Yukata, o quimono de verão japonês
Durante o verão no Japão, especialmente durante os matsuris e Hanabis Taikai, vemos muitas pessoas vestidas de Yukata, um quimono de linho ou algodão.
Durante o verão no Japão, especialmente durante os matsuris e Hanabis Taikai (Festivais Pirotécnicos), costumamos ver muitas pessoas vestidas de Yukata (浴衣), uma espécie de quimono de verão, feito de linho ou de algodão, que também é muito usado em hotéis tradicionais (ryokans) e em onsens (águas termais).
Diferente do quimono formal, o yukata é um quimono casual seu nome vem da palavra yu (banheira) e katabira (roupa de baixo), ou seja roupa de banho. Tal vestimenta é usada tanto por homens, mulheres e crianças. Geralmente possui cores mais vivas e estampas mais alegres em comparação ao quimono tradicional.
Curiosidades sobre o Yukata
Seu uso se iniciou com os nobres da corte que passaram a usar yukata de linho, após o banho durante o Período Heian (794-1185).
Mais tarde, o yukata passou a ser usado pelos samurais e só durante o Período Edo (1600-1868), que o yukata passou então a ser usado pela população em geral.
Entre os acessórios usados em conjunto com o yukata estão o obi (faixa), o geta (tamancos de madeira), bolsa, uchiwa (leque), Kanzashi (enfeite de cabelo tradicional).
Os homens normalmente usam yukatas de cor sólida em tons escuros, ou com estampas discretas. Já as mulheres preferem as estampas florais ou padrões geométricos.
Além do geta, há outros tipos de calçados que podem ser usados com o yukata como o zouri. O zouri de palha e com formato quadrado é usado normalmente por homens, enquanto que o zouri com formato arredondado é usado por mulheres. Tem ainda o pokkuri, tamancos altos de madeira e com solas arredondados.
Você já teve a oportunidade de vestir um yukata? O que achou? Muitos me perguntam onde comprar um Yukata no Brasil. Existem algumas lojas online que vendem como a Minikimono, mas pra quem mora na região de São Paulo, vale a pena dar um pulinho no Bairro da Liberdade pois lá deve ter com certeza. 😉
4 Comentários