Pneus reciclados viram bolsas, carteiras e tênis no Japão


Acessórios de moda feitos com pneus reciclados
Manter os pneus velhos fora dos aterros é uma tarefa difícil, já que não é biodegradável e considerando a quantidade deles que é descartada todos os dias.

Basta fazer uma média de quantos carros estão nas ruas e multiplicar por quatro, sem contar ainda os caminhões de grande porte que chegam a ter 18 pneus.

Porém, para amenizar esse problema e aproveitando a onda ecológica, várias empresas no mundo, inclusive no Japão estão reciclando pneus velhos e transformando-os em diversos acessórios de moda, como colares, bolsas e até tênis.

Assim como a empresa americana My Sister Art e da designer de jóias, Christiane Diehl, que fazem diversas joias como brincos e colares com pneus reciclados,a empresa japonesa Seal que desde 2006, já vem fazendo bolsas com esse material, agora resolveu entrar no ramo dos calçados.

Em parceria com a Spingle , um fabricante de sapatos, a Seal lançou o Sneaker 101, um tênis de pneu reciclado que segundo a empresa, tem grande durabilidade e é totalmente impermeável.

O tênis que custa cerca de ¥ 15.750 (cerca de 300 reais), tem como propaganda:

” Cada peça traz a trilha de sua vida anterior, contando o conto das estradas que viajou.”

Muito além de ser apenas um apelo ecológico, a empresa garante que seus produtos, que vão desde bolsas, sacolas, porta lap top, carteiras, entre outros, são resistentes à água e tem loga duração. O visual elegante, sóbrio, preto e o designer tipicamente moderno e urbano, agradou em cheio os executivos, ecologicamente corretos.

Cada peça é feita artesanalmente à mão em Edogawa-ku, região de Tóquio, onde os artesãos deixam claro que cada bolsa, sacola, tênis ou carteira, carrega sua história pelas estradas como se fosse uma tatuagem. Cada peça narra um conto de uma estrada que já percorreu um dia, na época que ainda era um simples pneu viajante.

3 Comentários

  1. Muito bacana essa ideia de produzir acessórios utilizando como matéria pneus reciclados. Dar um destino inteligente a resíduos poluentes também pode ser uma atitude fashion!

  2. shakespeare lemos de aguiar

    Gostaria de receber maiores informações sobre a bolsa masculina feita em pneus.

  3. Ada Anjos

    Queria tanto ver mais matérias que falem sobre os campos de pesquisa dentro das instituições de moda no Japão… Mas só falam sobre as subculturas/estilos ou tendências que ocidentais acham bizarras e torna-se raro conteúdos mais sérios como o dessa postagem. Queria algo que mostrasse mais os questionamentos, preocupações e iniciativas que os japoneses tem envolvendo a moda, como moda ecológica, inclusiva, novas tecnologias dentro do processo de produção… São diversas coisas que poderiam ser abordadas e mesmo assim não nos fornecem acesso nos meios de comunicação do Brasil pelo simples fato de que é mais fácil vender a imagem de que eles são um povo “exótico”!!!
    Quero um dia conseguir ser pesquisadora de moda em uma faculdade japonesa, mas fico com medo de iniciar meu tema de TCC por não ter certeza se seria aceito no Japão. Tá aí outro assunto que queria ver!! Como é o processo de seleção dos pesquisadores? A pesquisa deve se basear no trabalho de algum professor para entrar em uma equipe ou pode ser iniciado sozinho?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *