Tennō tanjōbi – Aniversário do Imperador
23 de dezembro – Tennō tanjōbi, Aniversário do Imperador
Dia 23 de dezembro é Tennō tanjōbi (天皇诞生日), Dia do Aniversário do Imperador Akihito, atual regente no Japão. Este é o último feriado nacional japonês ao longo do ano – O próximo será o Oshougatsu, no dia 1 de janeiro. Além do respeito que todos os cidadãos japoneses tem pelo Imperador Akihito, a data também é muito especial devido à proximidade com o Natal e festas de fim de ano.
Os brasileiros de primeira viagem que chegam ao Japão, estranham o fato do dia 25 ser um dia normal de trabalho. Isso os torna carentes de Natal, já que muitos estão longe da família e Natal é sinônimo de família toda reunida.
Mas de qualquer forma, o feriado do dia 23 de dezembro já quebra um galho, pois apesar de não estar relacionado ao Natal, ele dá a chance de reunir-se com os familiares e amigos.
Um pouco mais sobre o Tennō tanjōbi
No Japão, a data de aniversário do Imperador regente é tido como feriado nacional, assim como ocorreu com o antecessor Hirohito, que reinou no Período Showa (1926-1989) e tem o seu feriado no dia 29 de Abril, o Showa no Hi, durante o feriado prolongado Golden Week.
Mesmo após a sua morte, a data se manteve como feriado nacional e é bem provável que aconteça o mesmo com o atual Imperador Akihito e os próximos que certamente virão.
Antes da Segunda Guerra Mundial, o feriado se chamava Tenchōsetsu, mas em 1948, passou a se chamar Tennō tanjōbi, uma maneira menos formal, que tem o mesmo significado.
No dia 23 de dezembro, uma cerimônia pública é realizada nas imediações do Palácio Imperial. Existe apenas dois dias do ano onde é permitida a visitação pública no Palácio Imperial: No Aniversário do Imperador e depois no dia 2 de janeiro, no Kokyo Ippan Sanga.
O Imperador, acompanhado pela imperatriz Michiko e vários outros membros da família imperial, aparece em uma varanda do palácio para acenar e cumprimentar as multidões que se aglomeram ao redor do Palácio.
Muitos agitam pequenas bandeiras japonesas. Akihito e toda a sua família são muito queridos pela população japonesa.
Akihito nasceu no dia 23 de dezembro de 1933 e se tornou Imperador em 1989, ou seja, faz 24 anos que está no trono. De acordo com a Ordem Tradicional de Sucessão, Akihito corresponde ao 125° Imperador na sucessão japonesa.
Desde que subiu ao trono, Akihito sempre mostrou o desejo de trazer a família imperial para mais perto do povo japonês e sempre foi muito cortês com os países vizinhos, como China e Coreia, mesmo com as tensões que existe entre o Japão e esses países.
* Kokyo (Palácio Imperial em Tóquio)
Após o Grande Terremoto de Tohoku, que ocorreu em 11 de Setembro de 2011 e as consequências terríveis que ele trouxe como o tsunami e a crise nuclear de Fukushima, o Imperador Akihito emocionou à todos, quando fez uma aparição televisionada, pedindo ao povo japonês que não perdessem a esperança e que ajudassem uns aos outros.
Um grande gesto de bondade e solidariedade que acabou tornando-se histórica, pois Akihito sempre buscou se manter longe dos holofotes. Porém, por ser Imperador do Japão, ele entendeu que não tinha como ficar indiferente a uma catástrofe como essa.
Ele e a imperatriz Michiko foram até Sendai, no dia 30 de março de 2011, para visitar os desabrigados, a fim de oferecer solidariedade e esperança entre as pessoas, que perderam tudo o que tinham, inclusive familiares.
Realmente uma grande gesto que só fez aumentar a admiração que o povo japonês dedica à ele, pois mostrou que além da humildade e generosidade, ele tem de fato, interesse de trazer a família real para mais perto das pessoas.
Aproveite para ver também:
>Kiku, a flor da Família Imperial Japonesa
13 curiosidades sobre o Imperador Akihito
6 Comentários