100 fatos interessantes sobre o Japão
Confira 100 fatos sobre o Japão. Se você conhece pelo menos 70% desses fatos, pode então se considerar um bom conhecedor sobre este país surpreendente. 🙂
Esta é a continuação dos 100 fatos interessantes sobre o Japão. Com certeza, há muitos outros fatos que não foram mencionados aqui pois o Japão é um país cheio de singularidades, mas de qualquer forma, espero que seja útil e que gostem das curiosidades postadas aqui.
51. O suihanki (panela elétrica de arroz) está presente em praticamente todos os lares japoneses e várias outras receitas podem ser feitas nela.
52. O Japão é o país dos mascotes. A maioria das grandes empresas tem o seu, assim como órgãos públicos tais como hospitais, polícia, etc.
53. O Japão tem 28 Parques Nacionais e 55 parques quase nacionais.
54. Por causa de incêndios, desastres naturais e bombardeios da segunda guerra mundial, são poucos os castelos que se mantem 100% originais.
55. O transporte mais utilizado para grandes distâncias é o shinkansen (trem bala), que pode atingir uma velocidade média de 310 quilômetros por hora.
56. As primeiras gueixas japonesas eram do sexo masculino.
57. No Japão, um dos roubos mais comuns é o de calcinhas no varal.
58. Em japonês, karaokê significa “orquestra vazia”.
59. Segundo estimativas, cerca de 16% da população japonesa vivem abaixo da linha da pobreza.
60. O Baseball se tornou um esporte muito popular no Japão devido à forte presença americana após a Segunda Guerra Mundial.
61. O primeiro romance japonês, O Conto de Genji, foi escrito em 1007 por Murasaki Shikibu, uma nobre japonesa.
62. A poesia Haiku ou Haicai, valoriza a concisão e objetividade, tem apenas três linhas e é considerado o mais curto do mundo.
63. O Radio Taiso se caracteriza por exercícios matinais e são realizados pela maioria da população, de crianças a idosos.
64. Há indícios de que o Japão é habitado desde o ano 30.000 aC.
65. No Japão, os Pet Cafés são muito populares.
66. Os restaurantes japoneses costumam dar aos clientes toalhinhas úmidas para higienização das mãos, assim como água e chá verde.
67. Algumas das empresas mais conhecidas no mundo são japonesas, como Toyota, Honda, Sony, Nintendo, Canon, Panasonic, Toshiba, e Sharp.
68. O Japão é o lar de muitas artes marciais tais como Karatê, Judô, Sumo, Ninjutsu, Kendo, Judo e Aikido.
69. Alguns aniversários no Japão são considerados azarados.
70. No Japão, ao invés de escutarmos o som de Fogos de artifícios na virada do ano, escutamos o som de sinos vindos de tempos e santuários, que tem o objetivo de pedir sorte ao novo ano que se inicia.
71. No Japão é falta de educação abrir o presente na frente de quem deu.
72. Em funerais e casamentos é costume dar dinheiro de presente em envelopes especiais.
73. O Japão é o único país onde o semáforo verde é chamado de “azul”.
74. Ao longo do ano, milhares de festivais são realizados, mas a maioria deles acontece entre os meses julho e agosto, durante o verão japonês.
75. Na máfia japonesa Yakuza, os integrantes que infringem regras da organização, tem a ponta do dedo mindinho esquerdo cortado como punição.
76. Todos sabem que os Samurais eram guerreiros muito viris e habilidosos com a katana, mas nem todos sabem que entre estes guerreiros haviam mulheres e homossexuais, como nos mostra o filme O Tabu.
77. O Túnel Seikan que liga Honshu e Hokkaido é o segundo túnel ferroviário subaquático mais longo do mundo, com 53,85 km de comprimento. Foi inaugurado no dia 13 de Março de 1988.
78. No Japão, as práticas xintoístas e budistas são combinadas em uma única religião, que são seguidas por 95% dos cidadãos japoneses.
79. Enquanto que o Budismo tem sua origem na Índia, o Xintoísmo pode ser considerada a religião nativa do Japão, que se desenvolveu ao longo de milhares de anos. Xinto significa “caminhos dos deuses” e incorpora práticas espirituais. Não possui fundadores, livro sagrado ou dogmas.
80. Até final de 1800, as mulheres pintavam os dentes de preto (ohaguro).
81. O Japão tem um antigo e diferente conceito de beleza chamado Wabi Sabi.
82. Embora o calendário ocidental tenha sido adotado no Japão, o calendário imperial ainda é bastante utilizado.
83. Wafuku é o nome da vestimenta tradicional japonesa, tais como o hakama e o quimono, que foram usados exclusivamente pela população até o início da Restauração Meiji, após a derrubada do Xogunato Tokugawa.
84. Roupas ocidentais (youfuku) foram introduzidas a partir da Restauração Meiji através de um decreto governamental.
85. No Japão, o cumprimento típico é curvar-se diante de outra pessoas. Já houve diversos casos em que pessoas sofreram ferimentos graves e até traumatismos cranianos por causa dessa saudação.
86. O Japão é o único país que possui dois dias dos namorados: Valentines Day no dia 13 de fevereiro e White Day no dia 14 de março.
87. Séculos atrás no Japão, havia monges budistas que praticavam a mumificação ainda vivoa e eram chamados de Sokushinbutsu.
88. Comer mochi no Ano Novo é uma tradição no Japão e todos os anos há casos de idosos que morrem engasgados.
89. Depois da morte de um menino de 1 ano de idade, a popular gelatina Konnyaku Batake colocou um alerta na embalagem para não congelar o produto e tomar cuidado na hora de oferecer a crianças e idosos.
90. A maioridade no Japão é aos 20 anos de idade e é celebrada com uma grande cerimônia, chamada de Seijin no Hi.
91. Todos os aniversários são importantes, com certeza, mas no Japão existem alguns que considerados especiais.
92. A postura social dos japoneses pode ser definida por Honne (o que realmente acha ou sente sobre determinada situação) e Tatemae (o que realmente deve expor e dizer a outras pessoas do seu convívio).
93. A baixa taxa de natalidade é um problema grave que a sociedade japonesa está enfrentando e se continuar nesse ritmo, muitas cidades terão sua população reduzidas a metade daqui 50 anos.
94. A população nativa japonesa compreende, em grande parte, pela mistura das etnias Yamato, Ainu (Hokkaido) e Ryukyuan (Okinawa).
95. O Japão de forma geral 4 estações bem definidas.
96. Os descendentes de japoneses chamam-se nikkei, sendo os filhos de japoneses chamados nissei, os netos sansei e os bisnetos yonsei.
97. Os nipo-brasileiros que foram ao Japão a partir do fim dos anos 80, receberam o nome de dekasseguis, que significa “trabalhar longe de casa”.
98. A Língua japonesa é a sexta língua mais falada do mundo, porém não é um idioma popular fora do Japão.
99. Ao contrário do que muitos pensam, vários dialetos estão presentes de norte a sul do Japão, tais como acontece em Osaka, Nagoya e Okinawa.
100. Na sociedade japonesa, a posição social e a hierarquia são fatores considerados muito importantes nas relações interpessoais.
5 Comentários
© Copyright 2007-2023 Japão em Foco Todos os Direitos Reservados Política de Privacidade