Alimentação e dieta japonesa

“Você é aquilo que você come”.
Esse ditado se encaixa perfeitamente aos japoneses. Por ser considerado um povo que tem a melhor alimentação do mundo, os japoneses são pessoas com menos problemas de obesidade no mundo e também com as maiores taxas de longevidade. Tudo isso é consequência de uma alimentação saudável.
Mas o que será que eles comem? Veja alguns alimentos que fazem parte da alimentação japonesa:
Arroz branco
O arroz é o alimento principal de carboidrato no Japão, consumido em cada refeição. No entanto, a verdadeira base da dieta japonesa não é arroz, mas o peixe, consumido em mais de 70 quilos por pessoa por ano – o que significa 190 gramas por dia. Essa combinação de arroz e peixe, como seu alimento básico é muito superior a da carne e batata dos americanos e anos luz à frente dos russos com sua carne de porco, batata e maionese no cardápio diário.
Peixes e algas marinhas
Sabe-se que as características geográficas influenciam os hábitos alimentares de uma população. E no caso do Japão, isso não é diferente: em virtude da grande extensão do litoral e da presença de correntes marítimas frias e quentes, o Japão é uma das maiores nações pesqueiras do mundo. Os peixes e frutos do mar são comidos cozidos, crus ou secos.
Além da pesca, destaca-se também, o grande consumo de algas marinhas como kombu, nori, wakame.
Soja e derivados
Principalmente o queijo de soja, chamado tofu, consumido cru (com molho shooyu, que também é feito de soja) ou cozido com legumes e carnes. Tem também o Miso! Miso é um produto fermentado de soja, e o Misoshiro é uma sopa feita a partir dele, que além de saboroso, é fácil de digerir. Além disso, o famoso molho de soja, o shoyu, é consumido em diversos outros alimentos.
Óleo de soja é saudável e é bastante utilizado no preparo dos alimentos.
Os japoneses, em média consomem cerca de 200 gramas de produtos de soja por dia.
Vegetais e legumes
Apesar de sua reduzida área para a agricultura (menos que 15% do território), os japoneses aproveitam intensamente o espaço, aplicando técnicas modernas para o cultivo de cereais, hortaliças e frutas.
Cozidos ou refogados, tais como abóbora japonesa (kabocha), bardana (goboo), broto de feijão (moyashi), broto de bambu (takenoko), cogumelos secos (shiitake), espinafre japonês (horenso) e raiz de lótus (renkon) ou em conserva, como: acelga, berinjela, cebola, cenoura, gengibre, nabo (daikon), pepino e repolho.
Por quê os japoneses são magros e saudáveis?
Além da boa genética, acredito eu, há outras razões que devem ser levadas em consideração. Um deles é o baixo consumo de açúcar.
Baixo teor de açúcar
Japoneses consomem apenas 20 quilos de açúcar por ano (em comparação com o americano 71 quilos por ano). Outro é o consumo japonês de cereais (o que obviamente inclui o arroz) para 105 quilos por ano (em comparação com o americano 68 quilos por ano).
O corpo humano se beneficia bem melhor com cereais naturais e menos açúcar do que batatas fritas e açúcar que se come em outros países. Os japoneses têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas e câncer do que os americanos. Como eles comem tanta carne como os americanos fazem (ou mais), e fumam mais, a teoria é que o açúcar refinado e o estresse são os dois maiores vilões, que causam problemas na saúde.
Há mais três fatores que deve ser mencionado que fazem a dieta japonesa ser tão bem sucedida.
Primeiro fator: Café da manhã japonês
O café da manhã típico japonês geralmente tem chá verde, arroz cozido no vapor, sopa de miso com tofu, cebolinha e omelete e os peixes crus e grelhados.
Isto dá ao seu corpo tudo que precisa para começar bem o dia. Você vai se sentir melhor, e esses alimentos não aumentarão o peso. Na verdade, ele estimula o mecanismo de metabolismo. Você não vai ganhar peso, e se estiver acima do peso, vai perder peso.
Segundo fator: Variedade de alimentos
Um americano típico prepara cerca de 30 variedades de comida por semana. Um brasileiro prepara 45. O japonês típico prepara cerca de 100 variedades de comida por semana, e irá incluir muito peixe fresco, legumes, frutas e uma variedade de carnes.
Os japoneses geralmente são cautelosos na quantidade de comida. Dificilmente irão se empaturrar numa só refeição. Geralmente, eles fazem pequenas, porém várias refeições durante o dia. Isso mantêm o intestino sempre trabalhando e com sensação de saciedade, o que evita excessos na alimentação.
Como você pode ver a dieta japonesa é saudável e é perfeito para aqueles que querem perder peso e evitar doenças.
Terceiro fator: Baixo consumo de carne vermelha
Devido à limitação da pecuária no país por falta de boas pastagens, a produção de carne vermelha, de leite e seus derivados também ocorre em pequena quantidade, tornando o custo desses produtos elevado.
Enfim, pode-se afirmar que a baixa ingestão de gorduras saturada (presente principalmente na gordura de origem animal) e a alta ingestão de peixes e vegetais é um dos pontos mais benéficos da alimentação japonesa.
Conheça os principais alimentos que fazem parte da Culinária Japonesa – Veja Mais!
Livros recomendados sobre dieta e culinária japonesa
![]() As Melhores Receitas da Culinária Japonesa |
![]() A Dieta Japonesa – Método Saudável de Emagrecimento |
![]() Culinária Japonesa para Brasileiros |
![]() A Dieta Japonesa – Yoko Takahashi |
32 Comentários