essas pequenas flores, chamadas baikamo, são uma visão popular em Samei-juku. Eles só florescem em áreas com água limpa e parecem pequenas flores de ameixa. Você pode ver as flores de baikamo durante o verão, entre meados de julho e final de agosto.
Há uma lenda por trás de Isame no Kiyomizu, a fonte do rio. Dizem que um lendário príncipe japonês curou sua ferida com as águas da fonte. O molho de soja feito nas águas limpas e claras de Samei é uma lembrança popular entre os visitantes locais e pode ser encontrado no Yamaki Shoyu, assim como outros produtos tais como o miso (pasta de soja).
5. Kusatsu-juku (Shiga)
As fronteiras de Kusatsu-juku tem início às margens do rio na cidade de Kusatsu, na província de Shiga. É aqui que as rotas de Nakasendo e Tokaido se fundem, tornando-a em uma cidade estrategicamente importante para os viajantes que ali passavam.
Uma das maiores atrações de Kusatsu-juku é o Kusatsu-juku Honjin. Este Honjin é conhecido por ter acomodado figuras históricas significativas, como o líder militar Hijikata Toshizo e o membro do quadragésimo sétimo ronin, Kira Kozuke-no-suke.
A instalação foi aberta ao público em 1996 após uma grande reconstrução. Grande parte do interior foi restaurada para representar o período Edo.
O Kusatsu Kaido Koryukan também é um local popular para se visitar em Kusatsu-juku. Aqui, você pode aprender sobre a história de Kusatsu-juku através de painéis, exibições de artefatos e até um modelo em miniatura da cidade de Kusatsu-juku.
Na área de “experiência de viagem” de Kusatsu Kaido Koryukan, você pode vestir o traje dos viajantes do estilo Edo e andar de kago, um assento coberto, preso a um varal que é levado no ombro por dois ou mais homens que naquela época era usado como transporte humano. Também há uma sessão de experiência artística dde xilogravuras ukiyo-e.
Que tal passar uma noite em uma cidade postal japonesa? Muitas dessas cidades têm acomodações em estilo tradicional japonês. Pernoitar em uma cidade histórica como essas é uma oportunidade única para se obter uma experiência completa do período Edo!
Pingback: Os tipos de artes cênicas japonesas | Curiosidades do Japão
Pingback: Tokugawa Ieyasu e a Fundação do Xogunato | Curiosidades do Japão
Pingback: 17 fatos sobre tatuagens no Japão | Curiosidades do Japão
Pingback: Okage inu, os cães peregrinos do Período Edo | Curiosidades do Japão