10 Coisas A Serem Aprendidas Com O Japão
Aprenda 10 coisas com o povo japonês, povo forte que não se intimida diante das dificuldades e tragédias e nos mostra que tem atitude e cooperação. Confira!
Quero compartilhar uma mensagem que recebi por e-mail com vocês. Achei a mensagem muito interessante e realista. O Japão é um país que não perde a elegância nem diante de catástrofes como o terremoto e tsunami Como será que os brasileiros no geral se portariam diante de uma situação de calamidade como essa? 🙁
O que eu sei é que há muita coisa a ser aprendida com os japoneses e a atitude deles em relação à tragédia, fizeram toda a diferença na reconstrução do país. Seria muito bom se todos nós pudéssemos absorver esses bons exemplos que o Japão nos ensinou, mesmo em momentos tão difíceis como esse, em meio a tanta dor.
Confira as 10 lições que o Japão nos ensinou:
1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A desolação era nítida em cada olhar e a tristeza por si só já bastava.
2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Sem empurra empurra, sem agressões, palavras duras ou gestos de desagravos. Povo paciente e resiliente.
3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos. Em muitos locais, os prédios balançaram, mas não caíram.
4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa. Voluntários de todas as partes do Japão, tentaram ajudar de alguma forma os mais fragilizados.
5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas, nem sinais de vandalismo. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas, causando tumulto. Apenas compreensão e benevolência.
6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima, expondo suas vidas ao perigo da radiação. Como poderão ser recompensados?
7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado. A preparação desde a mais tenra idade é fundamental para que todos saibam o que fazer diante uma catástrofe como essa.
9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis, querendo ganhar ibope com a tragédia. Apenas reportagens que descreviam verdadeiramente os fatos.
10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente. Ninguém aproveitou-se do momento crítico para apropriar-se do que não lhe pertencia. Integridade e Retidão de caráter!
Aproveite para ver também:
* 10 hábitos japoneses que todos deveriam adotar
* Japão – Um exemplo a ser seguido
32 Comentários