Itasha, os carros dos otakus japoneses
Itasha, os carros dos otakus japoneses
Todos nós sabemos o quanto os personagens de mangá, anime e games fazem sucesso em várias partes do mundo. Porém, nada mais natural que a concentração de fãs ou otakus, como também são chamados esses fãs obsessivos, seja mais proeminente na Terra do Sol Nascente, que é o local de origem desses personagens. O “otakismo” é tanto que existem até japoneses que se casam com eles, tamanho é o fascínio por estes seres fictícios.
Podemos sentir isso claramente nas ruas, especialmente das grandes metrópoles, onde encontramos um grande número de cosplayers (pessoas que se vestem como personagens de anime). Como se isso já não bastasse, uma parcela de otakus, também personalizam seus carros com adesivos ou pinturas com estes personagens.
Geralmente são carros esportivos ou vans, cheios de acessórios e tunados, os quais são chamados de Itasha (痛 车), que literalmente significa “carros da dor”.
O por que desse nome não se sabe direito. Uns dizem que o termo é um trocadilho para carros italianos (イタリア 車 ou Itaria-sha), que abreviando ficou Itasha.
Outros dizem que Ita, vem da palavra “itai”, que no Japão significa “dor”.
Talvez seja uma metáfora para mostrar que para customizar esses carros, dói o bolso devido ao custo elevado dos gráficos e acessórios personalizados.
Além de carros, tem também as motos customizadas chamadas de itansha (痛 単 车) e as bicicletas customizadas, chamadas de itachari (痛 チャリ).
Os personagens que fazem parte das decorações desses veículos são predominantemente femininos e alguns possuem inclusive sistemas de navegação personalizados com a voz da personagem.
E não pense que essa moda de tunar carros e outros veículos com mangá e afins é restrito para um seleto grupo de pessoas. No Japão existe convenções e até exposições em salões de automóveis realizados regularmente em várias partes do país como Tóquio, Nagoia e Osaka.
Embora esse tipo de decoração tenha iniciado em 1980, só se tornou realmente um fenômeno no século 21, quando a cultura otaku tornou-se relativamente bem conhecida através da Internet. O primeiro grande encontro de itasha ocorreu em 2005 realizado pelo Comiket, um evento que acontece duas vezes por ano em Tóquio, destinado aos fãs de quadrinhos.
Depois disso, outros eventos passaram a acontecer e a moda Itasha vem crescido significamente e ganhando cada vez mais a atenção da mídia. E o que era inicialmente voltado para amadores, hoje é cada vez mais levado a sério e mais profissional, com direito a títulos, troféus e notícias veiculadas nos meios de comunicação.
Muitas empresas ligadas à veículos, automobilismo, rally e revistas especializadas em gráficos para Itasha estão patrocinando esses eventos e equipes como Super GT, Taikyu Super Rally Championship Japão e o Grand Prix D1 , tornando esses eventos cada vez mais de grande porte.
Foi em novembro de 2008, que os Itasha ganharam repercussão internacional devido a um grande evento chamado Ita G Festival, em Odaiba, que reuniu cerca de 600 Itashas de todo o Japão, com a participação inclusive de uma Ferrari F430 Spider decorada em estilo mangá. Nesses eventos também é comum encontrar diversos cosplayers, que aproveitam a oportunidade para mostrar seu lado otaku.
Acredita-se que os Dekotora (caminhões decorados) e Bosozoku (motoclubes) também tenham influenciado o surgimento da moda Itasha, que também vem se tornando popular em outros países como Taiwan, Filipinas, Malásia e Estados Unidos. Muito louco não é? O que achou dos carros itasha? Deixe sua opinião!
16 Comments