Kiseki no Ippon Matsu, a árvore que sobreviveu a tragédia
Kiseki no Ippon matsu, a árvore que sobreviveu a tragédia
Após o tsunami de 2011 que varreu toda a costa de Sanriku, apenas uma árvore permaneceu em pé num total de 70.000 árvores que faziam parte da floresta Takata-Matsubara (高田 松原), na província de Iwate. Esta incrível árvore localizada na cidade de Rikuzentakada, passou a ser chamada de Kiseki no Ippon Matsu (奇跡の一本松), que significa “Pinheiro dos Milagres”.
O Pinheiro dos Milagres, que no auge dos seus 173 anos de vida se mostrou invencível diante das fúrias da natureza (ele já havia sobrevivido a outros tsunamis que ocorreram em 1896 e 1933), infelizmente acabou morrendo por causa da alta salinidade do solo, consequência do último tsunami, em março de 2011.
Kiseki no Ippon Matsu – Símbolo de Superação
Apesar de ter sobrevivido à tragédia, a árvore que estava plantada a uma distância de 5 metros da costa, acabou sofrendo de um envenenamento gradual e teve uma morte lenta. Suas raízes não resistiram em ficar tanto tempo sobre a água salgada e não conseguiu sobreviver, mesmo com todos os esforços para tentar salvá-lo.
Veja também:
• Kobe Luminaire, um show de luzes que nasceu de uma tragédia
• Japão, 1 ano após o Terremoto e Tsunami
• Minami Sanriku – Uma cidade destruída pelo tsunami
• Bousai no Hi – Dia da Prevenção de Desastres
• Japão… a atitude faz toda a diferença
Por sorte, meses antes do Pinheiro dos Milagres secar de vez, muitos pinhos foram retirados com o objetivo de produzir muitas mudas que serão plantadas no futuro. Essa é uma forma de tentar manter viva a esperança sobre o futuro e também uma forma de prestar homenagem à todos aqueles que perderam suas vidas no desastre.
Após sua morte, o pinheiro de 27 metros foi dissecado para que possa ser preservado. Para que continue em pé, uma grade de carbono foi colocado à sua volta e seus galhos e folhas foram reconstruídos com outros materiais como plástico.
Tudo isso para que a árvore possa continuar sendo um símbolo da esperança e da força do povo japonês na reconstrução de um dos piores desastres que já aconteceu no país.
Muitos visitantes se emocionam ao ver o Kiseki no Ippon Matsu, pois todas as lembranças do dia fatídico vem à tona. Apesar da comoção geral, todos acreditam que o Pinheiro dos Milagres simboliza a força do Japão em vencer as intempéries, pois foi o único pinheiro que se manteve em pé em meio a 70 mil árvores.
Realmente um grande exemplo de superação! 🙂
5 Comentários