5 curiosidades impressionantes sobre a cultura de bebida do Japão
Muitos turistas que visitam o Japão podem se surpreender com a cultura de beber e com as leis brandas a respeito do consumo de bebidas alcoólicas no país.
Todo mundo provavelmente ao visitar outro país costuma se surpreender com sua cultura e os seus costumes. Pode ainda ficar completamente perplexo com as regras e normas sociais que parecem perfeitamente óbvias para as pessoas desse país. Uma coisa que muitas vezes surpreende os visitantes do Japão é ver pessoas bêbadas dormindo nas plataformas das estações.
No Japão, é permitido beber álcool em público. Não há grandes restrições sobre onde você pode beber álcool ou quanto ao horário para você comprar. Contanto que seja maior de idade, ou seja, 20 anos de idade, é muito fácil comprar bebidas alcoólicas na Terra do Sol Nascente.
1. Você pode beber álcool em locais públicos no Japão
Um dos comentários mais frequentes sobre as diferenças entre o Japão e outros países é que é permitido beber álcool nas ruas. É comum ver assalariados bebendo na estação de trem. O mesmo não acontece em outros países onde o consumo álcool nas ruas é proibido.
Além disso, uma das maneiras dos turistas ter uma experiência tipicamente japonesa é visitando yokochos, becos onde se concentram muitos bares tipicamente japoneses chamados de Izakaya que oferecem uma grande variedade de bebidas alcoólicas, comidas e petiscos.
Essa é uma maneira pela qual o Japão difere de muitos outros países ao redor do mundo. Não é contra a lei japonesa beber álcool em público. Você pode comprar álcool em uma loja de conveniência ou supermercado e beber no caminho de volta para onde está hospedado.
Na primavera, enquanto as cerejeiras estão em plena floração, você pode observar as flores de cerejeira enquanto faz um piquenique ao ar livre conhecida como “hanami”.
Se você buscar pela hashtag #shibuyameltdown nas redes sociais, vai encontrar muitas fotografias de pessoas desmaiadas bêbadas aqui e ali, no trem ou nas ruas. Tal coisa pode parecer peculiar ao Japão afinal beber em público é permitido.
No entanto, nos últimos anos, o número de jovens que bebem em excesso tem aumentado. Jovens embriagados em eventos como Halloween, Ano Novo, eventos esportivos e assim por diante tem se tornado algo comum e tem sido encarado como um problema social.
2. Você pode até beber no transporte público
No Japão, o consumo de álcool em transportes públicos não é proibido por lei. No entanto, há uma regra de etiqueta rígida na qual você não deve incomodar as pessoas ao seu redor. Então, não podemos dizer que é totalmente aconselhável beber no trem ou ônibus.
“Fiquei chocado que havia pessoas bebendo cerveja no trem-bala. Ser autorizado a beber álcool no transporte público é impensável em casa.”, disse um turista estrangeiro.
Mesmo fora do transporte público, pode-se dizer que é um descuido da lei japonesa que, desde que você não seja o motorista, você pode beber enquanto anda de carro se estiver no banco do passageiro ou no banco de trás. Mas é claro, que isso não é recomendável.
Afinal isso pode afetar negativamente o motorista, mas vale observar que o Japão é um dos poucos países do mundo que tem um grau tão alto de liberdade em relação ao consumo de álcool.
3. Você pode até comprar álcool em máquinas de venda automática
Além da variedade de álcool no Japão e de quão barato é, a capacidade de comprá-lo em qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, é outro aspecto único da cultura de beber do Japão que os estrangeiros no Japão frequentemente se referem.
“Você pode comprar bebidas com 9% de álcool por apenas 2 dólares em lojas de conveniência no Japão. A parte mais surpreendente é que eles não pediram para ver minha identidade no caixa. O balconista decide arbitrariamente para quem vender álcool?”, disse um turista.
“Quando eu estava curtindo uma viagem para as fontes termais no Japão, havia uma máquina de venda automática de álcool na pousada japonesa. Parecia que você precisava mostrar a identidade, mas deve ser bom poder comprar álcool com tanta facilidade.”, disse outro.
As lojas de conveniência japonesas vendem todos os tipos de bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e uísque. A compra é extremamente fácil; quando você for pagar, tudo o que você precisa fazer é tocar no “botão de verificação de idade” exibido no registro.
A apresentação da identidade não é obrigatória, mas se o atendente suspeitar que um cliente é menor de idade, ele pode solicitar a identificação caso a caso.
As lojas de conveniência não são o único lugar onde você pode comprar bebidas alcoólicas. Muitas vezes também há máquinas de venda automática em onsen ryokan (resorts de águas termais). Os modelos mais antigos não exigem identificação e só aceitam dinheiro.
Originalmente, era comum que muitas máquinas de venda automática de bebidas alcoólicas fossem instaladas nas cidades ao lado de outras máquinas de venda automática.
Mas, com a preocupação de que isso possa promover o consumo por menores de idade, o número de máquinas de venda automática que vendem bebidas alcoólicas agora diminuiu de aproximadamente 200.000 que existiam há 25 anos para cerca de 15.000 em todo o país.
Quando você considera que existem mais de 2,4 milhões de outras máquinas de venda automática no Japão, você pode ver o quão raras elas são. Se você encontrar uma máquina de venda automática de bebidas alcoólicas enquanto estiver viajando pelo Japão, tente usar uma.
4. Beber após o trabalho é uma coisa normal
Muitas pessoas tem dúvidas sobre os costumes que os japoneses que envolvem o álcool, especialmente a estreita relação entre álcool e trabalho.
“Trabalho em uma empresa japonesa e, em geral, há muitas festas de bebedeira. Em Taiwan, temos jantares em vez de festas para beber, e não há tantos. Além disso, o número de japoneses que ficam bebendo até o último trem durante a semana é um pouco preocupante.”
“Parece que os japoneses gostam dessas reuniões regadas a álcool para fins de comunicação. Na China, nós nos reunimos após o trabalho ao fechar boas negociações e não para comunicação , então é um propósito completamente diferente.”, disse uma turista chinesa.
Uma razão para isso é provavelmente que a timidez é considerada uma característica nacional do povo japonês. Para os japoneses que estão constantemente questionando as expressões de outras pessoas enquanto participam de conversas, é difícil chegar ao cerne das coisas na conversa. É por isso que, para se soltarem mais, muitos japoneses costumam beber.
Ao longo do ano, em uma empresa típica, são realizados muitos encontros onde o álcool é tão crucial quanto a refeição. Em muitas empresas essas reuniões podem ocorrer mensalmente ou até todo final de semana. Além disso, podem ocorrer reuniões de despedida e de boas-vindas, sem contar as tradicionais reuniões de fim de ano e também de inicio de ano.
5. Há muitos lugares para desfrutar de uma bebida sozinho
Muitas vezes você verá pessoas tomando uma bebida e uma refeição sozinhas em um izakaya (pub de estilo japonês). Não são poucos os estrangeiros que se surpreendem com esta cena.
“Fiquei chocada ao ver homens assalariados bebendo sozinhos. Estou acostumado a beber com um grupo, mas tomar uma bebida sozinho parece legal.” , disse uma turista estrangeira.
“Vi uma mulher bebendo sozinha em um izakaya no Japão. Não consigo imaginar uma mulher bebendo sozinha no meu país. O Japão é um país tão seguro, não é?”, continuou ela.
“Gosto que haja muitos lugares onde você pode desfrutar tranquilamente de uma bebida e uma refeição sozinho, assim como no drama japonês Midnight Diner: Tokyo Stories (Jantar da Meia-Noite: Histórias de Tóquio), série original da Netflix.”, disse outro turista.
Existem muitos izakayas espalhados pelo Japão nos quais você pode ir tranquilamente sozinho. Aparentemente o Japão tem uma cultura melhor para quem deseja desfrutar de uma bebida sozinho em comparação com outros países estrangeiros. Acredita-se que isso ocorra porque fazer uma refeição solitária em um restaurante é uma coisa cotidiana para os japoneses.