100 fatos interessantes sobre o Japão


100 fatos sobre o Japão

Confira 100 fatos sobre o Japão. Se você conhece pelo menos 70% desses fatos, pode então se considerar um bom conhecedor sobre este país surpreendente. 🙂

Aqui está a continuação dos “100 fatos interessantes sobre o Japão”. Se você conhece pelo menos 70% desses fatos, pode então se considerar um bom conhecedor sobre o Japão. Se tiver algum fato relevante que vale a pena dizer, fique a vontade para compartilhar nos comentários.

1. O nome “Nihon” ou “Nippon” significa “origem do sol”.

2. O Japão possui 47 províncias e sua área territorial é de 377.873 km², pouco maior que o estado de Mato Grosso do Sul que tem 357,1 km².

3. O Japão é composto por mais de 6.852 ilhas, sendo que as quatro principais são: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu.

4. 70% de sua área é composta por montanhas, além de mais de 200 vulcões, nos quais mais da metade estão ativos.

Shojiko Lake e Mt Fuji

5. O Mt. Fuji é um dos maiores cartões postais do Japão. Trata-se de um vulcão adormecido, além de ser a montanha mais alta do país, com 3.776 m.

6. O Japão tem a monarquia hereditária continuada mais antiga do mundo.

7. O país é atualmente representada pelo imperador Akihito, o único monarca reinante do mundo que detém o título de Imperador. Ele é considerado “o símbolo do Estado e da unidade do povo “.

8. O primeiro ministro é escolhido pela Dieta (Parlamento japonês) e não pela população. Quanto às outras eleições como as de prefeito e vereadores, o voto é facultativo, ou seja não é obrigatório para maiores de 20 anos.

9. Os japoneses utilizam quatro sistemas de escrita diferentes: romaji, katakana, hiragana e kanji.

10. A taxa de alfabetização no Japão é de quase 100%.

11. O café da manhã tradicional japonês chama-se Asa gohan, que significa arroz matinal. Trata-se de uma refeição completa similar ao almoço e jantar, com direito a arroz branco, peixe, misoshiro e tsukemono.

Asa gohan (café da manhã japonês)

12. Arroz, legumes, peixes e Frutos do mar são a base da alimentação japonesa e são os responsáveis pela boa saúde e longevidade da população em geral.

12. No Japão, há muitas iguarias peculiares tais como sashimi de carne crua de cavalo (basashi) e sashimi de carne de baleia.

13. Lojas de conveniência, chamadas de Konbinis, são encontradas em toda parte, às vezes dois no mesmo quarteirão.

14. O Japão tem o maior número de máquinas de venda automática no mundo. Essas máquinas são chamadas de Jidouhanbaiki.

Máquinas automáticas no Japão

15. As máquinas automáticas (Jidouhanbaiki) vendem todo tipo de coisa que você imaginar, de bebidas a coisas inusitadas como preservativos, revistas eróticas e calcinhas usadas.

16. Existem frutas que tem preços exorbitantes no Japão. Um melão por exemplo, pode custar mais de 30 mil ienes (cerca de 1200 reais).

17. O Japão detém umas das menores taxas de homicídios do mundo, com 0,3% a cada 100 mil habitantes.

18. Em contrapartida, o Japão é o 5° país com maior taxa de suicídios (Na mesma lista, está o Brasil em 8° posição).

19. O Hino nacional do Japão, Kimi Ga Yo (君が代), tem apenas uma estrofe e é considerado o hino mais antigo do mundo, embora só tenha se tornado oficial em 1999. Foi baseado em um poema do século 9.

20. O Japão detém 18 ganhadores de Prêmios Nobel.

21. O Sumô é o esporte nacional do Japão.

Sumo

22. 21% da população japonesa é idosa, a proporção mais elevada do mundo.

23. As vendas de fraldas geriátricas superam as infantis.

24. Neste ano Japão, foram registrados quase 59 mil centenários.

25. Existem cerca de 130 escolas de dublagem de animes no Japão.

26. Em casas e muitos outros lugares não se pode entrar com sapatos.

27. Muitos japoneses ainda tem o hábito de tomar banho em “sentos”.

28. No Japão, um dos métodos de punição a criminosos é a pena de morte.

29. No Japão, adoção de crianças não é muito popular.

30. O Japão tem uma das mais altas expectativas de vida do mundo (80,21 anos para homens e 86,61 anos para as mulheres).

31. Existem mais de 2 mil templos em Kyoto.

Kinkaku-ji (Templo do Pavilhão Dourado)

32. Kyoto e Nara foram poupados do bombardeio atômico durante a Segunda Guerra Mundial por causa da sua arquitetura e importância cultural.

33. A taxa de desemprego no Japão é inferior a 4%.

34. Há tantos casos de mortes por excesso de trabalho que até inventaram uma palavra pra denominar esse fenômeno: Karoshi.

