Hana Yori Dango – Melhor Dango do que Flores
Hana Yori Dango – Melhor Dango do que Flores
Hana Yori Dango (花より男子), que leva a tradução em português como “Melhor dango do que flores”, é uma série de mangá do Gênero Shoujo de muito sucesso criado pela mangaká Yoko Kamio e publicado entre os anos de 1992 e 2003. É considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão.
O nome da série de mangá “Hana Yori Dango” tem origem em um provérbio japonês, que significa entre outras palavras, que devemos prezar coisas importantes (neste caso, o dango que é um doce japonês, se refere à comida de modo geral), do que flores, no sentido de apenas valorizar a aparência ou coisas fúteis.
Pode ser entendido também como uma crítica às pessoas que dão muita importância ao dinheiro e também às meninas que desejam ter um namorado rico somente pelo status, como acontece com as meninas patricinhas que estudam na escola Eitoku Gakuen em relação aos 4 membros do F4. A história é escrita em cima de grandes contrastes de valores como riqueza x pobreza, soberba x humildade.
O mangá fez tanto sucesso que foi adaptado para o anime em 1996, com 51 capítulos, um dorama em 2006 com duas temporadas e um filme final. Além disso, há várias versões estrangeiras do dorama, como podemos ver na imagem abaixo:
Sinopse de Hana Yori Dango
Makino Tsukushi, personagem principal, é uma garota de uma família pobre que, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu ser admitida em uma escola de alto padrão. Para que ela possa estudar, sua família passa, com orgulho, por muitas privações, na esperança de que a filha consiga conquistar um herdeiro milionário.
No Eitoku Gakuen, os alunos são riquíssimos e adoram ostentar roupas e acessórios de marca, porém, os que mais se destacam são um famoso grupo de quatro rapazes chamado de Flower Four, ou F4 (flores no sentido de preciosos), que são os herdeiros das mais poderosas famílias do Japão. Os membros do F4 são:
● Soujirou Nishikado, herdeiro da maior escola de cerimônia do chá do país;
● Tsukasa Doumyouji, o líder, herdeiro de uma grande corporação internacional;
● Rui Hanazawa, herdeiro de um grande empresário;
● Akira Mimasaka, o herdeiro da mais poderosa máfia japonesa;
Pelo poder financeiro dos seus nomes, eles ditam as regras na escola, passando por cima até mesmo dos professores e diretores. Quem ousasse ir contra algum deles, recebia um papel vermelho, e isto era a mesma coisa que receber uma sentença de morte, pois significava ser desprezado e maltratado por toda a escola.
Nesse cenário de ostentação, tudo o que Makino Tsukushi deseja é se formar tranquilamente, sem se envolver com os outros alunos. Porém, depois de um incidente, onde ela não pôde ficar calada diante da injustiça do líder do F4, ela recebe a Tarja Vermelha. A partir daí, sua vida nunca mais foi a mesma.
Tsukushi significa erva-daninha e é assim que a protagonista gosta de se referir a si mesma para mostrar que pode vencer o F4. Porém, ela acaba se apaixonando pelo gentil Hanazawa Rui, um dos membros do F4.
Contudo, em uma ocasião onde sofre ijime, ela dá um tapa em Domyouji, que inconscientemente passa a gostar dela.
Afinal, Domyouji jamais tinha tido a experiência de ser confrontado, especialmente por uma menina. Ele estava acostumado a todos obedecendo suas ordens e o tapa de Makino fez com que ele percebesse que nem tudo poderia ser comprado com dinheiro e talvez por isso que ele tenha se apaixonado por ela.
Acaba-se criando uma espécie de triângulo amoroso entre os três e percebemos durante toda a trama que Tsukushi tem seus sentimentos bastante confusos em relação aos dois membros do F4. Apesar disso, é inevitável não torcer para que Makino fique com o Domyouji, embora existam grandes diferenças entre eles.
Confesso que no primeiro capitulo fiquei na dúvida se iria gostar pois dava raiva ver a atitude covarde dos membros do F4 em relação aos outros alunos. Mas a história acaba nos absorvendo de tal maneira que torna-se impossível não gostar da série. Acredito que a sensação deve ter sido a mesma para quem ler o mangá.
Uma coisa a se observar é o papel secundário a que foi submetido os personagens Nishikado e Mimasaka. Eu acho que seria interessante se os dois tivessem tido mais espaço dentro da trama. Mas fazer o que né!! Você já assistiu o anime/drama ou já leu o mangá de Hana Yori Dango? Gostou? Qual a sua opinião sobre ele?
23 Comentários