Seishun 18 Kippu – Viajando barato no Japão
Aí vai uma dica legal para quem quer visitar vários pontos turísticos no Japão sem gastar muito dinheiro. É o Seishun 18 Kippu, um bilhete de trem ilimitado:
Muitos brasileiros que vivem no Japão já devem conhecer, mas pra quem ainda não sabe, aí vai uma dica muito legal para quem quer visitar vários pontos turísticos no Japão sem gastar muito dinheiro. É o Seishun 18 Kippu (青春18きっぷ,) um bilhete ilimitado de trem destinado a turistas e residentes no Japão que pode ser usado por 5 dias dentro de um período específico.
Seishun Juhachi Kippu significa algo como “Jovem 18 Bilhete”). Apesar do nome, o Seishun 18 Kippu pode ser usado por pessoas de qualquer idade. Está disponível não só para turistas estrangeiros, como também para cidadãos japoneses e residentes estrangeiros do Japão.
No entanto, ele está disponível apenas três vezes ao ano e é válido somente para trens locais (futsudensha / kakuekiteisha) e rápidos (kaisoku). Dependendo do seu roteiro de sua viagem, pode sair bem mais em conta viajar de trem ao invés de carro particular, caso o tenha.
Também é válido para andar na balsa JR de Miyajima e para linhas de ônibus JR ao longo da costa Sanriku (Yanaizu – Kesennuma – Sakari). Ele não pode ser usado em trens expressos (kyuko), expresso limitado (Tokkyu) e trens-bala (shinkansen) ou ônibus ou balsas operadas por outras empresas.
O valor do Seishun 18 Kippu é de ¥ 12.050 para ser usado durante cinco dias, o que equivale a ¥ 2.410 por dia! O custo benefício é excelente. Vale muito a pena se você deseja fazer muitas viagens em cinco dias dentro de um período (não precisa ser consecutivos).
Confira uma tabela com datas de disponibilidade:
Período |
Data para usar |
Data para comprar |
Primavera | 1 março – 10 abril | 20 fevereiro – 31 março |
Verão | 20 julho – 10 setembro | 1 julho – 31 agosto |
Inverno | 10 dezembro – 10 janeiro | 1 dezembro – 31 dezembro |
Mais informações sobre o Seishun 18 Kippu
O Seishun 18 Kippu pode ser comprado na maioria das estações JR em todo o Japão. O bilhete é um pequeno cartão com cinco campos que será carimbado a cada dia que for usado. Outro detalhe interessante é que você pode usar o bilhete sozinho ou compartilha-lo com até cinco pessoas diferentes, caso não pretenda ou não possa viajar por cinco dias.
Por exemplo, se for um grupo de 5 pessoas que desejam viajar juntos, o bilhete será válido por um dia. Ou então, 5 pessoas podem usar o bilhete em 5 dias diferentes, ou ainda 1 pessoa pode usar por 2 dias e 1 pessoa por três ou 2 pessoas compartilham em dois dias e 1 pessoa usa em outro dia, etc. Enfim, existem inúmeras possibilidades para usar o Seishun 18 Kippu.
Quando utilizar o Seishun 18 Kippu, você deve mostrar o bilhete nas cabines da estação, para que um ou mais campos seja carimbado (no caso de viagens em grupo). Um dia é definido a partir da meia-noite à 00:59, exceto nas áreas de Tóquio e Osaka, onde o bilhete é válido até o último trem.
Pra quem gosta de viajar de trem e não tem pressa de chegar aos destinos, o Seishun 18 Kippu vale muito a pena, pois você poderá elaborar roteiros de norte a sul do Japão.
Poderá visitar vários pontos turísticos do Japão como Itsukushima, Sapporo, Nara e Kyoto e também poderá apreciar belas paisagens como mar, vales e montanhas a partir de trens locais e locomotivas a vapor.
Leve em conta que dependendo do destino, as viagens serão muito longas em trens locais. Por exemplo: Para Kyoto a partir de Tóquio, gasta-se cerca de 9 horas de viagem, além de ter que fazer algumas conexões. Já por shinkansen, gasta-se menos de 3 horas, porém custa cinco vezes mais.
Portanto, se você resolver utilizar o Seishun 18 Kippu, é importante pesquisar bastante, estudar os horários e montar um itinerário com antecedência para que você possa tirar o máximo proveito desse serviço. Para maiores informações e dicas de roteiros acesse o site Japan Railway East.
Espero que tenham gostado da dica 🙂
3 Comentários