Confira a receita de Dorayaki, o doce favorito do Doraemon
Receita de Panqueca Dorayaki
Dorayaki é uma espécie de panqueca japonesa que pode ter vários recheios, sendo que os mais comuns são de creme e anko (doce de feijão azuki). Sem contar um detalhe: É o lanche predileto do Doraemon, um dos personagens mais populares do anime japonês, além de ser um tipo de doce que agrada todo tipo de paladar.
Dorayaki é um tipo de wagashi, ou seja, um confeito tradicional japonês. Sua popularidade começou na Era Showa (1926-1989) e virou mania depois do Doraemon. Aliás, pelo que tudo indica, seu nome foi inspirado nesse doce japonês. Dora significa “gongo”, uma espécie de disco de metal circular.
Já o yaki significa “cozido em calor seco”. Segundo a lenda, o primeiro Dorayaki foi criado quando um samurai chamado Benkei esqueceu seu gongo (dora) após sair da casa de um fazendeiro, onde ele estava escondido. Posteriormente, o fazendeiro utilizou esse gongo para fritar as panquecas, batizando-o de Dorayaki.
Outra lenda é que Benkei se feriu gravemente e foi cuidado por um casal de idosos que lhe serviu um bolo redondo cozido na superfície de um gongo, dando origem ao primeiro dorayaki. Outros no entanto, acreditam que tudo isso é lenda e o nome apenas faz referência ao formato da panqueca, que é parecida com o disco circular de metal, o gongo (dora).
E você sabia que 4 de abril é o Dia Nacional Dorayaki? Essa data foi escolhida em 2008 pela maior fabricante Dorayaki japonês (Marukyo). Este doce é amado por todas as crianças crianças e a data fica entre o Dia das meninas no dia 3 de março e o Dia dos meninos no dia 5 de maio). A empresa diz que comer Dorayaki nesse dia vai trazer-lhe muita felicidade! 🙂
Curiosidades sobre o Dorayaki
Embora sua origem seja remota, o Dorayaki só ganhou a forma que conhecemos hoje (duas partes com recheio no meio) a partir do século 20. Até então, o Dorayaki era feito como uma panqueca de massa bem fina, que depois de colocado o recheio, era dobrado ao meio e consumido como um sanduíche de recheio doce.
O atual formato surgiu por volta de 1914, em uma confeitaria em Ueno, Tóquio, chamado Usagiya (Rabbit House), onde o proprietário se inspirou em outro confeito japonês, que tem suas raízes na Europa, o kasutera ou bolo de Castella.
Como kasutera, a massa usada para fazer a panqueca dorayaki tem alguns ingredientes tradicionais japoneses como o mirin (vinho de arroz doce) e shoyu (molho de soja). Para adoçar é usado normalmente o mel ou mesmo o açúcar.
Embora os recheios tradicionais são de creme ou anko, hoje em dia existem uma grande variedade de recheios, como chantili com morangos, nutela, chocolate, creme de castanha, creme de batata doce, entre muitos outros. A criatividade é o que conta… Também é possível misturar dois ou mais tipos de recheio…
A receita também é fácil. O diferencial em relação a uma panqueca convencional são os ingredientes extras adicionados à massa como o mel, o mirin e o molho de soja. Também é necessário uma panela ou chapa antiaderente. Depois é só escolher a receita de sua preferência e seu dorayaki estará prontinho.
Existem muitas receitas que omitem os ingredientes mirin e shoyu, no entanto creio que são eles que ajudam a dar a coloração marrom escuro que caracteriza a panqueca, além de dar uma leve salinidade à panqueca. Mas creio que mesmo sem estes ingredientes, o dorayaki fica delicioso. Fica, portanto a seu critério.
Receita de Dorayaki
Receita da massa de dorayaki
Ingredientes da Massa
6 ovos (3 gemas serão usadas para o creme, 3 gemas para a massa e 6 claras batidas em neve)
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 copo de leite
2 colheres de chá de mel
1 colher de chá de Mirin
1 colher de chá de molho de soja
Modo de preparo da massa:
Misture a margarina com as 3 gemas. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Por fim, coloque as claras em neve incorporando-as à massa (mexendo levemente para a massa ficar aerada). Use forminhas próprias ou então frite como se fosse uma panqueca em uma frigideira pequena antiaderente e bem quente.
Receita do recheio de creme
Ingredientes do creme
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 colheres de sopa de Maisena peneirado
1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de preparo do recheio:
Basta levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Depois é só colocar no meio de duas panquequinhas, dando uma leve apertadinha nas bordas.
Receita de recheio de anko
Ingredientes do anko
1 xícara e meia de feijão azuki
1/2 xícara de açúcar granulado ou 2 xíc. Johakuto (açúcar japonês)
1 pitada de sal
Modo de preparo do anko
Deixe o feijão de molho durante uma noite inteira. No dia seguinte, coloque no fogo médio, mexendo por 10 min. Retire a água. Coloque mais 4 xíc. de água no feijão e ferva novamente. Abaixe o fogo e mexa até que o feijão fique uma pasta bem macia. Retire o excesso de água e adicione o açúcar e o sal. Esprema, sove a mexa até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Pronto!
Se preferir, use outros recheios da sua preferência como mel, geleias, nutela, chocolate, chantili com pedaços de morango e outros tipos de creme à sua escolha. É só usar a criatividade! Se tiver dificuldade de fazer, assista o vídeo abaixo:
19 Comentários