Receita de Karaage (Frango Frito Japonês)
O Karaage (Frango Frito Japonês) é amplamente consumido no Japão. É uma delícia especialmente por ser crocante por fora e macio por dentro. Confira a receita:
Karaage (から揚げ) é o nome dado ao Frango Frito Japonês, amplamente consumido no Japão. Embora se assemelhe com frango milanesa, o Karaage é diferente, sendo altamente crocante por fora e macio por dentro. O sabor também o difere de um frango milanesa tradicional devido aos ingredientes adicionados.
Bom, mas antes de tudo, veja algumas curiosidades sobre o Karaage, cuja pronúncia é assim: Ka-ra-a-guê. Na verdade, sua origem é chinesa, assim como outros pratos que fazem parte da culinária japonesa como o Gyoza e o Ramen, se enquadrando na categoria Wafu-Chuka (Pratos chineses adaptados ao paladar japonês).
O Karaage, também é chamado de Tatsutaage, significa literalmente “Tang frito” (referindo-se a dinastia chinesa Tang). Eu adoro frango karaage e na minha opinião, este é um dos pratos japoneses que mais agrada o paladar brasileiro, apreciado até mesmo por aqueles que dizem não gostar muito da culinária japonesa.
O que dá um sabor especial ao Karaage é o tempero onde estão incluídos alho, gengibre, saquê e shoyu. Neste tempero, o frango ficará marinando por meia hora. Já a casquinha crocante e dourada se dá por conta do amido de milho ou fécula de batata (pode ser um dos dois) que envolverá o frango, que em seguida é frito em óleo vegetal. Embora a receita mais comum seja de frango, é possível utilizar outra carne como peixe.
Receita de Frango Frito Karaage
Ingredientes
300 gramas de coxa de frango desossado
½ colher de chá de molho de soja
½ colher de sopa de Sake
¼ colher de chá de sal
pimenta à gosto
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de alho ralado
½ colher de chá de óleo de gergelim
½ ovo batido
2 ½ colheres de sopa de amido de batata ou Amido de Milho
Folhas de alface (para enfeitar)
Folhas de salsa (para enfeitar)
Óleo vegetal (para fritar)
Modo de fazer (Passo a passo em vídeo)
Coloque o frango desossado e cortado em pedaços em uma tigela. Acrescente o molho de soja, o sal, o gengibre, o alho, o sake, pimenta e o óleo de gergelim. Misture bem para que o tempero pegue em todos os pedaços de frango. Deixe marinando no tempero por aproximadamente 30 minutos.
Passado o tempo de espera, adicione o ovo batido e misture bem com o frango. Em seguida, adicione a fécula de batata ou amido de milho, misturando bem. Leve a frigideira com óleo suficiente para cobrir os pedaços de frango para aquecer. Quando estiver quente, diminua o fogo e coloque os pedaços de frango para fritar.
É importante fritá-los em fogo baixo para que o frango não queime por fora e fique cru por dentro. Depois que fritar a parte de baixo, vire os frangos na frigideira com o hashi para que eles fritem por completo. Quando estiverem douradinhos, retire-os do fogo, colocando-os sobre uma grelha para que escorra o óleo.
Aumente o fogo e coloque os frangos novamente para fritar. Segundo o canal Cooking With Dog, esse método garante que os frangos fiquem bem cozidos e suculentos por dentro, ao mesmo tempo que a casquinha fique bem crocante e douradinha por fora. Hummmm, deu até água na boca não é não?!
Link do vídeo (Cooking With Dog)
Receita de Torii Karaage
Achei essa outra receita de Torii Karaage no canal Made in Jpn. Achei interessante a técnica que ela utiliza para misturar os pedaços de frango. Outro detalhe dessa receita, é que vai farinha de trigo ao invés de fécula de batata ou amido de milho. E depois de frito, o frango ficou bem crocante também. Confira:
22 Comentários