Yuki-Taro, o Robozinho Devorador de Neve
Yukitaro, o robozinho devorador de neve
Como sabemos, os japoneses adoram tecnologia. E também adoram coisas kawaii. Melhor ainda quando podem reunir essas duas coisas em uma só, como acontece com Yuki-Taro, um robozinho amarelo que tem como principal função retirar a neve das ruas do Japão.
Mede cerca de 5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura e dizem que o seu design foi inspirado no Pikachu. Tornou-se um grande aliado dos moradores de cidades onde costumam ocorrer grandes nevascas, especialmente no norte do Japão.
Trata-se de um robô autônomo com GPS, câmeras e sensores integrados que facilitam sua mobilidade. Através do sistema de GPS, ele consegue se locomover tranquilamente pelas ruas e graças às câmeras e sensores infravermelhos, o robozinho camarada consegue se desvencilhar de qualquer obstáculo.
Depois que Yuki-Taro “come” a neve, ela é compactada em seu “estômago” e transformada em em pequenos tijolos de gelo.
Em seguida, Yuki-Taro empilha os blocos de gelo de forma muito organizada, além de realizar muitas outras funções, até mesmo construir um iglu. Muito incrível esse robozinho né? 🙂
Ele é resultado de quase sete anos de trabalho em conjunto de pesquisadores da Organização de Criação Industrial de Niigata (NICO), Pesquisa e Desenvolvimento (RDI), Instituto de Tecnologia de Niigata, Universidade de Yamagata e o Instituto de Pesquisa Industrial da província de Niigata.
O objetivo era criar um robô ambientalmente amigável que pudesse operar por conta própria e dar suporte aos idosos. Desde então, os pesquisadores estão trabalhando muito para reduzir seu tamanho e peso e também os custos do robô para que assim possa se tornar mais acessível comercialmente.
Em 2006, Yuki-Taro recebeu um prêmio do Good Design Award por seu design descontraído. Eu adorei o design do robô, mas bem que poderiam acrescentar orelhas pontudas para deixa-lo ainda mais parecido com o Pikachu não acham? 🙂 Confira o vídeo abaixo com Yuki-Taro em ação:
Referência: Rocketnews, Pinktentacle
3 Comments