35. A província de Tóquio, que inclui a capital Tóquio, é a maior área metropolitana do mundo.

Um dia de chuva em Shibuya Tóquio

36. O Japão é o décimo maior país em termos de população. com 127 milhões.

37. O Japão é a terceira maior economia do mundo.

38. O Japão está localizado no “Anel de Fogo do Pacífico” e por isso é um dos países mais vulneráveis do mundo em relação a desastres naturais, como terremotos, tsunamis, furacões e erupções vulcânicas.

39. É visto como falta de educação assoar o nariz em público, mas não é falta de educação “fazer barulho” ao degustar um Ramen.

40. Existem cerca de 30 milhões de fumantes no Japão.

Fumantes no Japão

41. O Inglês é a única língua estrangeira ensinada nas escolas japonesas.

42. No Japão, nenhum civil é autorizado a usar armas de fogo.

43. A montadora japonesa Toyota é a que mais vende carros no mundo.

44. Os brasileiros formam a terceira maior comunidade estrangeira no Japão.

46. Existem dois tipos de sanitários no Japão: Washiki (estilo oriental) e youshiki (estilo ocidental).

banheiro washiki-youshiki

47. Os japoneses tem uma facilidade enorme de dormir dentro do trem.

48. Quando o sinal fica verde para pedestres, ouve-se uma musiquinha que serve para que deficientes visuais possam atravessar a rua com segurança.

49. No Japão, os motoristas ficam do lado esquerdo.

50. As ruas japonesas são no geral muito estreitas.

Clique aqui para ver a continuação deste artigo 🙂

13 Comentários

  1. 😆 Parabéns aos Japão em Focos de trazer e divulgar a cultura japonesa, nós ocidentais admiramos muito a dedicação ao trabalho cultura e aos bons costumes, principalmente respeito ao professores, aos próximo, e autoridades, 😀
    Yukio

  2. Japão em Foco

    Oi Yukio!
    Obrigado pelo elogio. Fico feliz de saber que está gostando das postagens feitas aqui no blog. Fique a vontade para mandar sugestões ou até mesmo críticas. Abraços!

  3. A. Nelson

    49- o motorista fica na DIREITA( volante na direita) o que fica na esquerda é o automóvel.

  4. Renato D.

    Olá japãoemfoco ótimo trabalho que vocês fazem, bom sou jovem ainda e quero visitar ou até morar no japão como não tenho condições me contento com seu site parabéns ^^

  5. Aline Yagami

    Adorei,
    Vocês estão de parabéns!!

  6. eu amei este blog

  7. Parabéns por divulgar a cultura japonesa, sou filho de japonês e ainda falo regularmente o nihongo, o que me deixa um pouco ressentido e ás lei japonesa, é quanto ao visto de turista, é muito rigoroso, os mesmos documentos para visto americano sem conhecer o inglês concederam visa de 10 anos. E no Japão só 30 dias, ora tenho 70 anos com propriedades e renda razoável, sem nenhum antecedente criminal, mesmo assim não é benvindo a terra natal dos meus pais, lamentavel!!!.

  8. Ivam Nozaki

    corrigindo o ítem 35. A metrópole de Tokyo (o que se costuma chamar de província de Tokyo) não é a maior área metropolitana do mundo sozinha. Na verdade é uma pequena parte dela. Para entender melhor, temos que entender um pouco a complicada divisão das regiões japonesas. Tokyo por exemplo não é tecnicamente uma cidade. A cidade de Tokyo (Tokyo-shi東京市 ) foi extinta em 1943. O que hoje consideramos como a “cidade de Tokyo” hoje são os 23 distritos especiais de Tokyo ou 特別区 tokubetsuku. As grande cidades japonesas também possuem distritos com a denominação 区 ku. mas os 23 tokubetsu kus de Tokyo tem status de cidades independentes. com leis, prefeituras, administração, assembléias próprias. Os 23 distritos especiais somados a 26 cidades primárias 市 shi, cinco cidades secundarios 町, cho ou machi, e oito vilas ou povoados 村, son ou mura, temos a chamada “Metropole de Tokyo”, em japonês 東京都 Tokyo-to (o que erroneamente é chamada de “província de Tokyo”). A maior área metorpolitana do mundo como é a região da Grande Tokyo chamada de Shutoken 首都圏, Região da capital nacional que inclui toda a região de Kanto, provincias de Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Kanagawa e metropole de Tokyo somadas ainda a província de Yamanashi. Fica aqui uma sugestão para um proximo post do Japão em Foco. as divisões geográficas, históricas e políticas do Japão

  9. Carolina

    Alguém pode me ajudar, quais são os fatores históricos do Japão? ?

  10. flavia giovana

    eu adorei terem inventado este site por que eu amo o japão e sua cultura tanto que eu adore que eu recebi pela ef uma espacie de bolsa para eu escolher estudar em qual pais quiser e eu sem duvida escolhi o japão

  11. Suzuki Yasuhiro

    Item 11: Uma pequena correção. O correto é misoshiru e não misoshiro.

  12. mrley

    eu achei este site muito interesnte

  13. Pingback: 100 fatos interessantes sobre o Japão | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *