Neko no Hi – Dia do Gato (22 de fevereiro)
Dia 22 de fevereiro é o dia do gato no Japão
Você sabia que no Japão há um dia especial para os gatos? É verdade, embora não seja um feriado nacional, esse dia é bastante comemorado no Japão. O Neko no Hi (猫の日) ou (ネコの日) é comemorado no dia 22 de fevereiro.
E a escolha da data tem uma razão. O número 2 é pronunciado como ” ni ” em japonês e 22 de fevereiro pode ser escrito 22/2, ou seja “Ni Ni Ni”. Dessa forma, a leitura da data se assemelha à seguinte pronúncia: Nyan Nyan Nyan (ニャンニャンニャン), que na pronúncia se assemelha ao miado de um gato.
Essa data foi criada em 1987, por uma fabricante de ração para pets, a “Japan Pet Food Association“. No Japão, os gatos são muito queridos e inclusive, são considerados amuletos de sorte pelos japoneses.
O Maneki Neko por exemplo, estatuazinhas em forma de gatinhos, de cores variadas e que tem a patinha levantada. São chamados também de “Gato da Sorte”. São colocados muitas vezes, na entrada das lojas, e a patinha que aparentemente está acenando, na verdade está chamando cliente e dinheiro para o comércio.
Se os gatos são populares e queridos no Japão, consequentemente personagens e mascotes em forma de gatos também são.
Um exemplo é a Hello Kitty, considerada a gatinha mais famosa do Japão. Tem também o Hikonyan, mascote do Castelo de Hikone, província de Shiga, que se tornou famoso e muito popular no Japão, sendo chamado também de “Gato Samurai“, por causa dos trajes que usa. Seu nome é uma combinação de Hikone e nyan, onomatopeia japonesa de reproduz um gato miando.
Existem também no Japão, Santuários Xintoístas destinados exclusivamente aos gatos, os Nekogami Jinja (Santuário dos Gatos) em Kagoshima e Kannushi, onde se reza pedindo pela saúde, vida longa e felicidade dos animais de estimação, no dia 22 de fevereiro.
Como todo santuário xintoísta no Japão, o Neko Jinja tem o torii (Portal de Entrada), um santuário de pedra com uma fonte de água, onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos.
Aproveite para ver também:
• Tashirojima, a Ilha dos Gatos
• Tama-chan, a gata que é chefe de estação de trem no Japão
• Maru, o gato blogueiro do Japão
• Hello Kitty, a gata mais famosa do Japão
Lenda do Santuário dos Gatos
Conta uma lenda, que por volta do ano de 1572, Yoshihiro Shimazu, um grande samurai, viajou certa vez de Kyushu para a Coreia, para a batalha de Kizakibaru. Junto com sua comitiva, ele levou sete gatos, porém não como animais de estimação.
O samurai conseguia decifrar as horas ao longo do dia, através das pupilas dos olhos dos 7 gatos, que mudavam de acordo com a posição do sol, especificamente 6:00 am, 8:00 am, 10:00 am, meio-dia, 2:00 pm, 4:00 pm e 6:00 pm.
Dessa forma, Yoshihiro conseguiu ter uma maior precisão do tempo durante sua longa batalha e isso foi fundamental para que ele e sua equipe, pudessem vencer o inimigo. A vitória contra o clã Ito, contribuiu muito para a unificação de Kyushu.
Por ser um budista devoto, o Yoshihiro construiu um monumento para as tropas inimigas durante a Segunda Guerra Sete Anos. A participação de Yoshihiro foi essencial para o clã Shimazu, se tornando o 17 º Senhor de Shimadzu.
Ao fim da batalha, apenas dois dos sete gatos sobreviveram e foram trazidos de volta à Kagoshima. Em gratidão ao serviço e lealdade destes gatos, o senhor Shimadzu construiu um santuário para eles em 1602.
