Minha história no Japão – Por Eric Morimoto
Texto enviado por um colaborador. Meu nome é Eric Morimoto, 37 anos, neto de japoneses, budista, fotógrafo profissional, retratista com especialização pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Universidade de Michigan nos EUA, Universidade de Tokyo e MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Em Março de 2020 completaram dois anos que cheguei junto com minha esposa em terras nipônicas e quero compartilhar um pouco da minha trajetória até aqui.
No ano de 2017 tivemos a oportunidade de realizar um plano de viagem conhecendo boa parte da America Latina. O percurso de alguns meses nos deu o privilegio de conhecer a cultura dos países latinos e de fazer amigos pela Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Após o término da viagem, ha exatos 3 anos eu e minha esposa decidimos vir para o Japão e começamos a realizar os preparativos para a mudança de país, desta vez não apenas como um intercâmbio cultural mas também com a possibilidade de trabalhar e ter uma estadia de longo prazo.
Apesar de já naquela época ter parentes e amigos que estavam no Japão confesso que viemos com muitas inseguranças e receios pois além da longa distância do Brasil, o idioma, ritmo de trabalho, clima e cultura se mostravam totalmente diferentes.
Tivemos o apoio de nossos amigos e familiares, principalmente dos nossos pais e viemos com a mente aberta para um novo aprendizado.
Escolhemos a cidade de Echizen em Fukui por ser uma cidade centralizada e de fácil acesso a grandes centros como Osaka e Nagoya e por oferecer uma boa infraestrutura para brasileiros. No dia 14 de Março de 2018 fomos recebidos pela empresa e por amigos dos meus pais que nos apoiaram nos primeiros momentos de chegada ao Japão.
Lembro claramente de ter chego num numa noite fria e com neve – algo que até então não estávamos acostumados por morarmos no Brasil e ao entrar no apartamento um dos senhores da empresa me disse “espera, tira o sapato e entra com o pé direito para dar sorte!”.
Começamos a trabalhar na fabrica um dia depois e após 6 meses já estávamos adaptados ao clima, rotina e aprendendo dia após dia a superar os desafios de quem emigra para um novo país.
Nós viemos ao Japão com um sonho e parte dele se completa em viver o Japão, viver sua rotina, suas tradições, seu povo e sua cultura. Desde a nossa saída do Brasil já tínhamos em mente em algum momento dar continuidade aos trabalhos com a fotografia e audiovisual.
No Brasil eu já fotografava ha mais de 6 anos e em meu portfólio tinha trabalhos com modelos de agencias como Joy, Way, Oxygen e Mega Talents além de ministrar cursos de fotografia em São Paulo.
Ensinar pessoas a fotografar é como ensinar a ver o mundo com outros olhos. Lembro-me claramente de ter chegado ao Japão e ter ouvido de uma pessoa “você não vai conseguir dar cursos aqui, é muito difícil. Não tem público. ”
Após um ano de muito esforço e planejamento dei meu primeiro curso de fotografia para Brasileiros no Japão e hoje já estou na oitava edição ensinando fotografia nos dias de folga com cursos intensivos de um dia e de especialização de três dias, compartilhado conhecimento e ajudado pessoas a aprender a fotografar.
Todas as pessoas tem sonhos e algumas delas sonham e ser fotógrafos profissionais ou aprender a registrar momentos com a magia que a fotografia proporciona. Se durante a sua jornada você pode ser o canal para ajudar a alcançar esse sonho, por que não?
Além do projeto que envolve cursos de fotografia presencial concebi um blog com matérias autorais sobre fotografia e estou desenvolvendo um projeto de ensino on line para poder alcançar pessoas que estejam distantes ampliando ainda mais o espaço para compartilhar conhecimento.
Por último tenho um projeto para registrar 60 retratos com brasileiros descendentes de japoneses que tenham 60 anos ou mais – na cultura japonesa o Kanreki Iwai celebra o 60º aniversário em um novo ciclo.
O brasileiro tem por natureza o empreendedorismo, a criatividade e a paixão pelo que faz. Não desistam dos seus sonhos!
SITE: www.ericmorimoto.com
Insta: www.instagram.com/ericmorimotophototography