Kakizome (書初め) – A primeira caligrafia do Oshougatsu
Kakizome – A primeira caligrafia do Oshougatsu
Kakizome (書初め) é uma das tradições do Ano Novo japonês e é a primeira escrita no início do ano, mais precisamente no dia 2 de janeiro. Nesse dia são feitas diversas competições Kakizome em escolas primárias e secundárias, para testar as habilidades de escrita dos estudantes. Essa tradição também é chamada de “Kitsusho Hajime” (Primeira escrita da fortuna).
A Caligrafia japonesa é parte integrante do currículo escolar e é ensinado em todas as escolas, como parte do kokugo (linguagem nacional). Para fazer um Kakizome, usa-se tinta preta, misturada ao Wakamizu (primeira água do Ano Novo), pincel especial e papel especial chamado Gasenshi (画 仙 纸) de 28 × 85cm (estilo pergaminho).
Crianças e famílias escrevem sua citação favorita, poesia, haiku ou um provérbio em caracteres japoneses, criando belas obras de arte. Depois de pronto, o costume manda que se pendure na parede, como um ornamento da casa até o dia 14 de janeiro, quando ocorre o Festival de Sagicho.
Nesse dia, o Kakizome é queimado e segundo a tradição, se o papel voar alto durante a queima, significa que quem escreveu vai se tornar mais habilidoso e dessa forma, irá melhorar sua escrita durante o ano.
Pode ter certeza que não basta somente rabiscar um papel. Para fazer uma bela Caligrafia japonesa requer muita prática e habilidade em segurar o pincel, em preparar a tinta, além de um ritual para se colocar os traços no papel, onde se pode misturar os três sistemas de escrita: Kanji, hiragana e katakana.
Kakizome nada mais é do que linguagem transformada em arte e é uma tradição tão popular que todo dia 5 de janeiro ocorre um evento de Kakizome no Nihon Budo-kan em Tóquio, onde mais de 4 mil calígrafos se reúnem anualmente para a competição. Esse evento é amplamente coberto pela mídia japonesa, assim como o Carnaval carioca é coberto aqui no Brasil.
Não há restrições para o que se escrever no Kakizome, mas segundo o costume, devemos aproveitar a ocasião para escrever coisas vindas do coração, metas ou desejos que queremos para nós ou para os outros. O importante é que as palavras, frases ou provérbios tenham vindo do coração e tenham realmente um significado bom e relacionado ao que se está sentindo.
Vídeo sobre Kakizome
Obs: Texto originalmente escrito em 2 de janeiro de 2012
5 Comentários