Após a Restauração Meiji (1868), a família mudou-se para a Vila Shimadzu e o Santuário dos Gatos foi transferido para lá, se tornando um local de devoção a todos os gatos no Neko no Hi e também, curiosamente, no Toki no kinenbi.
Toki no kinenbi (Dia do Tempo)
Não é um feriado nacional mas é comemorado no dia 10 de junho anualmente. Nesse dia, relojoeiros e pessoas que gostam de gatos, comparecem e prestam homenagem a estes dois “gatos do tempo” no Santuário, assim, como pessoas que não saibam o paradeiro dos seus gatos, que penduram o nomes dos seus bichanos, junto à uma oração ou mensagem, para que sejam encontrados.
O mesmo vale para os gatos que tenham morrido ou que estejam doentes. Pode ainda ir até o Santuário, somente para agradecer e comemorar por seu gato estar ainda vivo e saudável. Muitos, escrevem mensagens em plaquinhas de madeira, que são penduradas nas paredes do Templo.
Música da cantora Juniel
Conheça através do vídeo abaixo, uma música da cantora Juniel que ela compôs especialmente para os felinos, juntamente com a letra e a tradução. ♥
http://youtu.be/dhPIsZEW084
Letra: 猫の一日 (Neko-no-Ichinichi/ One Day of Cat)
重たいまぶた 昼寝 午後の部屋
o-mo-ta-i ma-bu-ta hi-ru-ne go-go-no-he-ya
Pálpebras pesadas, sesta, no quarto à tarde
散らかった机 飲みかけのミルク
chi-ra-ka-tta tsu-ku-e no-mi-ka-ke-no mi-ru-ku
leite esparramado na mesa, inacabado
静かな空気 ぽつんとおかれた
shi-zu-ka-na ku-ki po-tsu-n-to o-ka-re-ta
Ambiente tranquilo e solitário
つまらない時間だけが流れる
tsu-ma-ra-na-i ji-kan da-ke-ga na-ga-re-ru
Só o tempo chato flui
一日中誰もいない部屋
i-chi-ni-chi-ju da-re-mo i-na-i he-ya
No quarto sem ninguém o dia todo
ただ体丸めてみた
ta-da ka-ra-da ma-ru-me-te-mi-ta
Eu tentei apenas curvar minhas costas
僕は今君のぬくもりが 今切なく懐かしいんだ
bo-ku-wa i-ma ki-mi-no nu-ku-mo-ri-ga i-ma se-tsu-na-ku na-tsu-ka-shi-in-da
Agora eu estou sentindo sua falta, falta agora o seu calor
カーテンを開き 人ごみの中
ka-ten-wo hi-ra-ki hi-to-go-mi-no na-ka
Abrindo as cortinas, no meio da multidão
君のにおいを探した
ki-mi-no ni-o-i-wo sa-ga-shi-ta
Eu procurei o seu cheiro
ひとりぼっちにしないでほしい
hi-to-ri-bo-cchi-ni shi-na-i-de ho-shi-i
Eu não quero que você me deixe sozinho
ただ空を見上げてみた
ta-da so-ra-wo mi-a-ge-te-mi-ta
Eu tentei apenas olhar para o céu
僕は今君のいないこの時間 今本当に疲れたんだ
bo-ku-wa i-ma ki-mi-no i-na-i ko-no ji-kan i-ma hon-to-ni tsu-ka-re-ta-n-da
Agora você não está aqui, agora estou realmente cansado
ドアが開く 僕を呼ぶ声 これから思いっきり甘えよう
do-a-ga hi-ra-ku bo-ku-wo yo-bu-ko-e ko-re-ka-ra o-mo-i-kki-ri a-ma-e-yo
Portas abrindo, uma voz me chamando, a partir de agora depender de você me abandonar
Neko itsudatte wa kawaii – 猫 は いつ だって かわいい
Os gatos são sempre fofos! Você concorda?
Pingback: Maru, o gato mais famoso do Japão | Curiosidades do Japão
Pingback: Tashirojima, a Ilha dos Gatos | Curiosidades do Japão