A Incrivel Panela de Arroz Japonesa
As mil e uma utilidades da Panela de Arroz Elétrica
A panela de arroz elétrica faz parte da vida de todos os japoneses e agora está se popularizando em vários países, inclusive no Brasil. Ela é prática e rápida no cozimento e o melhor de tudo… automática. Basta colocar o arroz para cozinhar, que ela desliga sozinha quando ficar pronto. Poupa tempo e faz pouca sujeira.
No Japão, a panela elétrica de arroz é chamada de Suihanki (炊飯器) e pra fazer arroz nela é muito simples: Coloque o arroz lavado, adicione a água usando o copo medidor na quantidade indicada, feche a tampa, clique em Iniciar e pronto! Dependendo da quantidade de arroz, em 10 a 15 minutos está prontinho seu arroz!
Como deu pra perceber, qualquer pessoa aprende rapidinho como fazer arroz nessa panela. É possível ainda manter o arroz quentinho ao longo do dia, além de ocupar pouco espaço na cozinha. Sem dúvidas nenhuma esta foi uma das maiores invenções no Japão, pois criou-se uma verdadeira “Revolução na Cozinha Japonesa”.
Sua praticidade e rapidez no cozimento do arroz é bem condizente com a vida acelerada da maioria dos cidadãos japoneses, que trabalham muito e não tem tempo para se dedicar à cozinha. O arroz é um alimento que está geralmente em todas as refeições de um japonês (café da manhã, almoço e jantar).
Veja um pouquinho da sua história:
A primeiras Suihanki (panelas de arroz elétricas) foram produzidas em 1945 pela Mitsubishi Electric Corporation. Ela era feita de alumínio com uma bobina interna para aquecimento. Não tinha instalação automática e era necessário um acompanhamento constante durante o cozimento para evitar que o arroz queimasse.
Essas primeiras panelas foram uma tentativa de tentar libertar as donas de casa japonesas da tarefa cansativa de monitorar o interminável cozimento do arroz, feitas antigamente somente em panelas pesadas, feitas de ferro fundido em um fogão de lenha convencional e primitiva chamado no Japão de Kamado.
A primeira panela de arroz elétrica e totalmente automática, semelhante a que conhecemos hoje, foi inventada em 1956 por Yoshitada Minami, em conjunto com a Toshiba Electric Corporation. Fez tanto sucesso que logo a Toshiba estava produzindo 200 mil panelas de arroz por mês para o mercado japonês.
Na década de 60, houve uma grande demanda e as panelas de arroz já podiam ser encontradas em metade dos lares japoneses. Na década de 80, as panelas de arroz simples começaram a ser fabricados em larga escala na China e na Coreia, e eventualmente começou a se espalha para outros países e regiões da Ásia.
Em 1988, as panelas passaram a usar uma tecnologia com aquecimento por indução (IH) que resultou em um arroz cozido de forma mais uniforme e de melhor sabor. A partir de então, sua popularidade só cresceu e hoje em dia, vários países do mundo já utilizam a panela de arroz elétrica em seu dia a dia.
Suihanki, a panela de mil e uma utilidades
Muitas pessoas só usam a panela para cozinhar arroz, mas na verdade é possível preparar muitas receitas deliciosas com a panela de Gohan (arroz em japonês). Dentre as principais receitas estão risotos, feijão, sopas, pães, bolos, tortas, frittatas, ovos cozidos, macarrão, carne, legumes à vapor, entre outras receitas.
No Japão, existem muitos livros e revistas que ensinam deliciosas receitas na panela de Gohan, apesar de que geralmente, essas panelas já vem com um livro com algumas receitas. Enfim, é muito legal saber que existe um leque de opções de receitas gastronômicas para escolhermos, além de somente arroz branco.
Veja também:
• O que os japoneses comem?
• 11 Comidas Populares no Japão
• Alimentação e Dieta Japonesa
Confira algumas receitas para fazer na panela de arroz elétrica
Receita de Arroz à Grega Veja a receita aqui. |
Receita de Torta Salgada Veja a receita aqui |
Receita de Pão Veja a receita aqui |
Receita de Pudim de Leite Veja a receita aqui |
Receita de Arroz Doce Veja a receita aqui |
Receita de Arroz Festivo Veja a receita aqui |
Receita de Fritatta de Vegetais (em inglês) Veja a receita aqui |
Receita de Macarrão com Queijo (em inglês) Veja a receita aqui |
20 Comentários